Os jogos Pokémon assinalam este ano um aniversário histórico. São 25 anos e mais de 60 edições que fizeram milhões de fãs por todo o mundo. Para marcar a data, nada melhor do que recordar alguns dos melhores lançamentos ao longo dos anos. Pronto para ser o melhor treinador de sempre? Estes são 9 jogos imperdíveis da saga que começou em 1996.

#1 Pokémon Gold e Silver (1999)

Os jogos Pokémon Gold e Pokémon Silver surgem após o sucesso de Pokémon Red e Blue. Foram lançados em 1999 para Game Boy Color, com mais 100 novas criaturas e 2 tipos de Pokémon a este universo.

Esta edição oferece uma grande quantidade de novos movimentos e um inovador sistema de dia e de noite, com o desafio de capturar Pokémon específicos em diferentes períodos do dia.

#2 Pokémon Platinum (2008)

O Pokémon Platinum foi lançado em setembro de 2008 para a Nintendo DS. É a sequência dos lançamentos de 2006, em que foram conhecidos os primeiros jogos Pokémon para esta consola, o Pokémon Diamond e Pearl.

Foram adicionados mais de 107 Pokémon, além de uma história imersiva e a possibilidade de jogar online, através da Nintendo Wi-Fi Connection. Aqui foi possível, finalmente, combater com outros jogadores e trocar Pokémon por esta via.

O Pokémon Platinum apresentou melhorias significativas graças ao hardware, trouxe uma narrativa intrigante, elementos 3D e a possibilidade de jogar com personagens do sexo feminino.

#3 Pokémon HeartGold e SoulSilver (2009)

  • Remake do clássico de 1999
  • Introduziu o 3D pela primeira vez na série
  • Visual e experiência de jogo muito melhorados
  • Mantém a mecânica de jogo da versão original
  • Disponível no OLX a partir de 30€

Em setembro de 2009, é lançado o Pokémon HeartGold e Pokémon SoulSilver para a Nintendo DS, um remake do Pokémon Gold e Silver que chegou em 1999 ao Game Boy.

A versão original já contava com mais de 250 criaturas. Mas o remake de 2009 utilizava o inovador motor 3D que foi posteriormente usado no Diamond, Pearl e Platinum. Também adicionou um pedómetro e permitia caminhar com o Pokémon favorito.

O visual do jogo também se tornou mais agradável e a experiência foi melhorada. O remake traz ainda uma surpresa: existe um item que se pode apanhar ao longo do jogo e que permite jogar ao som da banda sonora original de 1999.

Há quem defenda que este jogo Pokémon é a versão que proporciona uma experiência mais autêntica, mantendo as mecânicas originais, mas com novas funcionalidades e visuais mais agradáveis.

#4 Pokémon White 2 e Black 2 (2012)

Lançado em junho de 2013 para a Nintendo DS, os jogos Pokémon Black 2 e White 2 constituem uma das edições com melhor argumento de toda a saga.

Este jogo Pokémon surge com personagens com fortes motivos e temas mais profundos, com muitos Pokémon novos que anteriormente eram impossíveis de capturar, permitindo ainda novos sítios da região a explorar.

Nestes jogos, foram incluídos novos líderes de ginásios. Pela primeira e única vez na série Pokémon, foi introduzido um modo de dificuldade “desafiante”. Os Hidden Grottos, ou seja, os sítios escondidos para capturar Pokémon com habilidades especiais também foram adicionados nesta edição.

Artigo relacionado: Jogos de consola antigos que valem uma fortuna

#5 Pokémon X e Y (2013)

Fonte: pokemon.com

Lançados em outubro de 2013 para a Nintendo 3DS, os Pokémon X e Y foram dos primeiros jogos desenvolvidos de raiz para esta consola e os primeiros a extrair o máximo potencial dos gráficos 3D.

Nesta geração, foram introduzidos combates exclusivos para Pokémon voadores ou com capacidade de levitar, as Sky Battles. Também foi nesta edição que o mundo conheceu os encontros Horde, para combater em simultâneo contra múltiplos Pokémon iguais, e o Super Training, uma forma mais fácil de fazer treinar os Pokémon.

Esta edição trouxe um novo tipo de evolução, a mega-evolução que, ao contrário da evolução normal, é temporária e só acontece a meio dos combates. No estado Mega, o Pokémon fica mais poderoso.

#6 Pokémon Alpha Sapphire e Omega Ruby (2014)

Lançado em novembro de 2014 para a Nintendo 3DS, esta edição Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire surge como um remake aos jogos anteriormente lançados em 2002.

A versão original causou alguma controvérsia devido a várias mecânicas que foram introduzidas que tornaram este RPG mais complexo e sério do que alguns jogadores gostariam. Mas o remake lançado tornou a Edição Ruby e Sapphire icónica, com gráficos melhorados, além de introduzir novos conteúdos e funcionalidades extras.

O Pokémon Alpha Sapphire e Omega Ruby são, em resumo, uma versão melhorada e mais acessível do original. Um jogo fantástico, a não perder na celebração destes 25 anos da saga.

#7 Pokémon Go (2016)

Fonte: pokemongolive.com
  • Jogo de realidade aumentada disponível para smartphones
  • Possível capturar Pokémon no mundo “real”
  • Experiência de jogo imersiva

Este foi o jogo que (re)conquistou o mundo e ainda continua a atrair multidões. Este jogo junta treinadores do mundo inteiro que exploram o mundo ao seu redor, para capturar diferentes Pokémon, num jogo de realidade aumentada.

Nesta edição, é possível escolher o visual do treinador e ter acesso ao Pokédex para consultar o percurso e tudo o que se conquistou até ao momento. Entre outras funcionalidades, é possível consultar os Pokémon conquistados e aferir o CP, a sigla para Poder de Combate, mas também os ataques, e os locais onde foram feitas as capturas.

Neste jogo Pókemon também podes comprar Pokébolas, ovos da sorte, upgrades como mochilas, e Pokécoins, para comprar novos itens. Podes utilizar todas estas ferramentas quando sais para o mundo real, seja ele dentro do teu quarto ou no exterior. Quando chegares ao nível 5 do jogo podes ainda capturar ginásios, coletar Pokébolas, poções e ovos com Pokémon dentro.

#8 Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon (2017)

Fonte: nintendo.pt

O Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon foi lançado para a Nintendo 3DS em novembro de 2017 e é visto como o mais arrojado da saga principal. Construído com base no Pokémon X e Y, faz uso total da tecnologia 3D, aliando visuais arrojados a uma temática única inspirada na cultura havaiana.

Os treinadores de Pokémon têm ao seu dispor a região de Alola, com criaturas novas capazes de habilidades deslumbrantes. Também se assiste à renovação de Pokémon mais antigos, com novos guarda-roupas e estilos mais exóticos.

Neste jogo, os ginásios e as HMs foram eliminados. Aqui surgem os Trials, que fazem os jogadores ir de ilha em ilha para concluir desafios com o objetivo de derrotar cada Kahuna. Depois dos desafios cumpridos, vem o acesso aos Z-Crystals, que proporcionam ataques especiais.

Relembrar este jogo é recordar uma experiência totalmente inovadora, numa aventura com música fantástica e melhorias ao nível visual e de novas mecânicas.

Artigo relacionado: Encontra aqui os melhores jogos para Nintendo Switch

#9 Pokémon Let’s Go, Pikachu! e Let’s Go, Eevee! (2018)

Fonte: nintendo.pt

Os jogos Pokémon Let’s Go, Pikachu! e Let’s Go, Eevee! foram os primeiros jogos da saga com elementos RPG, lançados para a Nintendo Switch. Apesar de paralelos aos jogos Pokémon da saga principal, apresentam algumas diferenças ao nível da experiência de jogo.

A principal diferença de jogabilidade está na mecânica de captura. Nesta edição é possível atirar as Pokébolas sem ser necessário atacar. O Pokémon Let’s Go decorre na região de Kanto, inclui os 151 Pokémon originais, as suas formas de mega-evolução e algumas versões que encontras na região de Alola, do Pokémon Sun e Moon.

Conforme a edição, a personagem é acompanhada por um Pikachu ou por um Eevee, que o segue pelo mapa e não fica dentro da Pokébola. Este jogo pode ainda ser integrado com um Pokémon Go para a troca de Pokémon capturados em ambos os jogos. Além disso, conta com um controlo especial em formato de Pokébola.

Estes são 9 bons motivos para celebrar os 25 anos Pokémon. Se já não tens uma Nintendo, mas ficaste com saudades dos jogos Pokémon, visita o OLX e descobre a oferta de Nintendo em segunda mão.


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *