Nos dias de calor importa manter o ambiente fresco, para conseguir estar confortável dentro de casa, dormir bem e trabalhar ou estudar melhor. As ventoinhas portáteis são uma opção eficaz e alternativa ao ar condicionado, que requer instalação, com uma vantagem importante: podes levar para qualquer divisão da casa. Descobre como escolher uma.

O que ter em conta para comprar uma ventoinha portátil

Estes são os fatores mais importantes para escolher uma ventoinha portátil.

Tipos de ventoinhas portáteis

Existem vários tipos de ventoinhas portáteis:

  • Ventoinhas USB: Estes pequenos gadgets são muito leves e pequenos, e podem ser transportados para qualquer lado. A sua principal característica é que são alimentados através de USB, pelo que podes utilizá-los na tua secretária, ao pé do computador ou qualquer outro lugar.
  • Ventoinhas de mesa: As ventoinhas de mesa são de tamanho mais pequeno pelo que podem ser utilizadas em praticamente qualquer lugar. Estes modelos têm um consumo energético reduzido e podem ser transportados com facilidade.
  • Ventoinhas de chão: Estas ventoinhas são mais potentes que as ventoinhas de mesa e são ótimas para espaços mais grandes.
  • Colunas de ar. Já as colunas de ar assentam diretamente sobre o chão ou sobre um móvel, criando um fluxo de ar na vertical, ajudando a dissipar melhor o ar em movimento, especialmente a curtas distâncias. Tornam-se assim mais confortáveis para utilizações prolongadas, mas o efeito é menos imediato.
  • Ventoinhas de pé: As ventoinhas de pé não são tão fáceis de transportar, mas o fluxo de ar é maior, criando uma projeção de ar mais intensa. Este modelos são mais altos, pelo que cobrem melhor espaços amplos. Têm a capacidade de distribuir o ar em diferentes direções, e normalmente contam com uma oscilação de 180º.

5 dicas para escolheres a melhor ventoinha para ti

Velocidade

Verifica as velocidades das ventoinhas portáteis dos modelos que te agradam, uma vez que a maioria dispõe de diferentes programas e cada fabricante tem diferentes padrões.

Idealmente, prefere um modelo com pelo menos 3 programas – lento, médio e rápido, para dar resposta a diferentes necessidades. Mas há modelos com até 12 velocidades.

Alcance

O alcance da ventoinha portátil é o seu raio de ação. Como referência, uma cobertura de 8 metros dentro do espaço em que o produto se encontra inserido é considerado muito bom.

Ângulo

30°, 60 °, 120 °. Parece uma aula de geometria, mas é importante conferir os ângulos de rotação e inclinação da ventoinha portátil. Quanto maior a amplitude, maior a liberdade de movimento que terás. Já existem alguns modelos com amplitude de 360º.

Estabilidade

Podes testar a robustez da base ou do pé e a sua estabilidade em funcionamento. Coloca-a na velocidade máxima, para verificar se se mantém estável. Alguns modelos trazem uma base antiderrapante para estabilidade adicional.

Tamanho

Antes de comprar, mede o espaço disponível, tendo em conta os locais em que vais dar mais uso à ventoinha e o espaço necessário para circulação ao seu redor.

As maiores podem ultrapassar um metro de altura, com uma base ligeiramente superior e pesar mais de 10 kg. A potência é superior, são ideais para espaços maiores, mas sacrificas a mobilidade.

Segurança

Principalmente com crianças, é importante verificar o espaço existente entre as grades da ventoinha portátil, antes de a comprares. Se escolheres um modelo em 2ª mão, verifica o estado do material para detetar sinais de deterioração (peças a cair, ferrugem) e o estado dos cabos elétricos.

Encontra a tua ventoinha ao melhor preço!

Eficiência

As ventoinhas não arrefecem os espaços da casa, apenas promovem o efeito de frescura pelo contacto com a pele do utilizador. A maioria dos modelos tem uma potência a rondar os 30W, o que pode representar um gasto de energia significativo se estiverem ligados muito tempo.

Por todos estes motivos, é importante escolher uma ventoinha portátil de elevada eficiência energética (categoria A), algo que podes consultar na etiqueta energética.

Guia para manter a casa fresca no verão sem gastar muito

Ruído

Tem em conta o nível de ruído do modelo, uma vez que podes querer utilizá-la durante momentos que exigem maior concentração ou em períodos de descanso.

Como referência, procura ventoinhas que não ultrapassem os 45 dB (equivalente a uma conversa silenciosa) em funcionamento normal. Alguns modelos vêm equipados com um modo silencioso (ou “noite”) que reduz ainda mais o ruído.

Temporizador

Este extra é uma ajuda preciosa quando quiseres, por exemplo, adormecer num ambiente fresco.

Podes programar a ventoinha portátil para se desligar passadas algumas horas (alguns modelos permitem até 12 horas), de forma a não gastar tanta energia nem fazer barulho durante a noite. É também bom para a segurança, porque o dispositivo não fica ligado demasiado tempo.

Purificador

Algumas ventoinhas portáteis servem também de purificador de ar e filtro de partículas. Assim, para além de te manterem fresco, ajudam a melhorar o ambiente.

Se estiveres à procura de uma solução deste tipo, avalia o número e certificação dos filtros. A ventoinha deve ser capaz de filtrar pelos de animais, cabelos, pó, pólen, alergénios e outras partículas finas prejudiciais para a saúde.

TOP ventoinhas portáteis até 50€

Estes são os modelos com melhor relação qualidade preço à venda no OLX.

Ventoinhas portáteis USB m-TK

Pros:

  • Preço;
  • Portabilidade.

Contras:

  • Baixa potência.

Ideal para:

  • Quem procura uma solução muito móvel e que ocupa pouco espaço, com utilização pontual.

As ventoinhas USB são bastante compactas e ideais para manter em cima da mesa de trabalho, ligadas ao PC. São o tipo de ventoinhas portáteis mais baratas, de baixa potência, mas que te permitem usufruir do fluxo de ar fresco onde bem entenderes.

ÂnguloInclinação ajustável
Velocidades3
Fonte de energiaUSB
AutonomiaAté 2h
Bateria1500mAh
CorAmarelo, Rosa e Azul
Preço OLXDesde 15,95 euros

Coluna de Ar Kunft KTF 2378

Pros:

  • Segurança;
  • 3 velocidades;
  • Temporizador;
  • Modo silencioso.

Contras:

  • Peso.

Ideal para:

  • Quem procura uma solução para toda a família.

As colunas de ar geram um fluxo de ar sem recorrer a pás rotativas, pelo que são mais seguras para toda a família e animais de estimação. As colunas de ar podem ser programadas de modo a oscilar para a esquerda e para a direita, e assim cobrir uma área maior. Vê um exemplo disponível no OLX:

Tamanho22 x 22 x 79 cm
Peso2,5 Kg
ÂnguloMecanismo de oscilación
Potência45W
Velocidades3
CorBranco
Preço OLXDesde 20 euros

Ventoinha de chão Cecotec 4100 Pro

Pros:

  • Potência;
  • Amplitude;
  • Alcance.

Contras:

  • Portabilidade.

Ideal para:

  • Quem procura arrefecer espaços amplos, sem necessidade de grandes movimentos.

Estes modelos de ventoinhas portáteis são maiores e mais potentes do que as ventoinhas de mesa. Destinam-se a ser utilizados no chão, dado o seu peso e dimensão. Como desvantagem podes encontrar o facto de que apenas permitem ajustar o fluxo de ar na vertical, inclinando a própria ventoinha. Estas ventoinhas promovem uma boa circulação de ar em espaços amplos.

A ventoinha Cecotec 4100 Pro consegue uma profunda sensação de ar fresco com o máximo silêncio e conforto.

Tamanho57 x 21 x 56 cm
Peso5,8 Kg
ÂnguloInclinação ajustável
Potência100W
Velocidades3
CorCromado
Preço OLXDesde 45 euros

Ventoinha de mesa Rowenta Turbo Silence Extreme

Pros:

  • 4 velocidades;
  • Baixo nível de ruído;
  • Alcance e amplitude;
  • Painel touchscreen.

Contras:

  • Portabilidade.

Ideal para:

  • Quem procura uma ventoinha portátil intuitiva, com muitas funcionalidades à distância de um clique.

Estas ventoinhas de mesa são perfeitas para espaços de grandes dimensões, que conseguem arrefecer sem fazer demasiado ruído. Este modelo oferece uma sensação imediata de frio intenso com um nível de ruído de 42 dB.

Tamanho28 x 54 x 35 cm
Peso2,1 Kg
ÂnguloInclinação ajustável
Potência40W
Velocidades4 + Turbo
CorCinzento
Preço OLXDesde 50 euros

Encontra ventoinhas portáteis na maior montra de classificados do país: o OLX. Faz os teus negócios em segurança, seguindo as dicas recomendadas e conclui as tuas compras em Pontos de Encontro OLX.


Próximas leituras:

Como fazer panquecas em casa
Descobre como fazer esta receita clássica de panqueca em casa e todos …
As 7 melhores frigideiras antiaderentes
A frigideira antiaderente ajuda a cozinhar com menos esforço e de forma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *