A Logitech C920 não é a última novidade no universo das webcams, mas continua a ser uma das opções mais completas para quem procura uma câmara para videochamadas ou até para livestreaming.

Com resolução Full HD, microfones integrados, amplo campo de visão e utilização simples, responde às necessidades da maioria dos utilizadores seja para trabalho ou lazer. Mas com tantas alternativas no mercado – algumas a preços bem mais reduzidos – será que vale a pena o investimento?

Ficha técnica da Logitech C920

Das dimensões à resolução, estas são as principias especificações da Logitech C920.

Dimensões43,3 x 94 x 71mm
Cabo: 1,5 m
Peso162 g
Resolução máxima1080p/30 fps – 720p/30 fps
FocoAutomático
LenteVidro
MicrofoneEstéreo
Alcance microfoneAté 1 metro
Campo de visão diagonal (dFoV)78º
CompatibilidadeWindows 8 ou posterior
macOS 10.10 ou posterior
Chrome OS
ConetividadeUSB – A plug-and-play

Resolução: melhor do que muitas câmaras mais recentes

A qualidade de imagem da Logitech C920 destaca-se da grande maioria das webcams incorporadas em computadores e até de algumas câmaras externas mais recentes. Pode gravar e transmitir vídeo com imagens Full HD em 1080p e até 30 fps. Aliás, a Logitech C920 foi uma das primeiras webcams a atingir esta resolução, sendo que a qualidade do vídeo ainda hoje impressiona.

As cores são vibrantes e a imagem é nítida, tanto em vídeo chamadas como em live streaming. A lente grande angular da Logitech C920 oferece um campo de visão de 78º, e tem foco automático para manter o utilizador sempre no centro da imagem. As definições de cores, brilho, saturação, nitidez e contraste podem ser facilmente ajustadas no software gratuito fornecido pela Logitech, de utilização muito intuitiva.

resolução pode ainda ser reduzida a 720p a 30 fps para tornar as ligações mais rápidas ou poupar espaço de armazenamento. Mesmo não tendo o nível das últimas câmaras 4k, será mais do que suficiente para a maioria dos utilizadores.

Artigo relacionado: 6 melhores webcams para streaming

Design: um pouco volumoso e sem proteção de privacidade

O design da Logitech C920 não é a sua característica mais surpreendente. Tem até umas dimensões algo volumosas, que podem tapar uma pequena parte dos ecrãs de margens mais finas, e um design algo datado. Mais do que pela originalidade do design, a Logitech C920 destaca-se pela qualidade dos materiais e robustez.

O sistema de fixação simples pode ser utilizado para prender a câmara ao tampo de uma mesa ou à borda de um monitor com a mesa facilidade. Ao contrário de câmaras mais recentes, esta não possui uma tampa de privacidade integrada para a lente – essa função é assegurada por uma tampa que se coloca em cima da câmara e que se abre manualmente durante a utilização.

A câmara inclui duas luzes LED de cada lado da câmara que ficam azuis quando está em utilização. Os microfones situam-se em ambos os lados do dispositivo.

Áudio: eficiente, mas não para qualquer ocasião ou utilizador

A Logitech C920 vem equipada com um microfone duplo integrado que é suficiente para realizar videochamadas pontuais, mas que pode ficar aquém das expectativas de quem procura algo mais profissional. Apesar de ter um alcance de cerca de um metro com razoável nitidez, este equipamento não tem cancelamento de ruído e isso nota-se mesmo em ambiente aparentemente calmos e silenciosos. Este foi um dos pontos que a Logitech melhorou ao desenvolver as versões seguintes à Logitech C920.

Artigo relacionado: Descobre tudo sobre o teclado Logitech MX Keys

Conetividade: simples e fiável, mas sem USB-C

A Logitech C920 liga-se ao computador ou monitor com um cabo USB-A de 1,5 m embutido na parte traseira do dispositivo. Ao contrário dos modelos mais recentes, não tem ligação USB-C e o cabo não é amovível, o que limita o seu transporte. Em computadores mais recentes que já não dispõem desta porta, será necessário um adaptador.

A configuração é muito simples e basta ligar o cabo para começar a utilizar. A Logitech C920 é compatível com Windows 8 ou posterior, macOS 10.0 em diante, e Chrome OS.

Preço: excelente relação qualidade-preço

A Logitech C920 é uma das melhores webcams nesta gama de preço, indicada para quem precisa de uma boa câmara para trabalhar ou estudar. O preço novo ronda os 70€, mas no OLX, é possível encontrá-la a partir de 40€.

Veredicto: a Logitech C920 ainda é uma excelente opção

Vários anos depois do lançamento, a Logitech C920 continua a ser uma das melhores webcams no mercado. Tem uma excelente qualidade de imagem, fácil configuração e ótima relação qualidade-preço. Por todos estes motivos, este equipamento é um bom substituto para as câmaras integradas dos portáteis ou para completar um setup com monitor externo.

No entanto, não é indicada para quem procura a última geração de webcams com resolução 4K, microfones integrados com cancelamento de ruído ou ligação USB-C amovível.

Se a Logitech C920 é para ti, encontra-a no OLX e a um preço incrível. Aqui encontras este e muitos outros gadgets que vão facilitar o teu dia a dia.


Próximas leituras:

Steam Deck: vale a pena comprar esta consola?
Descobre tudo sobre a consola Steam Deck e confirma se vale a …
7 melhores portáteis gaming
Estes são os melhores portáteis gaming que podes encontrar no OLX. Descobre …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *