Se queres aproveitar ao máximo esta época balnear, descobre quais são as melhores praias de Portugal! Elaboramos uma lista com as praias que reúnem as melhores paisagens, acessos e infraestruturas. Queremos que desfrutes o teu verão da melhor forma.

Se és praticante e amante de surf, descobre também onde encontrar as melhores ondas de Portugal!

Top 10 das melhores praias de Portugal

1. Praia de Moledo, Caminha

praia de moledo, caminha

A praia de Moledo é uma das melhores praias no norte do país, não só devido à sua beleza, como também pelas suas qualidades terapêuticas atribuídas à presença de iodo. Situada junto à pitoresca vila de Caminha, esta praia reúne todas as condições para gozar da época balnear em pleno. 

Tem ótimas infraestruturas de apoio, como bares, restaurantes e escolas de surf, e é acessível a pessoas com dificuldades motoras. Além disso, perto desta praia há um parque infantil que pode ajudar a entreter os mais pequenos. 

A Praia de Moledo cumpre todos os parâmetros de qualidade exigidos, sendo por isso galardoada com Bandeira Azul, prémio atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa.

2. Praia da Apúlia, Esposende

praia da apulia, esposende

A Praia da Apúlia possui uma beleza natural inigualável. Está inserida na área de paisagem protegida do litoral de Esposende, e no cimo das suas dunas possui moinhos lindíssimos. 

Esta é uma praia muito frequentada, especialmente durante os meses de verão, e que acolhe regularmente a realização de eventos desportivos, nomeadamente torneios de futebol. 

A praia da Apúlia possui um estacionamento amplo e excelentes acessibilidades, aspetos que justificam a Bandeira Azul que lhe foi atribuída.

3. Praia de São Jacinto, Aveiro

Praia de São Jacinto, Aveiro

A Praia de São Jacinto é uma das mais belas e melhores praias de Portugal. Situada nos limites da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, área protegida onde se conservam espécies de fauna e flora únicas, esta praia possui um areal extenso, em estado quase selvagem.  

Para chegar a esta praia a melhor opção é apanhar um ferryboat no Forte da Barra e desfrutar de uma maravilhosa travessia na Ria de Aveiro. Caso contrário, terás de te deslocar até à Torreira ou Ovar. 

A Praia de São Jacinto não só é galardoada com a Bandeira Azul, como também possui um galardão Qualidade de Ouro, promovido pela Quercus.

4. Praia Osso da Baleia, Pombal

A Praia do Osso da Baleia é uma praia tranquila, capaz de surpreender quem a visita com a sua incrível beleza natural. O seu nome tem origem no início do século XX devido ao aparecimento de um esqueleto de Baleia que terá dado à costa naquele areal.

A Praia do Osso da Baleia reúne todos os parâmetros de qualidade exigidos, possuindo por isso o galardão Bandeira Azul. Além disso, desde 2005 ostenta também o galardão Praia Acessível, dado que é uma das praias com melhores condições para receber pessoas de mobilidade condicionada. A Praia do Osso da Baleia possui:

  • acesso pedonal e estacionamento ordenado, com lugares reservados para viaturas que transportam pessoas com mobilidade reduzida; 
  • acesso de nível ao areal e zona balnear; 
  • instalações sanitárias adaptadas e em local de fácil acesso; 
  • acesso ao serviço de primeiros socorros e ao bar, através de rampas; 
  • nadadores salvadores com formação específica.

5. Praia de São Lourenço, Mafra

A poucos minutos da Ericeira encontramos a Praia de São Lourenço, muito famosa pela sua areia invulgarmente grossa. Situada numa baía abrigada, esta praia possui excelentes condições para a prática de desportos, nomeadamente stand up paddle.

A praia de São Lourenço é uma das melhores praias de Portugal no que a acessibilidades diz respeito. Este areal espaçoso destaca-se pelo seu moderno apoio de praia que, para além de balneários, instalações sanitárias e posto de primeiros-socorros, integra um convidativo bar com esplanada.

Tem também vários passadiços de acesso ao areal e parque de estacionamento. Além de tudo isto, esta praia ainda é também dotada de condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida.

6. Praia de Galapinhos, Setúbal

Praia de galapinhos, setubal

Protegia pela imponente Serra da Arrábida, a praia de Galapinhos é um paraíso na terra. As águas cristalinas e o areal dourado formam uma paisagem de cortar a respiração. Esta zona balnear foi até distinguida em 2017 com o galardão de Melhor Praia da Europa, nos prémios European Best Destinations. 

Contudo, esta praia peca pela sua falta de acessibilidades. Há só duas formas de aceder ao local. Uma através de um “caminho de cabras”, uma descida muito acentuada com mais de uma centena de metros que vai da estrada até ao areal por entre vegetação, num género de escada de terra e toros de madeira. A segunda alternativa faz-se através da praia vizinha, a Praia de Galapos. Porém, esta passagem só é possível quando a maré está baixa.

A tudo isto soma-se uma falta de infraestruturas: não há instalações sanitárias nesta zona balnear! Existe um bar com bebidas e alguns petiscos que apenas funciona durante época alta de verão, quando também é possível alugar guarda-sóis e espreguiçadeiras.

7. Praia da Comporta, Grândola

praia da comporta, grandola

Situada a sul da Península de Troia e nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado, a Praia da Comporta é um espaço natural preservado, onde se conserva a vegetação dunar original. 

Esta praia reúne excelentes condições, como um grande parque de estacionamento, boas infraestruturas e um amplo areal, aspetos que justificam a atribuição de Bandeira Azul. 

Além disso, o mar com alguma ondulação proporciona boas condições para a prática de kitesurf, sendo regularmente palco de algumas competições.

8. Praia de Almograve, Odemira

No concelho de Odemira podes encontrar uma das praias mais bonitas da costa alentejana: a praia de Almograve, também conhecida como a Praia Grande. Esta praia é rodeada de arribas cobertas por um grande cordão dunar e um extenso areal, elementos que compõem a sua beleza natural, e oferece boas acessibilidades a pessoas com mobilidade condicionada, zonas de circulação automóvel e uma grande área de estacionamento. Além disso, é também dotada de um restaurante no local, instalações sanitárias e chuveiros. 

A Praia de Almograve cumpre, portanto, todos os requisitos de excelência e é galardoada com Bandeira Azul.

9. Praia da Falésia, Albufeira

Em qualquer lista de melhores praias de Portugal não pode faltar a tão famosa Praia da Falésia. Situada no concelho de Albufeira, esta praia possui uma grande falésia, que lhe dá o nome, e uma diversidade de tonalidades que lhe proporciona uma beleza imensa. Desde tons vermelhos, oriundos da argila a cores amareladas provenientes do calcário.

Esta zona balnear com cerca de três quilómetros de areal tem acesso por estrada e possui um parque de estacionamento próximo, com acesso por escadas de madeira. Além disso, dispõe de vários serviços de apoio, como bar e instalações sanitários. A praia da Falésia é, sem sombra de dúvida, detentora de Bandeira Azul.

10. Praia da Marinha, Lagoa

Praia da Marinha, Lagoa

A Praia da Marinha é rodeada por falésias proeminentes de tons dourados e banhada por águas azuis tão transparentes que permitem ver o fundo do mar de forma perfeita. Situada no concelho da Lagoa, esta praia possui uma beleza natural surpreendente.  Em 2007, o Guia Michelin atribuiu-lhe a distinção de uma das 100 praias mais bonitas do Mundo.

É uma zona muito visitada para a prática de snorkeling, por ser muito fácil avistar ouriços, estrelas-do-mar, cavalos marinhos, e outras inúmeras espécies de fauna e flora marinha.

No entanto, é uma praia com poucas infraestruturas e o acesso é realizado através de uma longa escadaria.Agora que já sabes o destino, só tens de te preparar para umas férias de sonho. Tudo o que precisas, no sítio do costume.

Visita a nossa seleção de artigos de praia!


Próximas leituras:

5 dicas para acabar com a humidade em casa
O inverno traz consigo o frio e a humidade. Se também sofres …
Dá uma segunda vida às rolhas de cortiças que tens em casa
Pronto para um novo projeto DIY? Mostramos-te 10 formas criativas para reaproveitares …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *