Atualmente, os intercomunicadores são um dos acessórios mais importantes para os motociclistas. Os mais comuns utilizam tecnologia Bluetooth para se conectarem entre si, mas também a outros dispositivos, um GPS ou um telemóvel. Com cada vez mais propostas no mercado, difícil vai ser escolher o mais indicado para ti e para a tua moto.

Viajar de moto é sinónimo de prazer de condução e liberdade, mas não tem de ser um exercício solitário. Estares preparado para comunicar em caso de necessidade é também muito importante e, apesar de haver quem defenda que os sistemas de multimédia nas motos podem causar distração, a utilidade de um bom intercomunicador de capacete é indesmentível. 

Este equipamento é essencial para manteres uma comunicação fácil e constante não só com o passageiro que levas contigo, mas também com outros motociclistas quando viajas em grupo, mas já é muito mais do que um dispositivo para falar com outras pessoas em trânsito. Os novos modelos são multifuncionais e permitem que te sintas seguro sempre que te fazes à estrada, idealmente ao som da tua banda sonora preferida… 

Norma ECE 22.06

A partir de julho de 2022, entra em vigor a norma europeia ECE 22.06, que irá substituir a homologação com cerca de duas décadas, introduzindo novos padrões de segurança para capacetes de motociclismo autorizados para uso na estrada. A nova norma contempla um leque mais vasto de testes de impacto no capacete e nos acessórios oficiais, como as viseiras ou os sistemas de intercomunicadores, que também serão alvo de testes mais rigorosos. Para já, os artigos com a anterior homologação vão poder continuar a circular legalmente, mas se vais comprar intercomunicador novo para o(s) capacete(s) da tua moto, certifica-te de que escolhes um equipamento que cumpre já as normas mais recentes. Isso não vai garantir-te só mais qualidade, como também a compatibilidade necessária com todos os artigos de nova geração no mercado.

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Compatibilidade e número

Por falar em compatibilidade, esta é uma caraterística muito importante num intercomunicador para moto. Não importa se és um condutor do tipo lobo solitário ou se viajas habitualmente em grupo, o truque é ter sempre a possibilidade de te conectares facilmente com outras pessoas na estrada. Por esse motivo, avalia bem todas as funcionalidades do dispositivo e, idealmente, seleciona um conjunto de equipamentos que permitem compatibilidade com outras marcas. Existem cada vez mais modelos universais no mercado, mas ainda há alguns que são específicos para um ou outro tipo de capacete.

Depois, o número de ligações permitidas. Existem modelos que permitem de duas a oito conexões, o que faz muita diferença para viagens em grandes grupos.

Autonomia e alcance

Outro ponto que deve ser considerado na escolha do teu novo intercomunicador, sobretudo se tens o hábito de fazer viagens longas. A autonomia do aparelho deve ser de pelo menos 8 horas. Sabemos que quando viajamos de moto nem sempre é fácil encontrar um local para recarregar a bateria de um dispositivo eletrónico…

Igualmente importante é o alcance que permite. Boa parte dos modelos de intercomunicadores mais recentes tem um alcance bastante satisfatório de até cerca de dois quilómetros, mas as alternativas mais acessíveis no mercado andam longe desses valores. No momento da escolha, não esqueças que o alcance que consta nas fichas técnicas corresponde ao alcance máximo em circunstâncias ideais. Ou seja, em linha reta e sem obstáculos; em ambiente citadino, conta uma diminuição significativa dos valores anunciados pelo fabricante. 

O mesmo com a qualidade do som. Verifica se o dispositivo garante conversações sem interferências a velocidade de, pelo menos, até 100 km/h. Deves ponderar investir um pouco mais na aquisição de um equipamento que traga como extra a função de redução de ruídos. 

Design e suporte

Em matéria de instalação, os intercomunicadores costumam ser universais e adaptam-se bem a qualquer tipo de capacete, mas verifica antes de comprar se o equipamento é compatível com o que usas na moto. A forma e tamanho do intercomunicador também podem influenciar de forma considerável a utilização e o acionamento de cada uma das funções. Não é apenas uma preocupação estética, acredita. A disposição dos botões e a distância entre eles vai impactar muito a experiência de utilização. Todos os comandos devem ser simples, de fácil acesso e intuitivos.

Funcionalidades

A maioria dos intercomunicadores para moto permitem a conexão Bluetooth com smartphones. Esta conexão Bluetooth pode servir para realizar chamadas ou para falar com o passageiro que usa um capacete com um intercomunicador emparelhado com o mesmo smartphone. Mas deves explorar funcionalidades extra, como por exemplo rádio FM incorporado ou até mesmo o GPS. No entanto, avalia se necessitas realmente destes extras. 

Faça sol ou (muita) chuva 

Por fim, a chuva! Normalmente, os intercomunicadores são instalados na parte externa do capacete, e em princípio todos os modelos terão algum grau de impermeabilidade. Não significa, porém, que sejam à prova de água. Esclarece junto do fabricante este ponto, sobretudo se a moto é o teu meio de transporte para as quatro estações do ano. 

Como usar o intercomunicador para moto?

A maioria dos modelos de intercomunicador para moto possui a função alta voz, para receber chamadas, iniciar uma conversação com outros motards em viagem, ouvir música ou utilizar o GPS apenas pelo comando de voz, sincronizando o teu smartphone. Só vais precisar de usar as mãos para pressionar ou girar um botão quando quiseres mudar de função.

Como instalar?

A instalação do intercomunicador para motos é muito simples, bastando seguir as orientações do fabricante e ler com atenção o respetivo manual de instruções, para conheceres todas as funções do equipamento e a forma correta de acondicioná-lo ao teu capacete. A central de comando deve ser instalada do lado esquerdo, de forma a que possas manipular o intercomunicador sem teres de soltar o acelerador. 

Atenção: a conexão com os teus dispositivos ou com outro intercomunicador deve ser realizada antes de estares em movimento com a moto.

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