Fazer uma boa lista de compras ajuda a poupar tempo e dinheiro na próxima viagem ao supermercado. E não é preciso mudar muito as rotinas diárias, basta seguir estas 11 dicas práticas e simples que podes experimentar hoje.

1. Examina a despesa atual

O primeiro passo para fazer qualquer lista de compras é uma vistoria rápida à despensa. Há sempre uma conserva que fica esquecida ou um quilo de arroz que se compra a mais, quando não se examina a despensa com regularidade.

Além de ajudar a evitar comprar alimentos que de facto não fazem falta, também facilita a utilização dos produtos que se aproximam do fim da validade. Mais: pode originar ideias de receitas que já não fazes há algum tempo.

Artigo relacionado: Organizar a despensa não é assim tão difícil!

2. Planeia ementas

O planeamento de ementas semanais pode parecer algo difícil, mas depois de entrar na rotina, passa a ser crucial para uma alimentação mais variada e saudável. Ao saber de antemão o que é preciso para cada receita, é possível poupar tempo e dinheiro, uma vez que a lista de compras vai ser mais objetiva.

3. Segue o histórico das últimas compras

Guarda o histórico de compras para poupar tempo na hora de regressar ao supermercado e para ter dados mais concretos sobre as despesas. Assim, podes usar estes registos para perceber a evolução dos valores pagos em cada família de produtos – alimentação, limpeza, higiene – servindo assim para uma melhor gestão do orçamento e elaboração da próxima lista de compras.

Artigo relacionado: 17 dicas simples para poupar no supermercado

4. Pensa nas diferentes refeições do dia

A lista de compras de alimentação deve ir além das refeições principais, como o almoço ou o jantar, e incluir diferentes opções para o pequeno-almoço, lanches, merendas e snacks ao longo do dia. Pensar em todas as refeições do dia permite evitar tentações no momento da ida ao supermercado.

5.  Considera as necessidades de cada elemento da família

Cada pessoa tem as suas necessidades, gostos e restrições alimentares que devem ser tidos em conta na lista de compras. Ao pensares em todos eles, podem construir uma lista de compras mais completa e que evita o desperdício.

6. Atualiza a lista de compras em permanência

A lista de compras é um documento vivo que deve ser atualizado por todos, à medida que os produtos vão terminando e não apenas antes de sair para o supermercado. Resumindo, se cada um for anotando o que precisa, na hora de verificar a lista não vão ficar esquecidos produtos.

7. Faz as compras por categorias

Organiza a lista de compras por categorias, tais como lacticínios, frescos, congelados, conservas, produtos de higiene e limpeza. Assim, além de reduzir a probabilidade de algo ficar esquecido, também se poupa tempo na hora da compra.

Artigo relacionado: 9 bens essenciais que não podem faltar em casa

8. Evita levar crianças às compras

Se possível, evita ir à compra com crianças, que cedem mais facilmente às tentações dos supermercados. Se tens mesmo de ir com crianças, tem em conta que ao final do dia estão mais cansadas e podem ter menos paciência e que ao fim de semana, que haver mais gente, ficam mais agitadas.

9. Tem em conta as promoções e campanhas

É importante ir acompanhando as campanhas promocionais pois podem ajudar-te a construir a tua lista de compras de forma a poupar. De preferência, consulta as promoções online antes de sair de casa. E acima de tudo, evita comprar apenas porque está em promoção, considera sempre as datas de validade e as quantidades efetivamente necessárias.

10. Aproveita as marcas brancas

As marcas brancas são equiparáveis às outras em qualidade, mas a um preço bem mais acessível. Aproveita a próxima lista de compras para lhes dar uma oportunidade e vais perceber o quanto podes poupar com esta simples mudança.

11. Leva os próprios sacos

São apenas alguns cêntimos de diferença, mas o planeta agradece. Para além disso, os sacos robustos podem facilitar o transporte das compras. Por isso, na próxima visita, leva-os contigo.

Artigo relacionado: 18 dicas para poupar dinheiro rápido

Já de lista de compras na mão e pelo supermercado, deves evitar cair em tentações e colocar no carrinho coisas que realmente não constam na tua lista. Não te esqueças também que reduzir o desperdício em casa é outra forma de poupar no orçamento familiar.


Próximas leituras:

10 melhores receitas de saladas de verão
Estas são as 10 melhores receitas de saladas de verão, simples, deliciosas …
5 receitas de verão simples e deliciosas
Trazemos-te 5 receitas de verão simples e saborosas, para desfrutares dos dias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.