É o anti-smartphone, com um design irreverente e características surpreendentes para a sua gama de preço. O Nothing Phone é a maior novidade dos últimos anos no universo dos telemóveis, com especificações de última geração e uma mensagem simples: menos é mais. Descobre tudo o que precisas de saber sobre este smartphone.

Nothing Phone (1): ficha técnica

EcrãOLED 6,55” Full HD+ (2.400 x 1.080) 120Hz HDR10+
ProcessadorQualcomm Snapdragon 778G+
GPU Adreno 642L
RAM8GB / 12GB
Armazenamento128GB / 256GB 
Câmaras traseiras50MP – f/1.88 – IMX766
50MP – f/2.2 – Samsung JN1 – 114º – Macro 4 cm
Câmara frontal16MP – f/2.45 – IMX471
Vídeo4K a 30fps – HD a 120fps
Sistema operativoAndroid 12
Nothing OS
Conetividade5G
WiFi 6
Bluetooth 5.2
GPS
NFC
USB tipo C
Bateria4.500 mAh
Dimensões159,2 x 75,8 x 8,3 mm
Peso193,5 g
OutrosLeitor de impressão digital
IP53
PreçoA partir de 455€

Design: irreverente e original

O design do Nothing Phone é perfeito para quem gosta de simetria e simplicidade, com uma estrutura única de caixilharia transparente que o torna imediatamente identificável. Este smartphone é protegido inteiramente por vidro Gorilla Glass o que lhe confere um look irresistível.

As cores disponíveis são o preto ou o branco, com acabamento transparente.

Interface: 900 LEDs na palma da mão

A inclusão de diferentes LEDs de intensidade ajustável na parte traseira é talvez a característica que mais distingue o Nothing Phone e que maior impacto causa. A Glyph Interface é composta por 900 LEDs que podem transmitir informações ao utilizador sem a necessidade de interagir com o smartphone.

Podes asociar determinados tons de chamada a contactos específicos, cada um com um padrão de Glyph único. Também podes escolher diferentes padrões Glyph para distintas notificações ou para saber o estado da bateria ou o nível de carga. Além disso, as luzes também podem piscar ao ritmo de música, ou ainda auxiliar no momento de capturar fotografias.

O objetivo é minimizar o tempo de ecrã. Mesmo virado para baixo, é possível perceber através do padrão das luzes e pelo toque, quem está a ligar. Esta é uma nova forma de comunicar proposta pela marca, útil para interações diárias.

Artigo relacionado: Quanto vale o teu smartphone? Este simulador sabe a resposta

Ecrã: simetria e fluidez

Com 6,55 polegadas, resolução Full HD+, e uma taxa de atualização de até 120 Hz, este dispositivo oferece uma elevada fluidez e imersão a jogar, a ver séries e filmes ou simplesmente a navegar ou a ler emails. Para além disso, tem 500 nits de brilho, mas pode alcançar 1.200 nits em determinados conteúdos, como reprodução HDR.

Em suma, o Nothing Phone oferece cores ricas, contrastes profundos e interações altamente responsivas. As margens do ecrã são reduzidas e possui certificação de proteção IP53, contra salpicos.

Sistema operativo: apenas o essencial

O sistema operativo é uma versão customizada do Android 12, o Nothing OS, que se destaca pelo minimalismo. Chega às mãos do utilizador sem apps desnecessárias, apenas com os essenciais instalados.

O Nothing OS oferece uma seleção cuidada do universo Android, para maior velocidade e uma experiência suave, sem fazer o utilizador perder tempo com o desnecessário. No que respeita à segurança, está disponível o desbloqueio por impressões digitais e facial.

Importante ainda referir que a marca promete 3 anos de atualizações Android e 4 anos de atualizações de segurança.

Processador, RAM e armazenamento: potência a toda a prova

O Nothing Phone (1) está equipado com o processador Snapdragon 778G+. Encontra-se à venda em três versões diferentes, de 8GB/128GB, 8GB/256GB e, por fim, 12GB/256GB.

Assim equipado, este smartphone tem uma performance capaz de correr os últimos jogos, aplicações mais pesadas ou trabalho em multitasking sem problemas.

Artigo relacionado: 7 smartphones com melhor bateria

Bateria: carregamento rápido e sem fios

De notar, porém, que o Nothing Phone não traz carregador incluído na caixa, seguindo a opção atual de várias marcas no mercado.

A bateria do Nothing Phone, de 4.500 mAh com carregamento rápido de 33W, pode ser utilizada com qualquer carregador sem fios e ainda tem a capacidade de carregar outros equipamentos compatíveis. A marca promete 18 horas de autonomia com um único carregamento.

De notar, porém, que o Nothing Phone não traz carregador incluído na caixa, seguindo a opção de várias marcas no mercado.

Câmara: quando menos é mais

O Nothing Phone tem uma câmara traseira dupla, com um sensor principal Sony IMX766 de 50MP e outro sensor Ultra Grande Angular Samsung JN1, também de 50MP. Com esta câmara é possível gravar em vídeo 4K a 30fps, com estabilidade surpreendente.

Para completar a câmara traseira dupla, a câmara frontal tem uma resolução 16MP, ideal para videochamadas. A iluminação de estúdio está embutida e o Modo Noturno leva as imagens a outro nível.

Artigo relacionado: 10 telemóveis com melhores câmaras fotográficas

Veredicto final: o Nothing Phone vale a pena?

O Nothing Phone é um dos smartphones com melhor relação qualidade/preço do ano e oferece recursos mais do que suficientes para a maioria dos utilizadores. Tem um bom ecrã, processador, câmara e batería que se destacam dentro da gama média, a que se soma um design surpreendente e uma inovação bem-vinda a nível de interface.

Para além disso, oferece características que, regra geral, só se encontram em smartphones de uma gama de preço mais elevada, como o carregamento sem fios e carregamento reverso.

Nothing Phone: já à venda no OLX

No OLX podes vender o teu smartphone antigo e, desta forma, comprar aquele que é considerado o maior lançamento, o Nothing Phone. No OLX encontras este modelo, que ainda não está disponível para encomenda na loja online da marca, a preços imbatíveis.


Próximas leituras:

Máquina fotográfica Canon: como escolher
Entre câmaras DSLR, mirrorless e compactas, descobre qual a máquina fotográfica canon …
Novos AirPods Pro: valem mesmo a pena?
Descobre todas as características dos novos AirPods Pro (2ª geração) e descobre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.