Ler faz bem. Ler bons livros de fantasia, faz ainda melhor. Os níveis de stress descem e a curiosidade aumenta. Se estás à procura do teu próximo livro ou de um companheiro para as férias, fica a conhecer os 10 melhores livros de fantasia de sempre.

1. O Senhor dos Anéis, J. R. R. Tolkien

O Senhor dos Anéis é um clássico intemporal, que inspira gerações de fãs há décadas. A narrativa de Tolkien, o autor, é hipnotizante e faz com que o leitor se sinta parte da Irmandade do Anel, na sua perigosa missão até aos confins de Mordor.

Esta é uma obra universal e apelativa, sobre amizade, coragem e sacrifício. Um livro extraordinário, com um novo mundo para descobrir, personagens inesquecíveis, como Gandalf, Frodo ou Sauron, e peripécias a cada página. Um dos melhores livros de fantasia de todos os tempos, para ler e reler, e que ganha novos significados a cada ano que passa. Imprescindível.

Artigo relacionado: 10 livros de terror que te vão tirar o sono

2. As Crónicas de Gelo e Fogo, George R. R. Martin

George R. R. Martin começou a escrever As Crónicas de Gelo e Fogo em 1996. Hoje, passados mais de 20 anos, as aventuras de Jon Snow, Daenerys Targaryen e companhia ainda não estão concluídas. Estes livros de fantasia – que inspiraram a famosa série Game of Thrones – conquistaram leitores de todo o mundo com as personagens bem caracterizadas e um enredo repleto de reviravoltas.

O livro conta a luta épica pelo poder absoluto, envolve dragões ameaçadores, batalhas imprevisíveis e golpes palacianos. Uma narrativa absorvente e de leitura fácil, capaz de prender a atenção do início ao fim.

3. Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll

Alice no País das Maravilhas é um dos livros de fantasia mais influentes da história da literatura. A obra-prima de Lewis Carrol, conta o que acontece quando Alice se aventura na sua imaginação e conhece personagens míticas: o Coelho Branco sempre atrasado, o Gato de Cheshire que não para de sorrir, o Chapeleiro Louco ou a Rainha de Copas com mau feito são algumas das mais conhecidas. Aqui não faltam peripécias surreais, numa linguagem simples de compreender.

4. James e o Pêssego Gigante, Roald Dahl

James e o Pêssego Gigante é um clássico eterno de Roald Dahl. No livro, um enorme rinoceronte foge do Jardim Zoológico e come os pais de James. Orfão, James vai viver com a tia, que tem um velho pessegueiro no jardim. Um dia, James deixa cair uns cristais junto à árvore e, a partir daí, começam a acontecer coisas estranhas. Está dado o mote para a viagem mais fantástica e incrível que podia ter na vida.

Artigo relacionado: 10 melhores livros infantis até 9€

5. O Último Desejo, Andrzej Sapkowski

O Último Desejo é o livro de fantasia que deu origem aos videojogos e à série The Witcher. Neste mundo misterioso, Geralt de Rívia ganha a vida a caçar monstros. Para isso, usa magia, o treino que recebeu desde a infância e um potente elixir que lhe confere superpoderes.

Prepara-te para mergulhar em tempos obscuros, entre tramas de ogres, vampiros e mago. Contra todas as ameaças, Geralt, guerreiro e mago, mantém-se firme na procura da sua humanidade perdida.

6. O Nome do Vento, Patrick Rothfuss

Este livro de fantasia é para leitores de todos os gostos. Com um universo rico em detalhes e uma atmosfera absolutamente deslumbrante, Patrick Rothfuss consegue, com este primeiro volume da trilogia Crónica do Regicida, construir um mundo único e complexo.

Esta é a história de um mundo ameaçado por um mal misterioso que afeta toda a humanidade. Para o travar, um rapaz desfavorecido pelo destino torna-se um herói, um bardo, um mago e uma lenda.

7. O Gigante Enterrado, Kazuo Ishiguro

Há muitos, muitos anos, num local de fronteiras bem diferentes das atuais e marcado por grandes extensões de solo árido, a humanidade vivia em abrigos e passagens subterrâneas. É aí que encontramos Axl e Beatrice, o casal protagonista de O Gigante Enterrado de Kazuo Ishiguro.

Este livro de fantasia, cujo autor recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 2017, conta uma história sobre memórias perdidas, amor, vingança e guerra. E leva o leitor a um passado repleto de mitologia, até aos cavaleiros do rei Artur, ogres e dragões.

8. Duna, Frank Herbert

Duna é outro livro de fantasia que foi transformado em filme. A ação decorre num inóspito planeta deserto, Arrakis. A narrativa é sobre a vida de Paul Atreides, herdeiro de uma família nobre, encarregada de governar este mundo.

Aqui, a única coisa de valor é uma especiaria capaz de prolongar a vida e expandir a consciência. Mas para manter o controlo deste recurso, Paul e a família vão ter de enfrentar inimigos poderosos, nativos que os querem expulsar e um misterioso animal que vive nas profundezas do deserto. Este livro é um clássico moderno de fantasia épica, para ler de capa-a-capa.

Artigo relacionado: Como vender os teus livros usados

9. 1Q84, Haruki Murakami

O livro 1Q84 apresenta um mundo aparentemente normal, do qual fazem parte Aomame, professora de artes marciais, e Tengo, professor de matemática. No entanto, nenhum dos dois é o que aparenta. Os caprichos do destino levam a que se conhecem, e iniciam juntos uma aventura épica, em busca de um novo sentido para as suas vidas.

Repleto de reviravoltas e de ritmo acelerado, este livro de fantasia questiona de forma única a aldeia global em que vivemos e convida o leitor a mergulhar no enredo.

10. Neverwhere, Neil Gaiman

Richard Mayhew pensava que tinha a vida toda planeada. Até que, uma noite, tropeça numa senhora na rua, que estava magoada. Ao parar para a ajudar, a vida tal como conhecia desaparece. Na manhã seguinte, Richard foi apagado do seu mundo – tornou-se invisível.

O autor leva-nos a uma viagem ao coração de Londres, onde a personagem passa a não existir e onde só lhe resta descer ao mundo da escuridão, dos túneis e dos esgotos. Em Neverwhere, de Neil Gaiman, há muita ação, humor negro e aventuras imprevisíveis.

Com estes livros de fantasia, podes sonhar com novos mundos sem gastar muito dinheiro. No OLX, encontras as melhores obras a ótimos preços, dos últimos lançamentos aos clássicos de sempre.


Próximas leituras:

10 melhores receitas de saladas de verão
Estas são as 10 melhores receitas de saladas de verão, simples, deliciosas …
5 receitas de verão simples e deliciosas
Trazemos-te 5 receitas de verão simples e saborosas, para desfrutares dos dias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.