Portugal é reconhecido nacional e internacionalmente pelas suas paisagens naturais, pela costa, pelas praias. Assim, acampar é uma excelente opção para umas férias memoráveis em contacto direto com a natureza.

Top 7 parques de campismo em Portugal

Nesta lista de melhores parques de campismo do país, reunimos um conjunto de locais em que é possível partir à aventura, adormecer com as estrelas e acordar rodeado de montanhas. Tudo sem que falte conforto.

1. Campimeco (Sesimbra)

Este parque de campismo fica no alto de uma das arribas da Praia das Bicas, na Aldeia do Meco, uma das mais procuradas da costa ocidental. A razão é a beleza das arribas, a vista de Serra e o facto de proporcionar a prática de vários desportos aquáticos no verão.

Se vais iniciar-te na vida de campista, este parque de campismo na região de Sesimbra é um bom ponto de partida. Aproveita o pôr-do-sol, as vistas para a praia, as atividades dos equipamentos para alugar e, depois de toda a folia, descansa à sombra e recarrega baterias.

2. Parque de Campismo das Berlengas (Peniche)

Fonte: berlengas.org

A Ilha das Berlengas é conhecida por quem gosta de observar as aves autóctones e migratórias. Para as observar mais de perto, podes andar de barco e aproximar-te das colónias de aves, únicas ao largo de Portugal Continental, e visitar as grutas.

O Parque de Campismo das Berlengas chegou a ser considerado um dos “mais cool” da Europa, pelo The Times. Graças à sua fama, é preciso reservar com bastante antecedência através do Posto de Turismo de Peniche. Este é um autêntico paraíso natural e vais sentir-se privilegiado por poderes passar pela experiência de acampar aqui.

Quanto custa transformar uma carrinha numa autocaravana?

3. Parque de Campismo da Ilha do Pessegueiro (Porto Covo)

Fonte: ilhadopessegueirocamping.com

Inserido no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, o Parque de Campismo da Ilha do Pessegueiro promete uma vista de cortar a respiração e uma ótima piscina no verão. Mas se dar mergulhos não é a tua onde, aproveita para visitar Porto Covo.

4. Camping Gala (Figueira da Foz)

Perto de Figueira da Foz, encontras o Camping Gala. Está situado a cerca de 400 metros de uma praia à qual tens acesso pelo interior do próprio parque de campismo. Além da proximidade com o mar, este parque oferece piscina e campo de ténis.

Para além de várias opções de alojamento, desde tendas, a caravanas e casas de diferentes tamanhos, tem ainda como infraestruturas um supermercado, um restaurante e uma lavandaria.

5. Parque de Campismo de Rio Alto (Póvoa do Varzim)

Ainda mais a Norte encontras, na Póvoa de Varzim, mais propriamente na Estela, o Parque de Campismo de Rio Alto. Tem acesso direto à praia, desta vez através de uma passagem por baixo de um campo de golfe, em plena Costa Verde.

As infraestruturas incluem bungalows, um minimercado, um restaurante, um bar e uma piscina, para além, claro, do espaço disponível para montar tendas de campismo.

6. Parque de Campismo de Mourilhe (Cinfães)

Fonte: cm-cinfaes.pt

Este é um projeto único na região de Cinfães, inaugurado no final de 2020. Nas encostas da Serra de Montemuro, este parque encontra-se completamente em harmonia com a natureza do Douro.

Como seria de esperar de um parque de campismo recente, aqui encontras as infraestruturas em ótimo estado, numa área de aproximadamente três hectares. Podes usufruir de bungalows com kitchenette e varanda, parque infantil, zona de piqueniques, mesas de ping-pong, piscina, ginásio, entre outros.

7. Lima Escape Camping e Glamping (Ponte de Lima)

Fonte: lima-escape.pt

Spoiler Alert: se és um verdadeiro fã do Gerês, vais ficar deslumbrado com o Lima Escape Camping Gamping! Está situado mesmo no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, um verdadeiro refúgio na natureza.

Adormece a observar as estrelas e toma o pequeno-almoço em contacto pleno com a natureza. Este local reúne o melhor dos parques de campismo para os amantes da natureza, entre as paisagens bonitas, lagoas naturais para banhos revitalizantes, trilhos seculares e flora e fauna sem fim.

Atividades para te entreteres aqui não faltam, mas nem por isso te esqueças da afamada Lagoa da Ponte da Ermida, situada a cerca de sete quilómetros do parque, com uma cascata de água de dez metros que desafia qualquer aventureiro.

5 tendas de campismo mais procuradas pelos aventureiros

Os indispensáveis para acampar

Se estás pronto para partir à aventura, estes artigos devem constar na tua lista de essenciais.

Tenda de campismo

O tamanho das tendas de campismo é o primeiro aspeto a ter em conta. Em caso de dúvida, escolhe um modelo que dê para mais pessoas do que as que estás a contar. E quanto mais tempo estiveres a pensar viajar, maior deverá ser a tenda, para que estejas confortável.

Tem em conta o material, já que nem todas as tendas são totalmente impermeáveis à água ou muito resistentes a ventos fortes.

Colchão insuflável e saco-cama

O saco de dormir não pode faltar! Mas para um maior conforto, podes investir também num bom colchão insuflável. Encontras a partir de 14 euros, no OLX. E não te esqueças da bomba para encher o colchão.

Por outro lado, a colchonete é uma opção mais barata e simples. Também tem mais vantagens, como o facto de ser leve e não ocupar muito espaço na bagagem.

Fogão de campismo

Se pretendes cozinhar as tuas próprias refeições e fugir aos enlatados e comidas frias, podes optar por utilizar um fogareiro ou fogão de campismo.

Cooler ou arca refrigeradora

Se investires numa boa arca, pode durar anos. Alguns modelos têm alças, rodas, tampa com bloqueio e até porta-copos. À venda a partir de apenas 15 euros, no OLX.

Outros itens básicos que não podem faltar na:

5 trilhos incríveis para percorreres o país de uma ponta à outra

Dicas para quem vai acampar pela primeira vez

Acampar é cada vez mais acessível a todos e a seleção de parques de campismo que reunimos tem todas as comodidades para umas férias descontraídas. Mas para que tudo corra bem, e principalmente se vais acampar pela primeira vez, é importante seguir estas recomendações.

  • Escolhe um bom lugar: Antes de escolher o parque de campismo, verifica as infraestruturas básicas como casas de banho com água quente, cozinha ou restaurante próximo, os locais para colocar a tua tenda, pontos de energia e outros.
  • Fecha sempre a tenda: É importante fechar sempre a tenda, seja para evitar que animais entrem para o seu interior como para evitar furtos. Uma tenda aberta é o convite certo para moscas, mosquitos, formigas e outros.
  • Leva o menor peso possível: Começando pelas roupas, leva apenas as que considerares essenciais. Se partires à descoberta de trilhos, esta dica é ainda mais importante, já que vais andar literalmente com as coisas às costas.
  • Acompanha a previsão do tempo: Acampamento e chuva não combinam. Lidar com tempestades nas primeiras experiências de acampamento não parece um bom presságio, principalmente se o abrigo não for o adequado. Posto isto, vê a previsão do tempo e atualiza-te antes da partida e regularmente durante as férias.
  • Kit de primeiros socorros: Parece óbvio, mas nem toda a gente viaja preparada para pequenos cortes, entorses, insolações e picadas que podem acontecer numa aventura deste género. Uma pequena distração num ambiente extremo pode ter consequências graves. Prepara-te para estas eventualidades.
  • Evita comportamentos de risco: Se a previsão for de tempestade, adia aquele trekking numa rota isolada. Se estiver muito calor e risco de incêndio, não partas para o meio da floresta. Depois das refeições, não mergulhes na água gelada de uma lagoa cristalina. Parece simples quando estás em casa, mas no verão e no local os comportamentos de risco aumentam. Protege-te e avisa os outros.

Se acampar é uma das primeiras opções que te vem à cabeça para as próximas férias, não percas mais tempo e parte à aventura para um dos muitos lugares incríveis que Portugal tem para oferecer.

Os parques de campismo são uma possibilidade de aproveitar o que de melhor o nosso país alberga, desde as diferentes paisagens ricas em fauna e flora, a várias atividades que dispõem. Reúne os teus indispensáveis com o OLX e desfruta de umas férias inesquecíveis!


Próximas leituras:

Vais viajar? Vê como fazer a mala de viagem
Reunimos as dicas essenciais sobre como fazer a mala de viagem, seja …
5 malas de viagem por menos de 50€
Fazer a mala é o primeiro passo da aventura. E comprar uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *