Com o verão e o calor em força, é importante saber as melhores formas de manter a nossa casa numa temperatura confortável, sem ventoinhas ou ar condicionado – para poupares a tua carteira e a tua saúde. 

O OLX criou um guia prático para te ajudar nos dias de mais calor. Ao seguires estas dicas vais conseguir refrescar a tua casa durante o dia sem gastar muito.

Como manter a casa fresca no verão

Mantém as persianas fechadas

Fechar as persianas previne que a tua casa se transforme uma estufa. Não deixes entrar o calor com persianas durante as horas de mais sol para manteres a tua casa fresca.

Troca os lençóis

Mudar de roupa de cama no verão não refresca apenas o quarto, é uma ótima maneira de te refrescares. Enquanto tecidos como lençóis de flanela e cobertores feitos de lã são fantásticos para o inverno, o algodão é melhor para esta época do ano, porque é um tecido que respira e mais frio.

Para melhores resultados, compra almofadas de trigo sarraceno. Estas almofadas não retêm o calor do corpo como as almofadas normais, mesmo quando estão dentro de uma fronha.

Aposta em almofadas especiais

Considera comprar uma almofada especial com gel que liberta calor ou frio no teu corpo, dependendo do tipo de aplicação que precisas. Ao utilizares uma almofada com gel, além de conseguires reduzir a temperatura, estás também bloquear as inflamações.

Estas almofadas são terapêuticas e recomendadas em casos de pequenas contusões e traumas agudos, distensões musculares e entorses, queimaduras, hemorragias, infeções cutâneas, picadas de insetos, dores de cabeça e dor de dentes.

Descobre as melhores almofadas para o calor no OLX

Abre as janelas à noite

Aproveita as horas mais frescas para abrir as janelas antes de ires para a cama. Tem o cuidado de fechar as janelas e persianas antes de começar o calor abrasador de manhã.

Deixa as lâmpadas incandescentes

Sabias que as lâmpadas incandescentes desperdiçam cerca de 90% da sua energia no calor que emitem? Se precisavas de uma motivação para trocar para luzes LED, agora é a altura ideal para mudar. Deixar estas lâmpadas é fundamental para reduzires a temperatura e a conta da eletricidade no final do mês.

Investe em lâmpadas LED

Fecha as portas nas divisões que não usas

Fechar as divisões que não estão a ser utilizadas impedirá que o ar fresco entre nestes sítios durante as horas mais quentes do dia. Deves aproveitar as horas noturnas mais frias para deixar o ar fluir naturalmente pela tua casa.

Investe num desumidificador

O calor húmido é muito mais desconfortável para as pessoas e animais do que o calor seco. Os desumidificadores sugam a humidade do ar, tornando-o muito mais confortável, mesmo em temperaturas mais altas. Idealmente, deves manter a humidade interna abaixo de 60%.

Para economizar nos custos de eletricidade, utiliza uma unidade que se desligue quando a humidade cai abaixo do nível desejado. Utiliza a água recolhida pelo desumidificador para regar a tuas plantas.

Compra um desumidificador no OLX

Dá outro uso às tuas botijas

As botijas de ar quente são perfeitas para as noites mais frias, mas também podem ser a tua salvação nas noites de verão. Enche a tua botija com água fria e coloca no congelador. Vais ter um pacote de gelo feito em casa pronto quando precisares.

Outros truques de congelador

Por falar em congelador, as botijas de água não são as únicas coisas que te podem ajudar nas noites de verão. Experimenta colocar os teus lençóis no congelador durante uns minutos antes de ires dormir. Para noites mais refrescantes, coloca os teus lençóis num saco de plástico e no congelador.

Desliga os teus equipamentos eletrónicos

Os teus aparelhos eletrónicos irradiam calor, o que te ajuda quando estás a tentar refrescar-te com este calor. Tenta não carregar o teu telemóvel e outros aparelhos durante o dia, só mesmo quando é absolutamente necessário. Também deves desligar os aparelhos eletrónicos que não estás a utilizar.

Experimenta alternativas refrescantes mais divertidas

Sabemos que é verão e nesta época do ano gostamos de estar em família e amigos. Uma ótima maneira de conviver com as pessoas que mais gostas é apostar numa piscina insuflável. Uma forma muito divertida e refrescante de passares os teus dias de verão.

Compra a piscina insuflável perfeita para ti

Escolhe comidas refrescantes

Tenta evitar comidas quentes quando o tempo está tão quente. Todos nós gostamos de um bom assado ao domingo, mas por vezes no verão não é a refeição mais adequada. Troca as tuas panelas por uma boa salada refrescante ou outras comidas frescas.

E se mesmo assim não aguentares o calor?

Caso tenhas muito calor e necessites de ligar a ventoinha ou ar condicionado, recomendamos que utilizes estes truques para otimizar os teus aparelhos:

  • Após tomares banho de água quente, opta por utilizares a tua ventoinha para retirar o vapor do quarto de banho para este não ficar tão quente. Podes também utilizar este truque ao cozinhar, ligando o exaustor. Desta maneira, a tua cozinha não vai estar tão quente depois do almoço e jantar.
  • Coloca uma taça cheia de gelo à frente da ventoinha. A brisa vai-se misturar com o ar frio e tornar o ar muito mais fresco.
  • Dá uso às funcionalidades do teu ar condicionado. Tira proveito das configurações de eficiência energética, pois maior parte dos equipamentos têm configurações que podem melhorar a eficiência geral e reduzir o consumo de energia. Volta a ler o manual de instruções para verificar se o teu aparelho oferece estas configurações de eficiência energética ou, caso estejas à procura de um novo dispositivo, certifica-te que pesquisas bem as funcionalidades antes de comprares.

Compra o ar condicionado mais apropriado para ti no OLX

Se procuras mais dicas para organizar a tua vida pessoal e profissional, consulta o nosso blog.


Próximas leituras:

Contrato-Promessa de Compra e Venda: tudo o que deves saber
O contrato-promessa de compra e venda é um instrumento importante, que antecede …
10 melhores aquecedores elétricos para os dias frios
Estes são os melhores aquecedores elétricos para tornar qualquer espaço mais acolhedor, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *