Quer estejas a comprar o teu primeiro trator, a trocar ou a adicionar outro modelo à tua frota, existem muitos aspetos a considerar antes do momento da compra. Escolher o trator que se encaixe às tuas necessidades é um desafio. Neste guia de como encontrar bons tratores usados, o OLX dá-te todas as informações necessárias para fazeres os melhores negócios e cuidares do teu terreno.

Tem em atenção o tempo de vida útil dos tratores usados

Embora ter experiência em compra de carros possa ser benéfico, quando estás a comprar um trator, tens de ter em atenção um aspeto muito importante: a sua durabilidade.

Ao contrário de um carro, um trator tem um tempo de vida útil muito grande. Um carro de confiança e bem estimado pode durar-te entre 10 e 15 anos sem problemas. Contudo um trator pode durar várias décadas. Comprares um carro usado com 30 anos pode não ser uma boa ideia, mas um trator de 30 anos bem conservado pode ser a escolha perfeita.

Compra o teu trator no OLX!

Escolhe os tratores usados mais adequados para o teu terreno

Antes de pesquisares no OLX tratores usados, precisas de saber que há vários modelos de tratores para diferentes situações. Sendo que, atualmente, há uma grande variedade de tratores no mercado.

Os tratores podem ser classificados de acordo com quatro critérios básicos: sistema de locomoção, tipo de chassis, tipo de tração e natureza do trabalho que executam.

Sistema de locomoção

Existem dois tipos de sistema de locomoção, o de pneus e o de rasto. Os tratores de pneus são mais utilizados na agricultura, enquanto os de rasto são mais usuais na construção civil.

Tipo de chassis

O chassis está associado ao peso e à potência do trator. É responsável pela distribuição dos esforços e é onde está localizado o centro de gravidade. Podem ser classificados como articulados ou rígidos, e ter 2, 3 ou 4 rodas. A decisão sobre quantas rodas escolher varia de acordo com o tamanho da propriedade.

Tipo de tração

O tipo de tração pode ser de 2 rodas, 4 rodas ou tração dianteira auxiliar. Aqui ficam algumas recomendações para escolher o tipo de tração mais adequado:

  • Os tratores que possuem tração a duas rodas devem ser utilizados em solos de textura média e em áreas onde não há muita chuva e humidade, para não comprometer a aderência dos pneus ao solo. São utilizados para realizar cultivos em solos pouco inclinados. 
  • Os tratores que possuem tração a quatro rodas são mais adaptáveis a solos pesados e garantem mais segurança em terrenos com maior inclinação. Não é recomendável serem utilizados para operações de cultivo, devido ao tamanho dos pneus. 
  • Os tratores que possuem tração dianteira auxiliar são uma alternativa aos dois últimos mencionados. Geralmente, são mais baratos do que os tratores de tração em quatro rodas e têm as duas rodas da frente mais pequenas, para conseguires controlar melhor a direção e ter uma maior capacidade de tração.

Natureza do trabalho que executam

Os tratores são geralmente classificados como tratores agrícolas, tratores florestais e tratores industriais.

Características que o teu trator precisa de ter

Trator verde moderno no campo

Seja qual for a marca ou modelo que escolhas, deves saber que características essenciais o teu trator usado deve possuir.

Motor de alta potência

O motor de um trator deve ter uma potência alta para conseguires usá-lo sem problemas durante muitos anos.

Potência necessária para o teu trator usado

Número de hectaresPotência recomendadaIdeais para
2 a 2520 a 25 cavalosCeifar, retirar a neve e jardinar
10 a 5030 a 40 cavalosCeifar, retirar a neve, jardinar e cultivar
25 ou mais40 a 60 cavalosCeifar, retirar a neve, jardinar, cultivar e escavar

Funcionalidades recentes

Todos os anos são lançados novos tratores. Caso estejas a comprar um trator recente, certifica-te que tem algumas funcionalidades úteis, como pneus agrícolas, direção assistida ou câmaras traseiras.

Amigo do ambiente

A poluição não para de aumentar e de destruir o nosso planeta. O transporte é uma das principais fontes de poluição, sendo que ao comprares um trator deves ter em atenção se a opção que escolhes prejudica ou não o ambiente. Atualmente, há muitos tratores que são amigos do ambiente, utilizando GLP em vez de diesel.

Alta velocidade

Os tratores são utilizados para te ajudar nos teus trabalhos agrícolas, portanto se estes forem lentos, não haverá vantagens em usá-los. Antes de comprares o teu trator usado, deves saber a sua velocidade.

Faz uma pesquisa aprofundada

Certifica-te que compreendes todas as capacidades do trator, o background dele e quais as reparações e substituições de peças que teve ao longo dos anos. É fundamental escolher um trator adequado à tua propriedade, pois pode causar danos ao teu terreno, como por exemplo, a erosão e o empobrecimento do solo.

Também é importante fazeres uma comparação de preços extensiva para teres a certeza que estás a conseguir um preço justo.

Comprar um trator usado é um investimento que deve ser feito com prudência. Esperamos que o nosso guia te ajude a conseguir arranjar o trator ideal para as tuas necessidades. Visita o OLX e escolhe já hoje tudo o que precisas para o teu terreno. 


Próximas leituras:

5 dicas para acabar com a humidade em casa
O inverno traz consigo o frio e a humidade. Se também sofres …
Dá uma segunda vida às rolhas de cortiças que tens em casa
Pronto para um novo projeto DIY? Mostramos-te 10 formas criativas para reaproveitares …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *