O OLX não só desempata a tua vida, ajudando-te a despachar o que já não queres e a ganhar um rendimento extra, como também te liga aos melhores negócios. Já viste a quantidade de telemóveis usados à tua espera no OLX?

Antes da compra, aguenta o entusiasmo por mais um pouco porque temos algumas coisas importantes para te dizer. Tal como na compra de outros artigos usados, existem sempre algumas questões a considerar antes de comprar telemóveis usados.

O que deves considerar antes de comprar telemóveis usados

1. Verifica o estado geral do equipamento

Observa bem as fotografias e se não te parecerem esclarecedoras, entra em contacto com o anunciante e pede mais algumas, principalmente de pormenores. Está atento a marcas, rachadelas e arranhões. Alguns riscos podem comprometer a sensibilidade do toque, reduzindo as respostas aos teus comandos;

2. Verifica a existência de garantia

Uma das primeiras perguntas a fazer é sobre a garantia dos telemóveis usados. Alguns são vendidos ainda com um longo período de garantia. Com a garantia, pede a fatura-prova de compra do mesmo. Se tiver, é mais um ponto a favor.

Pack de telemóveis usados composto por iPhone, carregador, cabo USB e fones à venda no OLX

3. Pedir o IMEI

O IMEI é o número universal de identificação que todos os telemóveis têm. Para que não corras riscos, podes verificar o IMEI do telemóvel usado em que estás interessado. Com o IMEI poderás saber se o telemóvel foi roubado ou extraviado.

É possível ver o IMEI em diversos sites online. Se estiveres perante uma situação de bloqueio, informa as autoridades e denuncia o vendedor.

4. Bloqueio da rede de telemóvel

Embora atualmente seja mais comum encontrar telemóveis usados desbloqueados, convém não te esqueceres de confirmar se o telemóvel que procuras está bloqueado a alguma rede em específico;

5. Atento ao preço

Se o preço é o que te chama a atenção num negócio, também deve servir de sinal de alerta. Atenção, antes de comprar telemóveis, à discrepância de preços entre anúncios e, até mesmo, entre a marca e modelo do telemóvel em questão com o valor dele novo.

Se considerares que está demasiado barato pode ser por dois motivos: o telemóvel pode ter um defeito grave ou o vendedor está com urgência em vendê-lo. Analisa e fala com o vendedor;

6. Conversa com o vendedor

Nos detalhes do anunciante encontras o nome, a localidade, há quanto tempo está registado e os contactos. Podes falar com ele sobre todas as tuas dúvidas. Relembramos que não deves enviar dados pessoais e de contas bancárias pela internet e deves privilegiar comunicação no próprio site, na secção de envio de mensagens;

7. Testar o equipamento

Dá preferência ao encontro presencial e, para reduzires a tua pesquisa de telemóveis usados a zonas próximas de ti, podes colocar esse filtro no motor de busca.

Presencialmente poderás testar o equipamento. Faz testes de câmara, áudio e conexões. Testa todos os botões, se a entrada USB tem rachaduras ou pinos tortos e se o Wi-Fi está a funcionar. Utiliza-o durante uns instantes para garantires a sua funcionalidade em pleno.

Descobre os Pontos de Encontro OLX mais perto de ti, de Norte a Sul do país.

Mulher jovem a ouvir música com fones e a sorrir para o seu telemóvel usado comprado no OLX

Os telemóveis usados mais populares no OLX

Apple

Quem nunca teve uma paixoneta por um modelo iPhone que atire a primeira pedra. Vá, pelo menos já tiveste dúvidas entre um deles e outros de marca diferente.

As experiências que o sistema iOS oferece, em comparação ao sistema Android, passa pela simplicidade do uso pela qual a Apple é reconhecida. Outro fator que lhe é característico é o design, que passa pelo corpo de alumínio e elegância, sendo consistente de modelo para modelo.

Podemos ainda referir que as aplicações são, na generalidade, lançadas primeiro na App Store, que na Play Store, disponível para o sistema Android.

No OLX tens praticamente todos os modelos iPhone.

Samsung

A Samsung está na gama alta dos telemóveis Android. A marca sul-coreana é bastante concorrida e são vários os modelos apresentados que atingem os tops de venda. A Samsung apresenta o potencial da tecnologia móvel em cada modelo que lança.

Será importante relembrar que a Play Store disponibiliza um infindável número de aplicações gratuitas. A qualidade das câmaras Samsung são também destaque, de criar pé de igualdade com muitas câmaras fotográficas profissionais.

Fã incondicional da Samsung?

Huawei

A marca chinesa é também muito concorrida, sobretudo entre a camada jovem e junta-se ao top 3 nas vendas. A Huawei apresenta modelos para todos os segmentos do mercado.

Das últimas referências da marca destaca-se o reforço do controlo de segurança dos seus smartphones, tendo também vindo a melhorar com grande destaque a qualidade de imagem e, atualmente, regista um grande avanço na inteligência artificial.

Mais de 2.500 oportunidades para encontrares um telemóvel Huawei ideal para ti

Já escolheste o modelo e a marca do telemóvel usado que queres comprar? Lembra-te que podes também vender o teu maçarico no OLX. Coloca já um anúncio e põe-no a render!


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *