As mochilas escolares são essenciais para o regresso às aulas. Para te ajudar a escolher um modelo, apresentamos-te algumas dicas muito úteis. Tem em consideração que é muito importante escolheres mochilas escolares adequadas. É uma decisão que pode evitar dores ou lesões nas costas das crianças.

Se ainda não encontraste o modelo ideal para ti ou para os teus filhos, não entres em pânico. Neste artigo vamos ajudar-te a escolher uma mochila escolar confortável e adaptada à tua situação, sem prescindires do estilo.

Regressa às aulas com o OLX: 9 essenciais para o novo ano letivo

Tipos de mochilas escolares

Tiracolo

Embora bonitas e muito práticas, as mochilas de tiracolo são as menos aconselhadas para uso escolar quando há muito material a carregar. Este modelo, ao ser usado constantemente do mesmo lado, promove posturas desequilibradas por compensação, ou seja, um ombro mais subido do que o outro, para equilibrar a carga.

São uma excelente opção para quem tem a possibilidade de deixar parte do material escolar no cacifo, não obrigando a carregar muito peso diário.

Trolley

As mochilas trolley, não só permitem que a carga esteja no chão e distribuída por duas rodas, como também possibilitam o ajuste da pega à altura de quem as usar, não criando sobrecarga nas costas, anca, joelhos e pés. Contudo, existe um aspeto menos positivo nestas mochilas escolares. A sua relação com as escadas! Não só fazem muito barulho ao subir e descer as mesmas, como também não sobrevivem às primeiras semanas de aulas. 

Trata-se, por isso, de um modelo pouco funcional para escolas com muitas escadas, obrigando o aluno a usar rampas ou elevadores. Uma opção às trolleys comuns são as versões com alças. Com este modelo, mais versátil as escadas não representam um problema. Possuem, no entanto, a desvantagem de ser mais pesadas devido à sua estrutura.

O modelo trolley é uma boa escolha para quem carrega muito material, estuda numa escola plana e tem facilidade de deslocação para a mesma.

Convencional de duas alças

Trata-se do modelo mais polivalente e amplamente usado, desde o ensino básico ao secundário. Com esta mochila escolar, o peso a carregar é efetivamente o que vai dentro da mesma. Para além dos modelos universais, existem já versões com upgrades:

Com cintos ajustáveis – oferecem um apoio extra na cintura, ajudando a distribuir todo o peso que é transportado e não sobrecarregando, assim, os ombros;

Acolchoadas nas costas – por serem almofadadas nas costas, são mais confortáveis e evitam que muitos dos objetos transportados no seu interior perfurem o tecido magoando as costas.

As mochilas convencionais de duas alças são as mais universais e ideais para qualquer estudante. É importante que na hora da sua compra escolhas um tamanho adequado à quantidade de material que pretendes carregar e aos seus extras, caso se justifiquem.

Dicas para o uso correto de mochilas escolares

Estudante com mochila escolar no patio

Há vários aspetos a ter em consideração para um uso correto das mochilas escolares. Fica atento a estas dicas.

Quantidade de carga

Modera o peso da mochila. Quando fores preparar a mala para o dia seguinte, procura distinguir ou ensinar o teu filho a distinguir as prioridades. Tudo o que for acessório e não estritamente imprescindível deverá ficar em casa ou nos cacifos, de forma a aliviar o peso transportado.

Caso tenhas dúvidas, pesa a mochila antes de sair de casa. Certifica-te de que o peso da mochila não excede 15% do peso de quem a usar. Esta é uma recomendação que deve ser respeitada de forma rigorosa de forma a preservar a saúde. Por exemplo: Numa criança com 40 kg, a carga não deve exceder os 6 kg.

Suporte da carga

Procura modelos de duas alças e com um bom suporte, em que o peso possa ser sustentando de forma uniforme. Se a mala tiver um cinto, ajusta-o ao tronco e usa-o sempre que possível. A traseira deverá sempre estar em contacto com as costas. Se a mochila estiver a ser transportada com as alças muito soltas: quando se encontra já perto do fim das costas, a pressão causada na coluna é muito elevada. Todas as mochilas escolares devem ser usadas com as alças apertadas para que não haja oscilação de peso.

Caso o peso exceda o recomendado, opta pelas versões trolley. Ao contrário do que muitas vezes se pensa, esta não é uma solução que resolva o problema, apenas o minimiza. No dia-a-dia o controlo e suporte da carga transportada é fundamental.

Distribuição da carga

Procura distribuir o material pela mochila. Malas compartimentadas são muito úteis nesta tarefa ajudando a distribuir o peso uniformemente. Não te esqueças de que os objetos mais pesados devem ficar no centro da mochila, mais próximos das costas. Coloca os livros maiores nessa zona e os objetos mais pequenos nas bolsas laterais e/ou frontais.

Dá uma segunda vida aos teus livros escolares

Estilos para todos os gostos

Nem só de conforto vive o estudante. O estilo também importa e não precisas de abdicar dele na hora da escolha da tua mochila escolar. Há no mercado cada vez mais opções que aliam o conforto ao estilo. É uma questão de procurares a menina dos teus sonhos. Para te facilitar a vida apresentamos-te alguns dos estilos e designs mais trendy da atualidade.

Com banda desenhada

As mochilas do momento. Quem nunca viu uma mochila dos vingadores? Os modelos com super-heróis são os mais procurados da atualidade, havendo versões de todas as cores e tamanhos. Se não és fã de heróis não stresses, encontrarás mochilas com outras bandas desenhadas.

Old school

O estilo do passado que veio para ficar. Desde o vestuário ao calçado e aos acessórios, já ninguém resiste ao old school. Alguns dos modelos mais antigos são, atualmente, dos mais procurados. Diversas marcas criaram coleções específicas dedicadas a este estilo, ao passo que outras se dedicam à venda exclusiva de artigos old school. Não terás dificuldades em encontrá-las no OLX.

Desportivo

O estilo contemporâneo. Se nenhum estilo te agrada em particular, ou se simplesmente não gostas de arriscar ou de te comprometer este estilo é para ti. Conhecido pela sua versatilidade, é adequado a qualquer situação. Poderás usar a tua mochila desportiva para a escola, para o desporto, para os passeios de fim-de-semana, entre outros. Uma das vantagens deste estilo é a diversidade de modelos existentes no mercado. Se ainda não encontraste o teu, começa já a procurar.

A mochila é, sem dúvida, dos elementos mais importantes a adquirir no início do ano letivo. Na hora da sua escolha não te esqueças de ter em conta o tipo que mais se adequa ao teu dia-a-dia e o estilo que mais te agrada. Esperamos, com este artigo, ter-te ajudado na busca pela tua mochila ideal.

OLX dispõe de mochilas escolares para todos os gostos!


Próximas leituras:

A tua casa está a afundar-se em pó? Estes aspiradores vão-te salvar!
Descobre que fatores deves ter em conta quando procuras aspiradores e qual …
7 livros de viagem para descobrires outros locais sem sair do sofá
Os livros de viagem são os nossos melhores amigos na hora de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *