4 iogurteiras para fazer deliciosos iogurtes caseiros
As iogurteiras são uma ferramenta indispensável para quem não passa sem iogurtes caseiros. Estas são algumas das melhores opções.
Os iogurtes caseiros são sempre a melhor opção. As opções à venda têm um alto teor de açúcar, e aromas artificiais. Prepara os teus iogurtes caseiros, de forma natural e mais saudáveis, com os ingredientes que desejares. As iogurteiras vão ajudar-te e facilitar todo o processo. Estes são alguns dos modelos principais.
Esta iogurteira elétrica é prática e de fácil utilização. Capaz de preparar até 1kg de iogurtes, traz 6 copos de vidro e tem temporizador. Este é um modelo compacto e traz de Itália a melhor qualidade que podes esperar.
Encontras à venda no OLX a partir de 12 euros
Com 7 copos de vidro de 160ml cada, esta iogurteira elétrica é perfeita para os fazeres os teus iogurtes caseiros. Tem um ecrã LCD, paragem automática e temporizador programável até 15 horas, ideal para a preparação de iogurtes cheios de sabor. Os materiais podem, no final, ser lavados na máquina da louça.
Compra a tua iogurteira Moulinex no OLX por 40€!
Esta iogurteira elétrica traz 8 copos de grande capacidade e é muito fácil de utilizar, principalmente graças ao seu painel de controlo e temporizador integrado. O processo de cozedura pode ser definido entre 1 e 24 horas. Pode ser lavada na máquina.
Encontra-a no OLX por 20 euros
Esta iogurteira é multifunções, tem 5 programas e uma função expresso que produz resultados em apenas 4 horas. De excelente qualidade, tem materiais resistentes e que podem ser lavados à máquina.
Podes contar com ecrã onde é possível selecionar o tempo, escolher o modo de funcionamento e optar entre iogurte, sobremesas cremosas, requeijão e doces. Funciona com 6 copos de 140ml cada, com tampa e filtra, além de um tabuleiro para melhor acondicionares os iogurtes no frigorífico.
Compra já a tua iogurteira Tefal por 100€ no OLX
Com as iogurteiras vais conseguir ter iogurtes mais saudáveis para o teu consumo e da tua família.
Com estas máquinas podes fazer vários tipos de iogurtes, tal como o grego, de kefir, de vários sabores e, em algumas iogurteiras, até alguns tipos de queijo.
Livres de um alto teor de açúcar, gorduras e aditivos, os teus iogurtes caseiros vão ser mais amigos da tua saúde e do teu orçamento doméstico. Além de serem facilmente incluídos na tua dieta, os seus compostos ajudam a estabilizar a flora intestinal e os microrganismos do sistema digestivo.
O consumo de iogurtes caseiros garante ainda a ingestão adequada de cálcio, magnésio, fósforo e promove a diminuição do colesterol total, reduzindo os níveis de “colesterol mau”.
O iogurte caseiro é também de mais fácil digestão face aos de compra, sendo mais ricos em nutrientes e propriedades que beneficiam o organismo. Se sofres com infeções do sistema digestivo, por exemplo, os iogurtes caseiros vão ser a tua opção ideal, uma vez que contém inúmeras bactérias que produzem vitaminas do grupo B no processo de fermentação.
A escolha de uma iogurteira depende de vários fatores. Estes são os principais.
Existem dois tipos de iogurteiras: as elétricas e as manuais. A principal diferença é que os modelos elétricos promovem o processo de fermentação do iogurte pois mantêm a mesma temperatura durante todo o processo.
Outra vantagem das iogurteiras elétricas é que podes encontrar uma série de receitas em vídeo ou reviews na internet. Por fim, também têm um baixo consumo energético. Por outro lado, se realmente preferes uma iogurteira tradicional e que não contribua em nada para a tua fatura da luz, então podes optar pela iogurteira manual.
As iogurteiras ocupam, por norma, pouco espaço durante a utilização e para guardar, quando não são utilizadas. Ainda assim, é sempre um fator a considerar pois, em funcionamento, vão ocupar o espaço da bancada por cerca de 12 horas.
Os potes para os iogurtes também podem ser de diferentes tamanhos, sendo o mais comum a capacidade entre 140 ml, 160 ml ou 210 ml. Se tens em mente consumir uma quantidade específica de iogurte por dia, dá mais importância a este aspeto.
Os materiais das iogurteiras devem ser de alta qualidade, resistentes e fáceis de limpar. Os modelos de vidro são os mais indicados, uma vez que atendem a todos estes fatores. Também existem recipientes de plástico, mas tendem a armazenar odores.
No caso das iogurteiras de litro, vais encontrar o tanque de plástico, mas este deve ser de alta qualidade para que seja resistente.
Uma vez que o iogurte se forma a partir de bactérias que vivem em fermentos lácteos, a temperatura durante o processo deve ser constante e inferior a 45ºC. Acima deste valor, a temperatura levaria à morte das bactérias e impediria o processo de fermentação. Alguns modelos de iogurteiras incluem um termostato para melhor controlares a temperatura durante todo o processo.
A potência das iogurteiras costuma variar entre os 12 e 15W. Mas se pretenderes fazer queijo, para além dos iogurtes, procura uma iogurteira com uma potência mais alta, entre 30 e 50W. Seja como for, o consumo de energia não é muito elevado, mesmo nos modelos de maior potência.
O processo de preparar os iogurtes leva entre 8 e 12 horas. Para evitar que o utilizador esteja pendente da máquina, muitos modelos trazem um temporizador, que garante o controlo total sobre a preparação do iogurte. Quando chegar o momento, a iogurteira vai desligar-se automaticamente, de acordo com o tempo configurado.
Este extra é uma forma de tornar a utilização da iogurteira mais confortável e aumentar um pouco o preço do aparelho.
Para garantir uma maior facilidade de limpeza é recomendado que os copos e a tampa da iogurteira possam ser lavados na máquina de lavar louça.
Para os casos cujos acessórios tenham de ser lavados manualmente, é importante garantir que ficam bem limpos. Se escolheres fazer os teus iogurtes com kefir, por exemplo, este pode deixar vestígios de microrganismos que vão criar mofo.
Alguns modelos de iogurteira podem preparar iogurte congelado, cremes ou queijos frescos. Para estes alimentos, é importante ter como extra um compressor, o que vai ser muito útil na hora de fazer queijo fresco, compotas, natas ou chantilly, por exemplo.
Estás à procura de uma arca congeladora? Estas são as melhores
Agora que já descobriste mais sobre o mundo das iogurteiras, avança com o teu projeto de comprar um e começa já hoje a preparar os teus iogurtes caseiros e muito mais! Conta com o OLX para teres tudo o que precisas para adotar hábitos mais saudáveis na tua vida.
Próximas leituras:
Deixe um comentário