Marteladas a partir das oito da manhã, mobílias fora do lugar e pó por todo o lado… As obras são sempre um processo muito cansativo. E quando pensas que finalmente tudo terminou surge uma a última etapa: a limpeza pós-obra!

Numa limpeza pós-obras é necessário chegar as todos os cantos, esfregar vezes sem conta para eliminar os vestígios de tinta e ainda aplicar o tratamento adequado a cada superfície.

Se achas que não consegues dar conta do recado, não te preocupes: podes contratar uma empresa de limpeza.

E no OLX podes encontrar várias à tua espera!

1. Obras TOTALMENTE terminadas? Que comece a limpeza do espaço!

Para evitar que percas tempo desnecessariamente é importante começar as limpezas apenas quando as obras estiverem totalmente finalizadas. Caso contrário acabas por entrar num ciclo vicioso em que se limpa e logo a seguir se suja!

O primeiro passo para uma limpeza pós obras mais simples e eficaz é a organização dos espaços. Recolhe todo o lixo resultante da obra e organiza os espaços para que te consigas movimentar e agilizar o processo de limpeza. Se tiveres plásticos ou panos a cobrir os moveis deves retirá-los e colocá-los na rua. De preferência cuidadosamente para não levantar muito pó!

Não te esqueças também que pode ser necessário colocar luvas e máscaras quando estiveres a usar produtos mais fortes, para evitar irritações na pele e outros problemas de saúde.

2. Executa a limpeza de dentro para fora, e de cima para baixo

O pó das obras é muito fino e agarra-se a todo lado, sendo muito fácil transportá-lo de uma divisão para a outra! Por isso, é essencial que a limpeza pós obras seja realizada do fundo da casa até à entrada, para que se evite levar a sujidade para os locais já limpos. E, seguindo o mesmo raciocínio, no sentido de cima para baixo, começando pelos pisos de cima.

A mesma regra se aplica a cada divisão. Ou seja, começa a limpeza no teto, segue para as paredes e janelas, e termina no chão.

3. Nunca apliques água sem antes aspirar

Estores e caixilhos com pó acumulado, pintas de tinta por toda a parte… bem sabemos que a vontade em agarrar num pano húmido e começar a limpar é grande, mas acredita que o efeito será o menos desejado! Porque se utilizares água corres o risco do pó se transformar em argamassa. Por isso, convém aspirar primeiro e só depois passar o pano húmido e a esfregona.

4. Escolhe os produtos e os utensílios mais adequados

Antes de iniciares a limpeza confirma o que vais limpar e certifica-te que tens todos os produtos necessários. Lembra-te que cada material exige cuidados específicos. Por isso, é importante estudares que produtos devem ser utilizados em cada superfície, para se evitar estragos.

Deixamos-te aqui algumas sugestões caseiras:

  • Os vidros podem ser limpos com uma solução de 5 litros de água, 1 colher de sopa de vinagre e 1 colher de sopa de álcool. No fim, basta aplicar um detergente limpa-vidros.
  • Para limpar as juntas dos azulejos podes utilizar uma mistura de vinagre branco com bicarbonato de sódio e limão. É necessário aplicar e deixar atuar.
  • Para remover manchas em metais deve-se utilizar ou vinagre ou sumo de limão. No fim, se quiseres polir a superfície metálica utiliza água com bicarbonato de sódio.

Poderá também ser necessário adquirir alguns utensílios, como uma espátula, para remover  a sujidade mais persistente, ou um extensor de cabo para chegar aos lugares mais difíceis.

5. Dá especial atenção aos tetos e janelas

Os elementos mais importantes numa limpeza pós-obras são as janelas e os tetos. As primeiras porque o pó fino que resulta das obras tem tendência a ficar colado em todas as superfícies e as janelas não são exceção. Por isso, é muito importante limpar bem não só os vidros, como também as suas borrachas e os caixilhos.

Os tetos são também uma parte da casa que acumula alguma sujidade depois das obras. O ideal para uma boa limpeza do teto é utilizares uma vassoura de cerdas macias ou então colocares um pano à volta da vassoura.

6. Prepara-te para entupimentos!

Uma das surpresas mais frequentes das obras são os entupimentos! É comum ficar com a canalização entupida depois de alguma intervenção em casa. Isto deve-se ao fato de se colocarem restos de materiais de construção nos canos, que depois podem solidificar e entupir a canalização.

Portanto, é necessário estares atento a esta situação e prevenires-te com produtos de desentupimento ou a famosa coca-cola. Se o caso for mais grave deves chamar um técnico antes de iniciares a limpeza.

O OLX disponibiliza vários serviços de desentupimento


Próximas leituras:

5 dicas para acabar com a humidade em casa
O inverno traz consigo o frio e a humidade. Se também sofres …
Dá uma segunda vida às rolhas de cortiças que tens em casa
Pronto para um novo projeto DIY? Mostramos-te 10 formas criativas para reaproveitares …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *