Quem tem espaços exteriores (jardins, pátios) em casa consegue estar ao ar livre sem sair. Como se pode tornar estes espaços mais confortáveis, bonitos e práticos?

O espaço exterior, quer seja um jardim ou uma varanda, pode ser tornado num ambiente fantástico onde podes desfrutar de agradáveis momentos de descanso e descontração, de convívio com família e amigos e até mesmo de trabalho.

Há inúmeras maneiras de conseguires criar ou renovar o teu recanto sem grande esforço ou complicações. Inspira-te com as nossas dicas!

1 # Flores, Flores, Flores!

As flores são uma ótima forma de dar vida ao teu jardim. Se não quiseres ou se não conseguires plantar no teu jardim ou no teu pátio, não há problema. As flores não precisam de estar plantadas na terra, basta teres um vaso adequado e regar conforme a necessidade da planta.

2 # Utiliza o mobiliário de jardim a teu favor

A maneira mais fácil de tornar o teu jardim apelativo é apostar no mobiliário. Se tencionas comprar mobília de exterior, investe em peças marcantes e resistentes. Os melhores materiais para teres no teu jardim exterior são o alumínio e madeira.

Se não quiseres gastar muito dinheiro, reutiliza mobília antiga. Podes pintar com tinta própria para o exterior e fazer pequenas alterações, como por exemplo mudar o tecido de uma cadeira ou mudar os puxadores de um armário. Deixa-te levar pela criatividade!

3 # Aposta na iluminação

A iluminação é fundamental em qualquer espaço exterior, pois cria um ambiente relaxado, acolhedor e atrativo ao mesmo.

Coloca luzes em pontos estratégicos do teu jardim, desta forma podes estar a conviver ao ar-livre até qualquer hora do dia. Para conseguires um ambiente mais íntimo opta por uma luz quente.

4 # Dá um toque pessoal ao jardim

O teu jardim, pátio ou varanda são locais adicionais onde consegues relaxar e divertir-te mesmo estando em casa. Por isso, devem ser uma continuação da casa em termos de decoração e ambiente. Ao decorar o teu espaço exterior, dá-lhe um toque pessoal. Leva aquilo que te faz sentir bem em casa para fora de portas. Algo com que te identifiques, que te faça sentir bem, que espelhe a tua personalidade – seja uma peça de decoração ou a tua planta favorita.

5 # Combina vários tipos de materiais

Ao utilizares diversos materiais com texturas contrastantes vais conseguir adicionar uma riqueza visual ao teu jardim. A madeira e a pedra são um exemplo muito popular e que consegue mesmo transformar um espaço exterior.

6 # Trepadeiras para que não te falte privacidade

Colocar trepadeiras nos muros é uma opção excelente para garantir a privacidade que desejas, seja num pátio ou num jardim pequeno em casa.

Para além disso, estas plantas não precisam de muito espaço, requerem pouca manutenção e dão vida ao espaço.

7 # Opta por decks

Colocar um deck no teu jardim vai-te permitir ter um espaço utilizável muito cómodo e mais apelativo.

Podes colocar em cima do deck a tua mobília de exterior, protegendo-a da humidade da terra ou da relva. E se jardinagem não é o teu forte, com esta solução não tens de te preocupar tanto com a manutenção do solo!

8 # Investe num barbecue

Se espaço não te falta e és daqueles que não dispensa uma tarde de churrasco com os amigos, investe num barbecue e desfrutar do teu jardim ao máximo!

Uma churrasqueira é a desculpa perfeita para cozinhares uma refeição cheia de sabor e de reunires os teus amigos e família à mesa.

Existem vários tipos de grelhadores, que vão desde as opções fixas às portáteis, sendo estes últimos os mais aconselháveis para áreas exteriores com pouco espaço.

Uma dica extra

Antes de começares a decorar e a preparar o teu jardim em casa, tem em mente quanto pretendes gastar do teu orçamento. Depois de definido um budget para estas remodelações, procura definir que utilidade pretendes dar ao teu jardim: se pretendes criar uma horta, apanhar banhos de sol, relaxar ou uma mistura de vários tipos jardins.


Próximas leituras:

A tua casa está a afundar-se em pó? Estes aspiradores vão-te salvar!
Descobre que fatores deves ter em conta quando procuras aspiradores e qual …
7 livros de viagem para descobrires outros locais sem sair do sofá
Os livros de viagem são os nossos melhores amigos na hora de …