O que lemos durante a infância e juventude marca-nos para toda a vida. São histórias de piratas que nos fazem sonhar, princesas que põem a imaginação a trabalhar, bruxas, aventureiros, cientistas, exploradores e muito mais. Os livros fazem parte da nossa vida para sempre. Descobre as nossas sugestões de livros infanto-juvenis.

9 livros infanto-juvenis para ter na estante

1# O Cuquedo e Um Amor que Mete Medo (+3 anos)

Este é um dos livros infanto-juvenis que teve a Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração em 2008 e que, por isso, não podemos deixar de referir neste top de recomendações.

No livro de Clara Cunha, ilustrado por Paulo Galindro, os animais de grande porte como as girafas, elefantes, hipopótamos e rinocerontes, andam numa correria. Tudo porque chegou à selva o Cuquedo.

Ninguém sabe ao certo o que é o Cuquedo, mas esta lengalenga divertida e original vai revelar tudo aos curiosos leitores.

2# Livros da Anita (+4 anos)

Os livros da Anita andam de mão em mão, desde há 50 anos. Não há mãe ou pai que não se lembre da Anita, nem sequer avós. A criança desenhada desde sempre por Marcel Marlier, encanta pequenos e graúdos até aos dias de hoje.

Anita é uma menina doce e aventureira, tendo o seu primeiro livro sido publicado em 1954, com o título original Martine à la ferme (Anita na Quinta). Sim, Martine era o nome original da Anita que se perpetuou na nossa infância.

Pelo menos um livro da coleção da Anita tem de fazer parte da tua escolha entre os livros infanto-juvenis.

3# O Monstro Das Cores (+4 anos)

O Monstro Das Cores explica as emoções às crianças, através das cores. A personagem principal é um monstro, que muda de cor consoante os seus sentimentos. Ele não consegue perceber porque muda de cor, mas uma menina sua amiga, explica-lhe o que significa estar triste, estar alegre, ter medo, estar calma e sentir raiva.

A autora, Anna Llenas, junta à sua formação técnica, a formação em Psicologia Analítica e em Terapia da Arte, criando originais únicos que fazem os mais pequenos adorar este livro infanto juvenil.

Aprenda a gerir as emoções desde pequeno, com o Mindfulness

4# Os Cinco: Uma Aventura (+6 anos)

Entre os livros infanto-juvenis não podem faltar as edições de Os Cinco. São aventuras sem fim que alegram os mais pequenos e reavivam as memórias dos crescidos. Seja na descoberta de contrabandistas, na Ilha do Tesouro ou na procura de tesouros perdidos, os cinco vivem grandes aventuras.

Este é um clássico entre os livros infanto-juvenis, que levam as crianças e jovens para o mundo do imaginário através de uma leitura de entretenimento simples e agradável.

5# Os Ovos Misteriosos (+6 anos)

No livro Os Ovos Misteriosos, a autora Luísa Ducla Soares aborda valores como a amizade e a ternura, num estilo de escrita simples e divertida, introduzindo às crianças as questões da multiculturalidade.

A narrativa conta-nos a história de uma galinha que punha um ovo todos os dias e de uma dona que, todos os dias, levava o ovo. Para fugir desta injustiça foi para a floresta, onde fez um ninho muito confortável. Entretanto, vários ovos apareceram no seu ninho, de vários tamanhos e cores.

Mesmo admirada, a galinha chocou todos os ovos e surpreendeu-se com a insólita ninhada: um papagaio, uma serpente, uma avestruz, um crocodilo e também um pinto.

6# Harry Potter (+10 anos)

Se falamos de livros infanto-juvenis, temos de incluir toda a coleção de Harry Potter.

Num brevíssimo resumo, podemos dizer que Harry, com 11 anos de idade, óculos e uma cicatriz na testa descobre que tem poderes mágicos e que deve ir para uma escola especial, aprender magia. Ao longo do seu caminho, descobre vários segredos do seu passado.

Se aí em casa já viram os filmes, então está na altura de partir para a leitura do primeiro de sete livros já lançados, uma assumida escrita de romance de fantasia, traduzia nos mais diversos idiomas.

7# O Príncipe Nabo (+10 anos)

Da autoria de Ilse Losa e ilustração de Manuela Bacelar, O Príncipe Nabo é uma obra divertida e educativa. Trata-se de uma peça de teatro onde se procura um príncipe para casar com uma princesa.

A princesa Beatriz, muito vaidosa e arrogante, troçava de todos os príncipes que queriam a sua mão. O rei, farto dessa atitude, decidiu dá-la ao primeiro homem que aparecesse. A princesa acaba por aprender uma valiosa lição, em forma de cantiga, pela voz do seu novo pretendente.

8# Avozinha Gangster (+10 anos)

Esta história, que se insere na categoria de livros infanto-juvenis, fala sobre preconceitos e aceitação. Enche-se de piadas engraçadas e palavras tolas. O herói da história, o Ben, adormece só de pensar que tem de ficar em casa da sua avó, tremenda a seca que considera ser.

A avozinha parece ser a mais aborrecida de sempre, pois só pensa em jogar jogos de tabuleiro e comer sopa de couve. No entanto, Ben desconhece grandes segredos, como o facto da sua avozinha ser uma famosa ladra de joias e que toda a vida sonhou roubar as Joias da Coroa inglesa que, para o realizar, a Avozinha Gangster precisa da ajuda de Ben.

9# O Principezinho (+10 anos)

E quem não conhece o clássico de Antoine de Saint-Exupéry? Este é um dos livros infanto-juvenis para ler em diferentes alturas e idades, ao longo da vida. É um dos livros mais traduzidos e lidos em todo o mundo.

Recorda a história do rapazinho com cabelos dourados e do piloto perdido no deserto, ao ler junto de um filho ou sobrinho. O autor mostra-nos que só um coração puro e cheio de alegria pela vida é que conseguiria expressar, de forma tão terna, um dos laços mais importantes da existência: o amor.

O Principezinho impacta todos os leitores com a verdade, que até hoje perpetua: “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”. É um clássico obrigatório em cada estante.

Os livros que já estão lidos e relidos, podem encontrar um novo lar e ser a companhia de outras crianças e jovens. Podes colocar à venda no OLX, na categoria de livros e ainda ganhar algum dinheiro extra.


Próximas leituras:

Prendas de natal para pai: 15 ideias para todos os gostos
Se procuras prendas de Natal para pai, aqui tens 15 ideias originais …
14 prendas para desportistas que vão ativar o natal
Estas são as melhores ideias de prendas para desportistas para ofereceres neste …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *