Comprar um smartphone recondicionado é adquirir um equipamento topo de gama a um preço mais reduzido. Estes aparelhos encontram-se em bom estado, com todas as funcionalidades operacionais e até são revistos por profissionais antes de voltarem ao mercado. No caso de um iPhone recondicionado, a diferença de preço pode ser de dezenas ou mesmo centenas de euros. Mas será que vale a pena? Descobre o que ter em conta na hora de adquirir um iPhone recondicionado e se vale mesmo a pena.

O que é um iPhone recondicionado?

Um iPhone recondicionado é um equipamento que apresentou um defeito de fábrica e foi devolvido antes de ser utilizado pelo cliente, ou que foi usado e devolvido por motivos vários que podem estar relacionados com trocas, avarias ou retomas. Pode ainda ter servido com exposição na loja.

Quando um equipamento retoma à sua origem, é inspecionado, reparado quando necessário, limpo e colocado de novo à venda, a um preço inferior ao seu valor original. Um iPhone recondicionado, à semelhança dos outros smartphones na mesma situação, é ainda reposto às definições de origem e, quando se justifica, o sistema operativo também passa por uma atualização.

Artigo relacionado: iPhone usado? Estes são os 8 melhores modelos

Vantagens de adquirir um iPhone recondicionado

Sem dúvida que a maior das vantagens em adquirir um iPhone recondicionado, é o valor inferior. Em alguns casos, o preço pode ser até 50% inferior ao mesmo equipamento novo. Outra vantagem é a garantia de que estes produtos beneficiam. Além disso, apesar de apresentar algum uso, também é possível encontrar um iPhone recondicionado no mercado com um aspeto como novo.

Como já referido, antes de ser colocado à venda, o iPhone recondicionado vai ser sujeito a uma série de análises de controlo de qualidade, para que o bom funcionamento esteja assegurado. Acresce o facto de, no processo de requalificação e verificação, existir uma limpeza e instalação do software original. Geralmente um iPhone recondicionado será livre de operador, além de poder incluir acessórios como cabo, carregador e earpods originais.

Adquirir um iPhone recondicionado é também favorecer a economia circular. Para quem se preocupa com a sua pegada ambiental, este é mais um ponto a favor para comprar um equipamento nestas condições.

Cuidados a ter ao escolher um iPhone recondicionado

Para fazer um excelente negócio ao adquirir um iPhone recondicionado é necessário ter alguns cuidados. Em primeiro lugar, é importante saber o valor do produto novo, para servir como comparação. Sendo um equipamento usado, recondicionado, já teve algum tipo de uso, mesmo que apenas para fins de exposição. Perante isto, é sempre indicado optar por um recondicionado que ofereça garantia e que tenha informação sobre o seu estado atual e histórico.

Os equipamentos recondicionados, que sofreram intervenções técnicas ou já foram utilizados recebem uma classificação internacional, que diz respeito a categorias entre A e D:

  • Categoria A+ – Aplica-se a smartphones recondicionados sem marcas de uso e sem desgaste físico percetível, ou seja, as condições e o estado do telemóvel são praticamente perfeitas, com riscos muito ligeiros ou marcas muito difíceis de ver.
  • Categoria A – Aplica-se a smartphones em muito bom estado, com muito pouco desgaste, marcas mínimas e riscos muito leves.
  • Categoria B – Esta categoria aplica-se a smartphones em bom estado, com apenas pequenos sinais de uso, algum desgaste ou riscos mais visíveis. O bom funcionamento está assegurado.
  • ficam aqueles em bom estado, que apresentam ligeiros sinais de uso, como riscos mais visíveis e pequenas falhas de tinta.
  • Categoria C – Um iPhone recondicionado nesta categoria está num estado razoável, com alguns riscos, arranhões, lascas de tinta e sinais de uso acentuado, resultado do uso prolongado ou intenso. Ainda assim, está totalmente funcional.

A escala vai influenciar o tipo de garantia, pelo que estes dois fatores são essenciais na compra de um iPhone recondicionado.

Artigo relacionado: Os 7 melhores produtos recondicionados

Qual o preço de um iPhone recondicionado?

Os preços dos smartphones recondicionados apresentam diferenças significativas face aos modelos novos. Seguem-se algumas oportunidades para quem quer comprar um iPhone recondicionado no OLX:

Veredito: vale a pena comprar um iPhone recondicionado?

Se sempre quiseste ter um iPhone, mas o preço destes equipamentos novos está fora do orçamento, um iPhone recondicionado é uma excelente alternativa. Desde que sigas algumas recomendações e que percebas que tipo de recondicionado tens em mãos, podes fechar um grande negócio!

A compra de um iPhone recondicionado é uma forma prática e económica de acompanhar os avanços tecnológicos. O OLX é um dos locais onde podes adquirir um iPhone recondicionado ou em segunda mão, além de ser também o sítio certo para colocar à venda o teu smartphone antigo. Aqui podes encontrar excelentes oportunidades de negócio, de forma segura e em qualquer parte do país.


Próximas leituras:

Book Air 13: o portátil mais fino e leve da Xiaomi
O Xiaomi Book Air 13 é um dos portáteis mais finos e …
Realme 10: tudo o que precisas de saber
Descobre quais as características, modelos e preços do Realme 10, e se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *