Os móveis de paletes podem mudar totalmente a decoração e o estilo da tua casa. As paletes são extremamente versáteis, por isso, prepara-te para criar móveis adaptados às tuas necessidades e aos ambientes a decorar.

Podes utilizar as paletes na decoração interior e exterior, seja para delimitar zonas ou para servir de suporte. São o material ideal para construir um deck à medida e ainda podes criar vários móveis de paletes para servir o teu jardim ou terraço.

As paletes podem ajudar a criar assentos, fazer estantes, aparadores, prateleiras, mesas e muito mais. O investimento é praticamente todo medido no tempo que dediques ao projeto, visto que o preço das paletes é muito reduzido. Mas apesar de o custo não ser obstáculo, existem alguns cuidados a ter ao trabalhar com paletes.

  • Começa por lixar as paletes, retirando qualquer farpa ou lasca;
  • Passa um pano húmido para retirar a poeira e sujidade;
  • Dá o acabamento que desejares para o fim que procuras para a palete, tal como aplicar verniz, forrar com tecido ou papel. Caso pretendas um ar mais rústico, deixa-a no seu estado natural.

Se tens tudo pronto para criar móveis a partir de paletes, confere as ideias que temos para ti.

Encontra paletes de madeira ao melhor preço

Ideias de móveis de paletes que podes fazer já no próximo fim de semana

Jardim, quarto ou cozinha – qual é a área que queres transformar com os móveis de paletes? Se a resposta é “todas”, então temos 3 ideias para ti.

1# Cria um lounge único e especial no teu jardim

Para criares o lounge perfeito no jardim com móveis de paletes precisas apenas de alguns sofás, uma mesa de centro e alguma decoração. Antes de começares, faz as medições necessárias para conheceres o espaço com que podes trabalhar. Prepara todo o material que precisas, como parafusos, lixadora, tinta ou verniz, consoante o acabamento que lhe pretendas dar.

Começa com o sofá. Seleciona algumas paletes firmes e sem tábuas partidas. Para um banco simples, precisas de 3 paletes. Já para construíres um lounge completo vais precisas de 6 a 9 paletes, mais uma ou duas para uma mesa ao centro. Empilha duas paletes e prende-as com os parafusos. Aparafusa uma das paletes na vertical, ao longo do comprimento e, assim, tens um apoio para as costas. Neste momento já podes lixar e pintar ou deixar no seu estado mais puro, para teres móveis de paletes rústicos.

De seguida, cria uma mesa de cento, um móvel de paletes muito simples de se fazer. Podes construir a tua mesa com uma palete ou empilhar e fixar duas. Se te for útil, podes também acrescentar rodas nos cantos, e assim obter uma maior mobilidade. Se quiseres terminar esta aventura em grande, podes colocar um vidro por cima da mesa de centro e dar-lhe um toque adicional.

Utiliza umas almofadas brancas na base e no encosto dos sofás para que te possas sentar e deitar de forma confortável. As mantas ficam sempre bem e fazem falta nas noites mais frescas. Podes também colocar um tapete para tornar o espaço mais acolhedor. Dá um toque final com alguma iluminação e umas quantas plantas.

Guia para #plantlovers: como cuidar das plantas de inverno

2# Transforma o quarto com móveis de paletes

Cabeceira de cama com móveis de paletes

É fácil criar uma cabeceira de cama com móveis de paletes e é por aqui que recomendamos que comeces a transformar o teu quarto.

A personalização das paletes é totalmente dependente do teu gosto pessoal e deve estar de acordo com o estilo que pretendes manter ou criar. Se queres uma cabeceira simples, podes simplesmente prendê-la à parede atrás da cama. É possível que precises de 2 a 4 paletes, mas convém medires o espaço que tens disponível. Desmonta, lava e corta as paletes, se for necessário.

Monta a estrutura de acordo com as medidas disponíveis e usa uma pistola de pregos, para unir as madeiras laterais às do centro. Com a base da cabeceira quase pronta, pega nas ripas de madeira e une-as à base, ainda com a ajuda da pistola de pregos ou um martelo e pregos.

Lixa a madeira para evitar farpas e coloca-a no lugar. Agora podes deixá-la simples, pintá-la, colorir e muito mais. Podes ainda aproveitar o topo para pousar algumas molduras com fotografias, frases inspiradoras e pequenos vasos.

3# Renova a cozinha sem gastar dinheiro

Gostas da ideia de ter uma cozinha num misto entre o rústico e o vintage? Que tal criar também móveis de paletes para ela? Podemos começar com as prateleiras, que são bem simples de se fazer.

Seleciona paletes de vários tamanhos ou corta-as em diferentes medidas, consoante os espaços que pretendes ocupar. Lixa-as para que fiquem lisas e sem farpas, para que ninguém se magoe. Podes também envernizar com um verniz incolor ou de acordo com a tonalidade que pretendes que tenham, para lhes garantires uma maior durabilidade. 

Prende à parede, verificando se ficam seguras e se podem suportar com algum peso. Depois é só colocar os livros de culinária, garrafas de vinho, conjunto de canecas, potes de arrumação de produtos alimentares, especiarias e por aí fora.

Como organizar a cozinha: 10 dicas imperdíveis

E se a tua cozinha tem espaço para um pequeno jardim vertical, vais adorar mais esta possibilidade! Cria um móvel de paletes apto a receber as tuas flores e plantas preferidas ou para criares o teu próprio jardim de aromáticas. O primeiro passo é definir o local onde vais criar o teu jardim, escolher as plantas que melhor combinam com a estrutura e decoração da casa.

Reúne então o material necessário entre as paletes, o substrato para as plantas, manta de jardinagem, as próprias plantas ou flores, lixa, furador, agrafador, entre outros. Ainda sobre as plantas, entre as que se adaptam bem a apartamentos tens a Espada de São Jorge, os Catos, a Begônia e a Dracena.

Começa por lixar a palete, pinta e deixa secar antes de continuares. Com a palete deitada no chão, usa o agrafador para prenderes a manta de jardinagem na parte superior. Enche toda a palete com terra ou substrato para as tuas plantas.

Fecha um dos lados com uma tábua ou resto de palete, usando o furador. Finaliza com a plantação das tuas plantas e flores preferidas. Num dos níveis da palete podes criar uma secção exclusiva para as aromáticas e juntar o útil ao agradável, tendo-as sempre disponível para as tuas receitas.

Os móveis de paletes estão em alta e conferem uma característica única aos ambientes em que se inserem. No OLX encontras quase tudo o que precisas para colocar mãos à obra. Não deixes para depois e renova a tua casa de forma sustentável e económica.


Próximas leituras:

Contrato-Promessa de Compra e Venda: tudo o que deves saber
O contrato-promessa de compra e venda é um instrumento importante, que antecede …
10 melhores aquecedores elétricos para os dias frios
Estes são os melhores aquecedores elétricos para tornar qualquer espaço mais acolhedor, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *