As melhores máquinas de fazer massa fresca em casa
Descobre como escolher máquinas de fazer massa fresca, um novo aliado para dar mais sabor às tuas refeições.
A massa é um alimento nutricionalmente rico, fonte de fibras e que pode trazer vários benefícios para a saúde, como a prevenção de doenças cardiovasculares e um maior rendimento durante o treino.
A massa fresca, em particular, absorve melhor os ingredientes que lhe são adicionados do que as massas processadas, e não tem conservantes. Mas também é muito prática de cozinhar: apenas precisas de um pouco de azeite e um toque extra de parmesão para obter um resultado delicioso.
Do ravioli ao fettuccine, sem esquecer o tagliatelle e o clássico esparguete. Seja qual for a tua receita favorita, as máquinas de fazer massa fresca ajudam-te a prepará-la de forma mais rápida, prática e deliciosa. Descobre como escolher.
Tudo sabe melhor com massa fresca, mas antes de poderes saborear uma garfada de pasta al dente, deves responder a estas perguntas.
Para muitas pessoas, a ideia de uma máquina de fazer massa fresca envolve “dar à manivela”, num longo e moroso processo manual. Essa pode ser a versão mais tradicional, mas hoje em dia já existem alternativas automáticas.
Precisas de uma balança para a cozinha? Tens aqui um guia de compra infalível
As configurações das máquinas vão determinar as dimensões da massa, ou seja, a sua largura e espessura. Procura um modelo que permita obter uma largura máxima da folha de massa de, pelo menos, 150 mm. No que toca à espessura, para teres liberdade para experimentar, escolhe uma máquina com uma gama que vá dos 1 até aos 15 mm.
Este é um dos fatores mais importantes na hora da compra, uma vez que vai determinar a durabilidade da máquina. O material mais recomendado é o aço inox, por ser altamente resistente e também mais higiénico.
Se procuras modelos mais em conta, escolhe as máquinas de fazer massa de plástico. Contudo, estas são mais frágeis. Uma máquina de excelente qualidade de construção pode ser usada por vários anos e continuar a funcionar como nova.
O modelo certo vai depender do espaço disponível na cozinha. Uma máquina de fazer massa de tamanho médio tem uma dimensão equivalente a um cubo de 20 cm de lado e pesa até 3 kg. Um modelo maior, com outra capacidade de produção de massa, pode chegar ao dobro do tamanho, cerca de 40 cm de lado, e pesar cerca de 15 kg.
No caso das máquinas manuais, opta por uma que tenha um suporte de fixação à mesa, evitando assim que o equipamento se mova durante o processo e provoque um acidente. Para além disso, sem este suporte será necessária a intervenção de outra pessoa para segurar na massa enquanto tu dás à manivela.
No caso das máquinas automáticas, já são vários os modelos que se desligam automaticamente após algum tempo de inatividade.
Para uma maior facilidade de utilização deves escolher uma máquina cujos rolos sejam ajustáveis e permitam fazer massas de espessuras diferentes. Um modelo para ter em casa deve produzir no mínimo 3 variedades de massa.
Por outro lado, os acessórios das máquinas de fazer massa fresca vão determinar a sua versatilidade. Podem ir desde os bicos extra, a cortadores para máquinas que utilizam rolos, livros de receitas, discos e muito mais.
Quanto maior o número de componentes removíveis e que possam ser lavados à máquina, mais tempo te vai poupar na hora da limpeza.
No caso das máquinas de fazer massa manuais, basta limpar as partículas de farinha e massa com uma escova. As máquinas elétricas requerem mais cuidado, uma vez que os componentes internos não podem ser molhados.
Para uma maior durabilidade do tempo de vida útil de cada máquina, é importante seguir as instruções de limpeza indicadas pelo fabricante. Um utensílio deste tipo pode durar mais de uma década.
O preço das máquinas de fazer massa depende principalmente se é manual ou elétrica, do material de fabrico, do número de acessórios, e da capacidade de produção. A gama de preços pode ir dos 30€ até mais de 200€, dos modelos mais básicos aos mais completos e recentes.
Descobre como organizar a tua cozinha de forma funcional
Se procuras as máquinas de fazer massa com melhor relação qualidade preço, estas são algumas das melhores opções.
Esta máquina de fazer massa manual faz até 3 massas diferentes, entre tagliatelle, massa para lasanha e ravioli. A largura da lâmina é de 18 cms e é toda em aço inoxidável. É prática e de fácil limpeza, pesa apenas 3,5 kg e cabe na maioria dos locais onde a possas querer guardar.
Esta máquina de fazer massa é elétrica e prepara vários tipos de massa, incluindo esparguete, penne e fettuccine. Permite misturar, amassar e produzir de forma rápida e automática até 450 gramas de massa em apenas 18 minutos. Para além disso, todas as peças são amovíveis para uma montagem e limpeza simples. E graças ao seu design compacto, podes colocá-la na banca ou guardar no armário sem ocupar muito espaço.
Esta máquina de fazer massa manual é toda em inox, os rolos são ajustáveis e traz vários acessórios para fazeres massas especiais e de diferentes formas. É uma máquina de fazer massa tradicional da cozinha italiana, de fácil e prática utilização.
Depois de escolheres a tua máquina de fazer massa, ninguém te vai parar na cozinha. Descobre ainda como fazer uma refeição caseira digna de um chef, de forma prática e sem esforço, com robots de cozinha.
Próximas leituras:
Deixe uma resposta