Os dias de frio pedem mantas para sofá quentes e fofas. Se és dos que entra em modo de hibernação no inverno, ou simplesmente se gostas de relaxar ao final do dia, este é um elemento essencial.

Artigo relacionado: Como preparar a casa para o inverno

Manta para sofá: o tecido certo para cada casa

O tecido é o principal fator a ter em conta ao escolher uma manta para sofá. Para o inverno, é preferível optar pela lã, pelo, pele sintética ou croché. Para o verão, opta pelo linho. Descobre as vantagens e desvantagens de cada um.

#1 Manta para sofá de lã

As mantas de lã são a escolha certa para levar vida e calor para dentro das nossas casas. Prefere uma manta 100% lã genuína para dar um toque mais suave. Depois de uns serões com uma destas, vais perceber rapidamente que se vai tornar um acessório imprescindível no teu sofá.

#2 Manta com efeito pelo ou borreguito

As mantas com efeito pelo, além de aquecer, têm um toque mais macio. Além da função de proteger do frio, estas mantas para sofá são também ser agradáveis ao toque.

Algumas mantas são ainda aveludadas de um dos lados com pelo do outro, tornando-se perfeitas para quem quer o máximo conforto. Apesar disto, algumas pessoas com alergias podem ter de evitar este tipo de tecido.

#3 Manta coralina

  • Quentes, macias e confortáveis
  • Feita de microfibra e poliéster
  • Preço: A partir de 15€

As mantas de coralina são muitos macias ao toque e muito menos pesadas que as mantas de algodão. Para o fabrico destas mantas é usada microfibra, o que as torna mais quentes. Este inverno, dá vida ao sofá com o extra ideal para acompanhar aquele chocolate quente ou chá.

#4 Manta para sofá de linho

As mantas de linho são macias e combinam com todos os tipos de ambiente. O linho é uma fibra natural, com um toque único e uma elegância particular. Tem ainda a característica de se tornar mais confortável e suave ao longo das lavagens.

Pode não ser a manta mais indicada para os dias mais frios. Mas é ideal para quando a tua roupa já é bem quente ou para a meia-estação.

#5 Manta para sofá de croché

A moda do maxi croché tem sido muito adotada nesta época. Apesar de ser um produto artesanal, adapta-se bem a diversos estilos de decoração, desde os mais clássicos aos mais modernos e industrial, tornando a decoração mais interessante.

As mantas de croché trazem intimismo e aquecem de forma agradável quando a temperatura arrefece e podem ser mais ou menos personalizadas ao teu próprio estilo, existindo em diferentes pontos, padrões e cores.

Escolher uma manta para sofá: que mais ter em conta

Existem vários fatores a ter em conta para encontrar a manta para sofá perfeita. Estes são os principais.

Tamanho da manta para sofá

Se a manta for muito grande, é mais interessante optar por um tecido mais leve. É importante equilibrar as dimensões da manta com o tamanho do próprio sofá, para um visual mais interessante e para que a manta não vá desaparecer no meio de um grande sofá, por exemplo.

Além disso, se estivermos a falar de uma manta para sofá que também vai ter a função de o proteger, esse cuidado deve ainda ser maior, considerando o tamanho deste incluindo assentos, encostos e braços.

Padrão e cor da manta para sofá

Quanto aos padrões e cores, basta que combine com os outros detalhes da sala, tais como almofadas e cortina.

Estação do ano

No inverno, os tecidos pesados são os prediletos. Prefere veludo, algodão, pelo e pele sintética. No verão e na primavera, os tecidos de algodão de pouca espessura, o linho, o poliéster e outros acabam por ser mais agradáveis, já que não aquecem tanto.

Como guardar as mantas para sofá

Não basta saber escolher as mantas para sofá. Há que ter em conta que a forma como são cuidadas faz toda a diferença na sua longevidade e conforto  – para além de na saúde de quem as usa.

  • No canto do sofá – É uma forma simples de utilizar a manta quando não está a servir a função de te aquecer. Pode incluir um ponto de cor no ambiente, seja contraste ou tom sobre tom. Além disso, confere um visual mais ousado e, ainda assim, arrumado ou organizado.
  • Dobrada – Não precisas de dobrar a manta a um canto do sofá, mas podes incluí-la na decoração com arranjos criativos. Podes dobrar numa determinada forma ou enrolá-la como se fosse um tubo.
  • Fora do sofá – Se não a queres deixar no sofá, podes optar por colocá-la num cesto de junta, sobre um repousa pés ou num puf.

Evita deixar a manta caída no chão, onde está mais exposta a sujidade e ácaros, principalmente com animais em casa.

Artigo relacionado: Como escolher o sofá? Um guia prático

No OLX encontras dezenas de opções de mantas para sofá. Encontra uma que vá de encontro aos teus gostos pessoais e à decoração da tua casa.


Próximas leituras:

As melhores máquinas fotográficas instantâneas
Descobre as melhores máquinas fotográficas instantâneas, quais os prós e contras de …
Os melhores telemóveis OPPO 2022
Estás indeciso sobre que smartphone comprar? Descobre os 7 melhores telemóveis OPPO …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.