Diversão! Aventura! Emocionante adrenalina! Estas são coisas que a tua mente diz-te constantemente quando pensas em ciclismo. No entanto, tudo o que sempre fizeste foi pensa, mas nunca andaste de bicicleta. Viste muitos vídeos e praticaste uma ou duas vezes com a bicicleta do teu melhor amigo. Queres mesmo começar a andar de bicicleta.  

O ciclismo é um dos desportos superfáceis em que te podes envolver. Exercita os teus braços, pernas, costas e até a tua coluna vertebral. E adivinha? Não precisas de muito para começar a andar de bicicleta. Apenas lê para encontrares as coisas de que precisas para começares a pedalar imediatamente. 

1. Precisas da tua Primeira Bicicleta

1. Precisas da tua Primeira Bicicleta

O que precisas para começar a andar de bicicleta?
https://stock.adobe.com/images/modern-mountain-bikes-in-sports-shop/137529721

Não podes andar de bicicleta sem uma bicicleta. Embora não seja uma má ideia praticar ciclismo com a bicicleta de um amigo ou vizinho, o melhor é que deves conseguir a tua bicicleta. Dessa forma, podes ajustá-la às tuas confortáveis configurações e habituares-te a ela a tempo. 

No entanto, para conseguires a tua primeira bicicleta, precisas de ter cuidado. Um dos melhores sítios para arranjares essa bicicleta é a tua loja local de bicicletas. Como estão familiarizados com o terreno da tua zona, são os melhores a sugerir qual a bicicleta que se adapta à estrada. 

Também podem-te ajudar a calcular qual das bicicletas se adequa melhor à tua altura, comprimento das coxas e comprimento do braço. Isto é porque precisas de uma bicicleta onde te possas sentar confortavelmente sem teres um corcunda no processo. Não há razão para que te contentes com uma sela que te doa. 

2. Precisas de algumas Habilidades Básicas de Manutenção

Precisas de algumas Habilidades Básicas de Manutenção
https://stock.adobe.com/images/man-maintaining-his-bicycle-for-the-new-season/357584369

Isto pode não ser uma necessidade física, mas certamente virá a calhar. Não queres começar a andar de bicicleta sem algumas habilidades básicas e simples que podem salvar o dia. Tais habilidades incluem aprender a consertar um pneu, ajustar o teu guiador, etc.

Por exemplo, o conhecimento da reparação de um pneu vai guiar-te para saberes que precisas de alguns itens de reparação como a tua minibomba, tubo de reserva, etc. Quando comprares a tua câmara-de-ar de reserva, sê intencional quanto ao tamanho certo. Podes sempre encontrar o tamanho do pneu ao lado do próprio pneu. 

3.  Precisas de alguns Kits de Conforto

Nada é melhor que o conforto! Pode ser a diferença entre um grande passeio e um passeio assustador para ti. No entanto, a comodidade não vem apenas sem algum investimento. 

Honestamente, pedalar confortavelmente pode ser caro para aqueles que querem ser luxuosos com ele. No entanto, se o que tu queres são os kits básicos que te ajudam a desfrutar do teu passeio, não tens de partir o banco para isso. Os kits básicos de que precisas incluem;

a. O teu capacete

O teu capacete
https://stock.adobe.com/images/close-up-helmet-bike/160576714

É muito importante ter sempre o capacete posto quando se monta. O teu capacete tem uma grande probabilidade de prevenir um ferimento na cabeça em caso de acidente. Ao obteres o teu capacete, certifica-te sempre que escolhes aquele que te fica bem na cabeça. 

Os tamanhos e formas da cabeça diferem e isto significa que as formas e tamanhos do capacete também serão diferentes. Tem paciência para escolheres o capacete que se adapta perfeitamente à tua cabeça. Podes ajustar o ajuste e até adicionar almofadas interiores para ajudar o capacete a aconchegar melhor a tua cabeça.

Certifica-te de que o capacete não está a tapar as sobrancelhas ou muito longe dele. Se estiver muito longe das tuas sobrancelhas, é provavelmente demasiado pequeno para a tua cabeça e se estiver a cobrir as tuas sobrancelhas, é demasiado grande para ti. 

Certifica-te também que o teu deslizador está abaixo do lóbulo da orelha onde as correias formam um “Y”. Para teres finalmente a certeza que o teu capacete encaixa na perfeição, faz um teste de controlo abanando a cabeça para o lado. Se o capacete estiver confortavelmente apertado à tua cabeça, não se moverá de lado, no entanto, se não estiver, ajusta-o até que tenhas o ajuste perfeito. 

b. As tuas luvas

As tuas luvas
https://stock.adobe.com/images/male-cyclist-riding-bicycle-outdoors-closeup/410324384

A proteção das mãos é necessária. É por isso que as tuas luvas de mão fazem parte do teu kit de necessidade. As luvas de mão devem ser almofadadas. Desta forma, protegem a tua mão do vento forte do inverno e mantêm-na quente. Também absorve a vibração da bicicleta e mantém os teus dedos firmes. 

c. A tua camisola e os teus calções de bicicleta

 A tua camisola e os teus calções de bicicleta
https://stock.adobe.com/images/biking-cyclist-male-athlete-going-uphill-on-open-road-training-hard-on-bicycle-outdoors-at-sunset-nature-landscape/189103443

Embora possas pensar que este conjunto é um luxo e não uma necessidade, poderás ficar surpreendido com a diferença que isso poderá fazer na tua experiência de equitação. A tua camisola irá assegurar a manutenção da temperatura do teu corpo, permitindo que a quantidade adequada de brisa sopre pelo teu corpo. 

Vestir calções também garante o mesmo conforto que a camisola oferece. Alguns calções têm um acolchoado nas virilhas. O acolchoado é referido como camurça. Esta camurça evita a irritação e ajuda a reduzir a pressão sobre os ossos do sit bones. 

d. Óculos de sol

 Óculos de sol
https://stock.adobe.com/images/portrait-of-mountain-biker-with-helmet-and-sunglasses-listening-to-music-and-smiling/261292706

Isto não pode ser enfatizado em demasia. A tua visão é importante e a única forma de guiar os teus olhos é através do uso dos teus óculos de sol. Apesar de se chamar óculos de sol, não protege apenas os teus olhos do sol, mas também do vento, do pó e dos insetos voadores, que não tens tempo para te desviar com as mãos.

 e. Água

Água
https://stock.adobe.com/images/image-of-young-thirsty-athletic-sportsman-drinking-water-with-closed-eyes-having-peaceful-facial-expression-standing-in-profile-holding-his-bicycle-being-in-forest-during-training-sport-concept/302974741

Água é Vida. Tens de ter pelo menos uma garrafa de água contigo quando andas de bicicleta. Isto irá ajudar-te a manter-te adequadamente hidratado. Se vais andar de bicicleta de longa distância, podes precisar de mais do que apenas uma garrafa de água. É importante que tenhas pelo menos uma garrafa de água presa à bicicleta.

4. A tua identificação de estrada.

No caso de um acidente de viação em que sofres uma concussão ou ficas inconsciente (esperemos que isto não aconteça, mas não faz mal-estar preparado) a tua identificação de estrada é a tua melhor aposta para obteres os cuidados médicos certos e também para contactares as pessoas importantes para ti.

A tua identificação na estrada pode ser uma etiqueta, uma pulseira ou até uma pequena corrente no pescoço. Contém o teu nome, idade, contactos de emergência e informação básica de saúde como o teu genótipo, grupo sanguíneo, alergias, etc.  

Isto é mais necessário se fores um ciclista principiante e estiveres a pedalar sozinho ou com outro ciclista que não te conheça suficientemente perto. 

Duas Coisas Que Não Precisas

1. Sela de Luxo

Embora seja bom conseguir uma sela confortável que se ajuste bem, é desnecessário mudar a tua sela para uma luxuosa, imediatamente recebes a tua bicicleta. O problema é que eventualmente vais mudar a sela, mas é melhor saberes que tipo de sela preferes. 

Saber a tua preferência requer tempo e alguma experiência no ramo do ciclismo. Por isso, poupa algum dinheiro, relaxa e conhece a tua preferência de sela antes de comprares uma nova de fantasia.

2. Mais Equipamento.

Não há necessidade de o negares, conseguir uma bicicleta nova pode ser muito excitante. Especialmente, se for a tua primeira bicicleta. A excitação pode tentar-te a continuar a comprar coisas para que a tua bicicleta seja confortável. Mas, não caias nessa. 

É importante notar que embora seja bom estar confortável no ciclismo, não precisas de muitas coisas para o conseguir. Se te mantiveres com o básico que foi sugerido aqui, és absolutamente bom para começares a pedalar confortavelmente.

Palavras finais!

Para começares a andar de bicicleta, precisas de estar confortável. No entanto, não precisas de ficar falido para isso. Embora o ciclismo possa ser caro, se continuares com o básico, ainda poderás começar a pedalar docemente bem. 

Visita a tua loja de bicicletas local e desfruta do desconto oferecido, aproveita os cupões, compra apenas os necessários e poupa o teu dinheiro até saberes exatamente qual é a tua preferência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.