Provavelmente estás a pensar “Passar a ferro não é assim tão difícil. Basta abrir a tábua de passar a ferro, ligar o ferro, passar o ferro na roupa e já está!”. Na verdade não é bem assim. Passar a ferro em condições requer bastante habilidade, e é a última coisa que a maioria das pessoas quer fazer nos tempos livres. Pode ser uma tarefa bastante complicada, tediosa, frustrante e repetitiva.

Como a maioria de nós tem uma história de horror relacionada com um ferro (como por exemplo, queimaduras), decidimos compilar as melhores dicas relacionadas com passar a ferro. Mas primeiro,  é importante revermos os tipos de ferro. Todos ferros de engomar são desenhados para o mesmo propósito. Contudo, há características que os diferenciam e facilitam a tarefa de passar a ferro.

Ferro de engomar, ferro com caldeira ou ferro a vapor vertical?

Se passas muita roupa a ferro aconselhamos que invistas num ferro com caldeira, com uma capacidade de reservatório maior e a possibilidade para o jato a vapor.

Caso não utilizes muito o ferro, aconselhamos que tenha uma capacidade de reservatório mais pequena, como o ferro de engomar regular.

Se andas sempre apressado e precisas de uma solução rápida e versátil para eliminar as rugas da roupa, um ferro a vapor vertical é ideal para ti. Contudo, é importante referir que estes ferros são indicados para tecidos mais leves e peças de roupa sem muitos vincos.

Compra o teu ferro ao melhor preço no OLX

Ferro de engomar

Não passo muito a ferro. Estou à procura de um ferro prático e económico.”

Vantagens:

  • Ocupa pouco espaço;
  • Aquece mais rápido que os outros ferros;
  • Fácil de transportar;
  • Mais económico.

Desvantagens:

  • Reservatório de água pequeno;
  • Menor capacidade de produção de vapor.

Ferro com caldeira

Passo bastante roupa a ferro. Estou à procura de um ferro que seja rápido e que seja indicado para quase todos os tecidos.

Vantagens:

  • Depósito de água maior e tem maior autonomia;
  • Capacidade de produção de vapor maior;
  • Alguns modelos têm regulador automático de temperatura e adaptam-se a diferentes tecidos.

Desvantagens:

  • Ocupa mais espaço:
  • Em geral costumam custar mais.

Ferro a vapor vertical

Não passo a ferro roupas com tecidos muito grossos. Procuro um ferro cómodo e que seja muito fácil de manusear.

Vantagens:

  • Ocupa pouco espaço;
  • Capacidade de produção de vapor maior;
  • Bastante prático;
  • Ideal para peças com grandes dimensões (por exemplo, cortinados).

Desvantagens:

  • Não se adapta a todos os tecidos.

Características principais dos ferros de passar

Quando estiveres a pensar comprar um ferro novo certifica-te que o modelo escolhido tem todas as especificidades que precisas.

Detalhe de ferro sobre uma camisa
  • Capacidade do reservatório de água: Uma das características mais importantes de um ferro é a capacidade de reservatório de água, quer seja um ferro de engomar, um ferro com caldeira ou um ferro a vapor vertical. Quanto maior for a capacidade do depósito, menos tempo vais passar a encher o ferro e a esperar pela produção do vapor. Recomendamos que invistas em ferros de engomar com uma capacidade de 300 ml, capacidade de 1.5 litros para ferros com caldeira e uma capacidade de 1 litro para ferros a vapor verticais.
  • Sistema anticalcário: Devido ao vapor produzido pelo ferro pode começar a aparecer calcário na base do ferro. É importante que o teu ferro tenha um sistema anticalcário, pois o calcário bloqueia o vapor e reduz a produção de calor no ferro. Se optaste por um ferro sem sistema anticalcário, recomendamos que utilizes descalcificadores para retirar o calcário.
  • Material da base: O material da base do ferro vai-te ajudar a proteger o tecido e passar a roupa de forma mais fácil e rápida. Os materiais mais comuns são o alumínio, inox, cerâmica e revestimento antiaderente.
Tipos de baseCaracterísticas
AlumínioTipo de material mais utilizado nos ferros. Ter em atenção que este tipo de material pode-se tornar pouco aderente ao longo do tempo, causando vincos na roupa.
InoxEspalha calor de forma uniforme. Este tipo de material tende a riscar botões ou fechos.
CerâmicaÉ um material bastante resistente, espalha bem o calor e tem uma superfície antiaderente.
Revestimento antiaderenteDesliza facilmente na roupa e evita vincos.
  • Potência do ferro: Habitualmente um ferro de boa qualidade tem uma potência alta, gerando mais calor, sendo mais fácil engomar. Recomendamos que optes por ferros com potência de 2000W ou superior, pois estes ferros são os mais adequados para a tarefa regular de passar a ferro.
  • Pressão do jato de vapor: O vapor é muito importante quando estás a passar a ferro, pois relaxa e humidifica as fibras do tecido, tornando-se mais fácil remover vincos. Aconselhamos que escolhas um ferro com uma boa pressão de jato de vapor, pois assim é mais fácil passar a ferro e demoras menos tempo.

O que estou a fazer mal ao passar a ferro?

Agora que já sabes o ferro ideal para ti, enumeramos as melhores dicas para passares a ferro as tuas peças de roupa e para poupares tempo!

Para reduzir muito do teu trabalho, escolhe o ciclo certo na tua máquina. Nas etiquetas da roupa encontras instruções específicas sobre os cuidados com a lavagem. Vais notar que algumas das tuas peças de roupa nem precisam de passar a ferro! Recomendamos que invistas em detergentes de qualidade para evitar manchas

No OLX encontras a melhor máquina de lavar para ti

  • Recolhe a roupa do estendal enquanto está húmida. Com esta técnica, os tecidos não ficam tão secos e consegues mais facilmente remover os vincos.
  • Sacode a roupa húmida ainda antes de a estender para secar. Deste modo, consegues evitar que a tua roupa fique muito amarrotada.
  • Borrifa a roupa com água antes de passares a ferro nos dias de calor ou nos tecidos mais difíceis.
  • Passa a ferro de acordo com tecidos. Separa as mais resistentes das mais delicadas. Desta maneira, vais conseguir poupar tempo, pois assim não tens de alterar demasiadas vezes a temperatura do ferro.
  • Limpa regularmente o ferro. Desta forma, vais conseguir evitar manchas nas roupas.
  • Passa a ferro a roupa preto pelo avesso. Ao fazeres isto, pelos e outras partículas não ficam agarrados e garantes que não ficas com manchas na roupa.
  • Passa a ferro peças delicadas pelo avesso. Peças como a seda e o cetim devem ser passadas a ferro pelo avesso para não ficarem com vincos e marcadas.

Descobre tudo o que precisas para passar a ferro no OLX

Se achas que passar a ferro não é mesmo para ti, o OLX está aqui para te ajudar! No nosso site encontras inúmeros anúncios de pessoas a publicitar serviços de passar a ferro. Basta clicares aqui.

Se procuras mais dicas para organizar a tua vida pessoal e profissional, consulta o nosso blog.


Próximas leituras:

5 dicas para acabar com a humidade em casa
O inverno traz consigo o frio e a humidade. Se também sofres …
Dá uma segunda vida às rolhas de cortiças que tens em casa
Pronto para um novo projeto DIY? Mostramos-te 10 formas criativas para reaproveitares …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *