A mobilidade sustentável é o caminho para proteger o meio ambiente, melhorar a qualidade de vida nas cidades e até poupar ao final do mês. E não são necessárias grandes mudanças para o conseguir. Basta aplicar estas 5 dicas.

1. Prefere alternativas ao carro

Sabias que o setor automóvel é responsável por cerca de ¼ das emissões globais? Por isso, nas deslocações para destinos próximos, opta sempre por ir a pé. Caso a deslocação não seja possível, recorre aos transportes públicos.

Andar de bicicleta também é uma excelente opção de mobilidade sustentável e que faz bem à saúde – melhora as articulações, reforça o sistema imunitário, aumenta a capacidade respiratória e controla a ansiedade.

Artigo relacionado: Como escolher uma bicicleta? Vê este guia completo

2. Se o uso do carro é inevitável, realiza uma condução mais sustentável

Se tiveres mesmo de ir de carro, a condução mais ecológica é o caminho a seguir. Conduzir de forma eficiente permite reduzir o consumo de combustível e diminuir a emissão de gases poluente.

Conduz a uma velocidade constante, sem acelerações e desacelerações ou travagens bruscas. Usa a mudança mais alta possível, já que significa um menor consumo de combustível. Por fim, mantém sempre a manutenção do carro em dia.

Artigo relacionado: 10 dicas para poupar combustível

3. Partilha viagens de carro

Partilhar o automóvel em deslocações contribui para uma mobilidade mais sustentável, pois retira carros da estrada. Não só se reduz a poluição, como há poupanças diretas nos combustíveis, portagens e manutenção, custos que podem ser divididos entre todos os envolvidos.

4. Opta por um carro elétrico ou híbrido

Se a troca de carro é uma possibilidade e queres ter em conta uma mobilidade sustentável, opta então por um carro elétrico ou híbrido. São várias as opções mais sustentáveis disponíveis no mercado, para todos os orçamentos. 

No caso dos carros elétricos, o motor é alimentado por uma bateria. Por isso, não consomem nem gasolina nem diesel, há uma maior tranquilidade na condução, não emitem CO2, têm uma aceleração mais rápida e os custos de manutenção são mais reduzidos. Além disso, há uma isenção do Imposto Sobre Veículos e um valor reduzido para o Imposto Único de Circulação.

Já os carros híbridos possuem dois motores, um elétrico e outro a combustão. Os consumos são mais reduzidos e não há risco de ficar sem bateria.

Artigo relacionado: Checklist para comprar um carro usado de forma segura

5. Adere às trotinetes elétricas

As trotinetes elétricas vieram para ficar, e são uma alternativa válida para uma mobilidade sustentável. Além de muito económicas, trazem impactos positivos quer para a qualidade de vida, como para o ambiente e para a carteira.

São a opção ideal para reduzir as emissões de CO2 e a poluição sonora, exercitar o corpo e a mente, e têm um preço inferior ao de outros meios de transporte. São uma solução prática, segura e uma opção para um estilo de vida mais sustentável.

Artigo relacionado: 6 melhores trotinetes elétricas

Melhorar a qualidade de vida e proteger o meio ambiente está nas nossas mãos. Entre pedalar, caminhar, andar de trotinete, partilhar uma viagem de carro ou preferir os transportes públicos, são várias as decisões responsáveis que permitem contribuir para mobilidade sustentável. Começa hoje.


Próximas leituras:

Aluguer de autocaravana: 10 dicas antes de partir à aventura
Estas são as 10 dicas essenciais para ter umas férias inesquecíveis antes …
Conheça os incentivos à compra de carros elétricos em 2022
Conheça neste artigo todos os incentivos à compra de carros elétricos para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.