Lancheiras elétricas: tudo o que precisas de saber
As lancheiras elétricas são indispensáveis para quem faz muitas refeições fora de casa. Descobre o que ter em conta antes de comprar.
As lancheiras elétricas têm muitas vantagens. Com este equipamento, podes disfrutar de uma refeição caseira quente em qualquer lugar, mesmo quando não há um microondas disponível. Sabes exatamente o que estás a comer e manténs uma alimentação saudável. Poupas no orçamento familiar e no tempo em restaurantes.
Descobre o que são e como escolher lancheiras elétricas.
As lancheiras elétricas são o complemento perfeito para quem faz refeições fora de casa. São diferentes das lancheiras convencionais pelo facto de poderem ser ligados à corrente elétrica para aquecer os alimentos, dispensando o uso do microondas. A maioria dos modelos traz também consigo talheres e vários compartimentos, para que possas levar tudo num só lugar.
Estas são as melhores lancheiras elétricas que podes encontrar no OLX.
Este modelo de lancheira elétrica da Timker pode ser usado em qualquer lugar, seja no trabalho ou no carro. O aquecimento ocorre gradualmente aproximadamente entre 35 e 60 minutos, de acordo com a quantidade inserida na lancheira e o fornecimento de energia. A fonte de alimentação pode ser um isqueiro ou uma tomada.
Artigo relacionado: 7 melhores máquinas de café para coffee lovers
A InnovaGoods tem uma lancheira elétrica especial para usar no carro. Trata-se de uma opção prática e cómoda, que permite aquecer e manter a comida quente de forma rápida. É perfeita para levar em viagens ou para qualquer outra situação que exija uma refeição fora de casa. Para a usar, basta ligá-la ao isqueiro do carro e aguardar uns breves instantes. Esta lancheira elétrica pode igualmente ser utilizada como lancheira convencional para conservar alimentos frios ou frescos.
Esta lancheira elétrica é prática e muito fácil de utilizar, estejas onde estiveres. É totalmente desmontável o que também permite uma limpeza fácil e rápida. O seu interior é em aço inoxidável, o que mantém a integridade dos sabores e frescura dos teus alimentos. Com esta lancheira, não precisas mais de recorrer a um microondas para aquecer as tuas refeições.
Existem vários fatores a ter em conta antes de comprar uma lancheira elétrica, das dimensões ao peso e tipo de alimentação. Estes são os principais.
Quanto mais compactas forem as lancheiras elétricas, mais fáceis vão ser de colocar num saco ou mochila e transportar para qualquer lugar. Contudo, os compartimentos são fundamentais para separar os alimentos. E se pretendes levar mais do que um prato, como sopa, prato principal e acompanhamento, vais precisar de pelo menos dois compartimentos isolados.
A capacidade média das lancheiras elétricas é de entre 1 e 1,5 litros, o espaço suficiente para levar tudo o que precisas contigo, para um dia fora de casa.
O recipiente interior, onde vais colocar os teus alimentos, deve ser de aço inoxidável de qualidade alimentar, de forma a garantir a segurança dos alimentos, e preservar o sabor e frescura das tuas refeições. O inox otimiza a transferência de calor e a limpeza é simples e prática.
O exterior das lancheiras elétricas pode ser de plástico, contudo dá preferência aos modelos fabricados com polipropileno. Este material é robusto, resistente a choques e durável. O plástico deve estar livre de BPA, um químico prejudicial à nossa saúde.
Artigo relacionado: 11 gadgets essenciais para uma alimentação saudável
As tampas devem ser isolantes, preferencialmente com silicone para garantir a máxima segurança e evitar derrames durante o transporte da lancheira elétrica. Se a tampa for removível, melhor, pois vai oferecer uma liberdade mais na hora de comer diretamente da lancheira.
É importante considerar o peso na hora da compra de uma lancheira elétrica, uma vez que a este vais ter de somar o peso da própria comida. Embora possas encontrar modelos de tamanhos diferentes, a média raramente passa os 600 g ou 700 g em vazio.
Se procuras uma lancheira elétrica, saber qual o tipo de conexão é fundamental para perceber como a utilizar. Para usar no carro vais precisar que tenha uma voltagem de 12-14V. No trabalho, por exemplo, tens tomadas com versões de 220V. Se a tua lancheira elétrica tiver várias opções, perfeito.
Existem também modelos que oferecem aquecimento via USB. Estas são ainda pouco difundidas no mercado. Se optares por um modelo com este tipo de conexão, é provável que tenhas de pré aquecer o almoço antes de sair de casa e manter a lancheira ligada até à hora da refeição.
Normalmente, os talheres domésticos não cabem nas lancheiras. Se o modelo não tiver talheres, tens de comprar utensílios adequados separadamente ou guardar os talheres domésticos sempre à parte.
O ideal é que os talheres sejam de aço inoxidável e não de plástico, já que além de ser uma solução mais sustentável, são mais resistentes e duradouros. Alguns modelos oferecem, além da faca e do garfo, também a colher.
Outro extra vantajoso é a bolsa de transporte. Cada vez mais modelos trazem uma bolsa para facilitar o transporte diário das refeições na lancheira. Se não quiseres preocupações sobre onde colocar a lancheira elétrica, opta por um modelo já com bolsa incluído.
Os cabos das lancheiras elétricas não são muito grandes, o que pode ser uma limitação. Habitualmente encontras cabos com 1 metro de comprimento.
É importante considerar o tempo de aquecimento de uma lancheira elétrica. Apesar de cada vez mais assistirmos a tecnologias mais eficientes, muitas lancheiras elétricas têm um mecanismo básico que demora no aquecimento dos alimentos. Em média, o tempo de aquecimento ronda os 20 minutos, mas pode ir até aos 50 minutos em alguns modelos.
Artigo relacionado: 5 receitas para reaproveitares sobras de comida
Compra a tua lancheira elétrica no OLX e consegue os melhores modelos a preços fantásticos. Depois é só dar asas à imaginação e variar o menu semanal. Planeia o teu cardápio e passa a fazer refeições sempre quentes, estejas onde estiveres.
Próximas leituras:
Deixe uma resposta