O MacBook Air e o MacBook Pro são dois dos melhores portáteis do momento, com os novos processadores M2 da Apple, uma autonomia nunca vista e um excelente ecrã. Afinal, quais são as grandes diferenças entre estas duas excelentes opções – e será que vale a pena pagar mais pelo Pro?

MacBook Air vs. MacBook Pro: principais características

Esta é a ficha técnica dos dois modelos de 2022:

MacBook AirMacBook Pro
EcrãIPS Liquid Retina 13,6”
Retroiluminação LED
2560 x 1664 px
500 nits
Tecnologia True Tone
IPS Retina 13,3”
Retroiluminação LED
2560 x 1600 px
500 nits
Tecnologia True Tone
ProcessadorApple M2
CPU 8-core com 4 núcleos de desempenho e 4 núcleos de eficiência
GPU 8-core
Neural Engine 16-core
Apple M2
CPU 8‑core com 4 núcleos de desempenho e 4 núcleos de eficiência
GPU 10‑core
Neural Engine 16‑core
Memória8 GB
16 GB
24 GB
8 GB
16 GB
24 GB
ArmazenamentoSSD de 256 GB
SSD de 512 GB
SSD de 1 TB
SSD de 2 TB
SSD de 256 GB
SSD de 512 GB
SSD de 1 TB
SSD de 2 TB
Dimensões30,41 x 21,5 x 1,13 cm30,41 x 21,24 x 1,56 cm
Peso1,24 kg1,4 kg
CâmaraFaceTime HD 1080pFaceTime HD 720p
Teclado e trackpadMagic keyboard retroiluminado
Touch ID
Sensor luz ambiente
Magic keyboard retroiluminado
Touch Bar
Touch ID
Sensor luz ambiente
AutonomiaAté 18 horasAté 20 horas
ConetividadeWi-Fi 6
Bluetooth 5.0
1 x MagSafe 3
2 x Thunderbolt/USB 4
Saída auscultadores de 3,5 mm
Wi-Fi 6
Bluetooth 5.0
2 x Thunderbolt/USB 4
Saída auscultadores de 3,5 mm

1. Ecrã Empate

O ecrã do MacBook Air é um Liquid Retina de 13,6 polegadas, com 2560 x 1664 pixéis e 500 nits de brilho – e o já clássico entalhe notch retangular na parte superior do ecrã. É compatível com mil milhões de cores e conta com tecnologia True Tone, ou seja, como já é habitual nos modelos da Apple, o ecrã consegue ajustar-se à luz ambiente.

Já o MacBook Pro tem um ecrã Retina com 13,3 polegadas e 2560 x 1600 píxeis. O brilho mantem-se em 500 nits, segue a compatibilidade da gama de cores P3 e também conta com tecnologia True Tone. Mas este modelo não tem o notch presente, o que acaba por dar uma aparência mais desobstruída. No entanto, possui molduras maiores.

Desta forma, os dois modelos possuem resolução e brilho muito semelhantes e será difícil para a maioria dos utilizadores, ver a diferença.

Artigo relacionado: Qual é o melhor MacBook para mim?

2. Design – Vencedor: MacBook Air

Com apenas 11 mm de espessura, o MacBook Air tem um design compacto, leve e moderno, e está disponível em quatro cores: meia-noite, cinzento sideral, prateado e luz das estrelas. O MacBook Pro M2, por sua vez, vem apenas em dois tons – cinzento sideral e prateado – e mantém quase o mesmo design da versão 2020.

O MacBook Air pesa menos de 1,3 kg, tem uma estrutura de alumínio reciclado e conta com duas portas USB-4, além do regresso da porta MagSafe, e um conector de áudio de 3,5 mm. O MacBook Pro apresenta-se mais grosso e mais pesado, com cerca de 15,6 mm de espessura e 1,4 kg. Este modelo possui também duas portas USB-4, mas não tem MagSafe.

Resumindo, se preferes um laptop elegante, fino e leve, o MacBook Air é perfeito.

3. Processador – Vencedor: MacBook Pro

Segundo a Apple, o processador M2, que equipa estes dois portáteis, é 1,4 vezes mais rápido do que o seu antecessor, o M1. No entanto, a GPU (Graphics Processing Unit) do Pro é 10-core, contra 8 núcleos na versão básica do Air. Esta diferença torna o desempenho ligeiramente superior em jogos e trabalho gráfico.

Com mais núcleos, o modelo Pro é o vencedor. Mas o MacBook Air tem disponível a opção de incluir uma GPU 10-core por um preço mais elevado.

Artigo relacionado: PC ou Mac, qual devo escolher?

4. Bateria – Vencedor: MacBook Pro

O chip M2 traz consigo um aumento na vida útil da bateria em relação aos modelos anteriores. No caso do MacBook Air, a duração de bateria anunciada pela Apple é de até 18 horas durante a reprodução de vídeo. Já no MacBook Pro, a duração da bateria estende-se às 20 horas.

Neste frente a frente MacBook Air vs. MacBook Pro, o Pro sai vencedor.

5. Memória e Armazenamento – Empate

Não existem diferenças entre os modelos no que respeita à memória RAM e armazenamento. Tanto um como outro têm opções de 8GB, 16GB e 24GB para memória RAM e 256GB, 512GB, 1TB e 2TB para armazenamento SSD.

Artigo relacionado: O que muda no novo iMac?

6. Câmara – Vencedor: MacBook Air

Esta é uma das características que apresenta uma diferença significativa entre ambos os modelos. Apesar de se esperar que o MacBook Pro tivesse uma grande vantagem neste aspeto, até devido ao seu valor de venda mais elevado, o certo é que a melhor câmara está no MacBook Air. Neste modelo encontras uma câmara FaceTime HD de 1080p, enquanto no modelo Pro a mesma é de apenas 720p.

7. Touch Bar e Touch ID – Vencedor: MacBook Pro

O Touch ID permite aceder ao MacBook de forma muito conveniente, além de permitir autorizar compras e ser compatível com o Apple Pay. Ambos os modelos possuem esta funcionalidade e basta configurá-la para começar a utilizá-la.

Já no que diz respeito ao Touch Bar, esta é uma funcionalidade que só está disponível no modelo Pro. A Touch Bar permite interagir de forma dinâmica com os programas abertos, e funciona tal como uma barra de atalhos, mas digital.

Artigo relacionado: Qual o melhor Apple Watch?

MacBook Air vs. MacBook Pro: veredicto

Qualquer um é uma excelente opção, para trabalho, estudo ou mesmo para jogar jogos pouco exigentes. Se procuras um laptop mais em conta, mais fino, mais leve, com mais possibilidades de cores e com uma melhor câmara, o MacBook Air é o modelo certo.

O MacBook Pro é um pouco melhor a nível de bateria e desempenho gráfico, na sua versão básica, mas é também mais caro, mais pesado, e maior.

Se estás a pensar em trocar de computador, podes sempre vender o teu laptop antigo no OLX. Assim tens as últimas novidades tecnológicas, sem gastar tanto. Experimenta. 


Próximas leituras:

Nothing Phone: características, vantagens, preços
Minimalista, poderoso e icónico: o Nothing Phone já está no OLX. Estas …
Samsung Galaxy S22: tudo o que precisas de saber
O Samsung Galaxy S22 é mais poderoso, elegante e versátil, com especial …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.