O verão está aí e para que o aproveites da melhor forma, entre banhos de mar e de bronze, selecionamos as 10 melhores praias de Portugal, de Norte a Sul. Cria o teu roteiro e aproveita o bom tempo.

1. Praia de Moledo, Caminha

praia de moledo, caminha

Situada junto à pitoresca vila de Caminha, esta praia reúne todas as condições para gozar da época balnear em pleno. Em Moledo, entre extensos areais, vegetação de um verde vivo e rochas selvagens, encontras uma das melhores praias de Portugal numa paisagem de cortar a respiração.

Célebre desde o início do século XX pelas suas qualidades terapêuticas, esta é uma das praias mais procuradas no verão. Mas a praia de Moledo merece uma visita em qualquer altura do ano, já que oferece condições excelentes para a prática de desportos como o surf, bodyboard e windsurf.

Artigo relacionado: 10 praias fluviais portuguesas para conheceres este verão

2. Praia do Cabedelo, Viana do Castelo

Ainda bem a Norte encontramos a Praia do Cabedelo. Ou melhor, as duas praias. De um lado, uma praia com um pequeno areal, perfeita para a prática de desportos radicais. Do outro, uma praia com um extenso sistema dunar, um areal de perder de vista e um mar de água transparente, que convida a mergulhos.

Esta praia é frequentada pelos habitantes de Viana de Castelo e não só. Além das dunas, há um pinhal com dois parques de campismo, o que leva a que alguns aventureiros tenham presença assídua a cada verão. Não deixes de conhecer esta praia em forma de meia-lua, considerada por muitos como uma das melhores praias de Portugal.

3. Praia da Apúlia, Esposende

praia da apulia, esposende

Se procuras um destino para toda a família, visita a Praia da Apúlia, uma das melhores praias de Portugal. Está inserida na área de paisagem protegida do litoral de Esposende, e o extenso areal e as dunas tornam-na ideal para relaxar e para aproveitar as propriedades únicas para a saúde, como a presença de iodo.

Esta é uma praia detentora do título de Bandeira Azul, e distinguida com o Prémio Cinco Estrelas, após uma votação nacional que registou mais de 300 mil participações. Ainda na área, podes aproveitar outros recursos naturais, gastronomia, arte e cultura.

4. Praia de São Jacinto, Aveiro

Praia de São Jacinto, Aveiro

Situada junto ao Canal da Barra, nos limites da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, a Praia de São Jacinto assenta no extremo sul de uma longa faixa de terra, que separa a Ria de Aveiro do mar. É uma praia excelente para a prática de surf e para longas caminhadas pelo extenso areal.

Galardoada com o prémio de Bandeira Azul, as suas águas cristalinas convidam a mergulhos e a momentos a relaxar na areia. Saindo da praia, podes passear por Aveiro, ver os moliceiros nos canais da cidade, e provar os ovos moles numa das várias pastelarias que Aveiro oferece.

5. Praia da Tocha, Cantanhede

Envolvida numa aldeia pitoresca, calma e tranquila, é fácil esquecer o stress do dia-a-dia na Praia da Tocha. Esta típica aldeia de pescadores é um agradável destino de férias que, a par de uma das melhores praias do país, oferece um vasto programa cultural.

Este é um destino convidativo para umas férias que combinam floresta, mar e sol. E, ainda por Cantanhede, podes experimentar alguma da gastronomia local, como a sopa Gandaresa, a batata assada na areia, leitão à Bairrada ou o bolo de Ançã.

Artigo relacionado: Destinos de férias baratos para visitar em Portugal

6. Praia do Baleal, Peniche

A norte de Peniche encontras a Praia do Baleal, considerada uma das melhores praias do país, de areia branca e fina, com cerca de 4 km de extensão, e condições ideais para a prática de bodyboard e surf.

Depois de um dia de praia perfeito, podes experimentar as iguarias locais de bons grelhados, caldeirada de peixe ou açorda de marisco. Podes ainda alugar uma bicicleta e explorar toda a região, ou fazer uma visita às Berlengas.

7. Praia de Galapinhos, Setúbal

Praia de galapinhos, setubal

Protegia pela imponente Serra da Arrábida, a Praia dos Galapinhos, em Setúbal, já foi considerada como a melhor e mais bela da Europa. A magnífica paisagem e as suas águas cristalinas são responsáveis por impressionar quem a visita. Apesar do acesso um pouco difícil, é ideal para quem procura uma praia mais tranquila, já que grande parte dos banhistas optam pela praia vizinha, a Praia dos Galápos. 

Esta é uma praia de águas calmas, perfeitas para nadar. Depois de uns mergulhos e já satisfeito com os banhos de sol, não saias sem um passeio pela região, para apreciar o magnífico Parque Natural da Arrábida.

8. Praia de Odeceixe, Aljezur

Classificada como uma das 7 Maravilhas de Portugal, a Praia de Odeceixe situa-se no extremo norte do concelho de Aljezur. Com bandeira azul, esta praia tem a particularidade de permitir banhos de mar e de rio.

Para além de mergulhos num cenário espetacular, este é o único local do mundo onde podes observar as cegonhas que nidificam nos rochedos marítimos. Inclui esta que é uma das melhores praias de Portugal no teu percurso pela Rota Vicentina, através do Circuito Praia de Odeceixe.

9. Praia de Benagil, Algarve

É na aldeia de pescadores de Benagil que se esconde um pequeno areal banhado por um mar tranquilo. A Praia de Benagil, uma das melhores praias do Portugal, situa-se num dos mais bonitos trechos da costa algarvia, onde as arribas recortadas formam grutas e algares.

Esta é uma zona perfeita para passeios de barco, que te podem levar à descoberta de praias desertas, inacessíveis por terra. Aqui podes encontrar a arriba de tons ocres, ricas em fósseis marinhos, sendo sempre recomendada uma certa distância de segurança das mesmas.

Esta praia tornou-se famosa por abrigar a fantástica gruta de Benagil, uma visita obrigatória.

10. Praia da Falésia, Algarve

Fechamos esta listagem das melhores praias de Portugal com referência à Praia da Falésia, localizada entre Vilamoura e Albufeira, no Algarve. Ao longo dos 6 km de extensão de areal, sucedem-se as arribas altas e de tons fortes, que criam contrastes de cor com as manchas verdes de Pinheiro-manso. 

Esta praia tem sido, vezes sem conta, considerada uma das melhores do mundo, dividindo-se em duas partes: no extremo oeste, perto de Olhos de Água, encontras as arribas altas e brilhantes, de cor vermelha. Já no extremo leste, as arribas são mais baixas e a secção da praia é mais ampla. Tudo isto em contraste com o azul do céu e do mar cria o cenário idílico para umas merecidas férias.

Prepara o teu verão com o OLX onde nada falta para uns belos dias numa das melhores praias de Portugal, seja a geleira, o chapéu de sol, a toalha de praia ou o fato de banho. Experimenta!


Próximas leituras:

Raquete de ténis: guia completo para escolher
Descobre como escolher uma raquete de ténis que se adapte ao teu …
Escalada: 7 essenciais para começar
Estes são os produtos essenciais para começares a praticar escalada. Descobre tudo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.