O ténis é uma atividade fisicamente exigente que exige que todos os grupos musculares do teu corpo atuem em conjunto durante longos períodos, quer sejas um novato ou um jogador experiente. O ténis é também um desporto mental que requer que os jogadores tomem decisões de fração de segundo sobre a melhor jogada para ganharem o ponto. Podes aperfeiçoar as tuas capacidades como jogador de ténis e aumentar significativamente o teu nível de jogo, praticando repetidamente os fundamentos do jogo.

Porquê jogar ténis?

O ténis tem inúmeras vantagens para a mente e para o corpo. O teu equilíbrio, agilidade e coordenação mão-olho, tudo melhora. O ténis envolve movimentos da parte superior do corpo e dos pés, que, tal como outras atividades físicas extenuantes, podem ajudar-te a manter-te saudável e em forma e aliviar o stress. Os métodos do ténis, tais como, quando cronometrar os teus passos a partir da posição de partida, como deslocar o peso do teu corpo, quando bateres no campo ou ao fundo da linha, ou quando fores para um golpe de cabeça, todos precisam de pensamento rápido e estratégia, reforçando as tuas capacidades de resolução de problemas e pensamento crítico.

O ténis tem estas vantagens para além de treinar as tuas capacidades sociais e se jogares a pares, as tuas capacidades de trabalho em equipa, uma vez que cada jogo requer pelo menos dois jogadores.

Que equipamento de ténis são necessários?

Raquetes de Ténis

Raquetes de Ténis

O que precisas para começar a praticar ténis?

Claro, a raquete é um dos equipamentos de ténis mais cruciais. As raquetes de ténis estão disponíveis numa grande variedade de tamanhos e formas. Os profissionais personalizam fortemente as suas raquetes porque tipos específicos de jogadores beneficiam de tipos particulares de raquetes.

No entanto, é crucial lembrar que um bom jogador é bom independentemente do tipo de raquete que usa, e vice-versa!

Cordas de Ténis

Cordas de Ténis

O que precisas para começar a praticar ténis?

As cordas de ténis vêm em tantas variações que é impossível acompanhar as últimas tendências! As cordas podem ser essenciais a nível profissional, e as cordas Luxilon mudaram como o jogo é jogado agora!

No entanto, é vital ter em mente que, ao contrário da crença popular, a maioria dos jogadores recreativos não consideram muito as cordas.

Pegas de Ténis

Pegas de Ténis 

O que precisas para começar a praticar ténis?

A aderência de uma raquete de ténis também pode ter muitas formas diferentes. Tens duas opções para agarrar a raquete: ou usas uma pega de couro como a que vem muitas vezes com ela quando a compras, ou adicionas uma pega em excesso. Embora substituir as de couro custe mais caro, elas duram muito mais tempo. Quer uses um overgrip ou uma pega de couro, é puramente uma questão de sentimento e preferência.

Amortecedores de Vibração

Amortecedores de Vibração

O que precisas para começar a praticar ténis?

Numerosos jogadores de ténis usam amortecedores de vibrações nas suas cordas enquanto jogam. Quando bates na bola, estes amortecedores alteram o som. Os jogadores profissionais variam no seu uso de amortecedores. Não afecta a forma como a bola se comporta quando a atinges!

String Savers

Os jogadores de ténis utilizavam com frequência “string savers” para prolongar o tempo de vida das suas cordas porque anteriormente eram muito caras. Hoje em dia, as cordas não são tão caras, e os “string savers” não são utilizados com tanta frequência. No entanto, eles são fantásticos se competires num torneio e gostarias de não substituir raquetes devido a uma corda partida!

Uma sweatband

Uma sweatband

O que precisas para começar a praticar ténis?

As sweatbands são cruciais para os jogadores de ténis em climas mais quentes. Não pode ser muito agradável para ti quando a tua aderência começa a suar!

Protetor solar

Protetor solar 

O que precisas para começar a praticar ténis?

A mala de todos os jogadores de ténis deve conter um protetor solar, que é uma peça essencial do equipamento de ténis. No campo, o sol pode ser muito forte, e frequentemente não sentirás os efeitos de uma queimadura solar até saíres do campo.

Os benefícios de Jogar Ténis

A Atividade Social Perfeita

O ténis pode ser jogado em duplas ou sozinho, mas ambas requerem um parceiro. Interagir com parceiros e adversários é uma grande vantagem do jogo! Adicionalmente, estás rodeado por pessoas com os mesmos objetivos e interesses, o que é incrivelmente satisfatório do ponto de vista fisiológico. Os jovens jogadores podem fazer muitos amigos e melhorar as suas capacidades sociais desta forma.

Aumento da potência cerebral

O ténis é como a comida do cérebro sem calorias! Jogar ténis pode melhorar o pensamento crítico, a acuidade mental e o pensamento táctico ao formar ligações no cérebro.

A serotonina é um químico cerebral que afecta o teu humor, apetite e ciclo do sono. O ténis ajuda a controlar os níveis de serotonina. 

Combate as Doenças e previne-as

O ténis ajuda a regular o teu perfil lipídico e a baixar o colesterol. Isto pode diminuir o teu risco de desenvolver doenças cardiovasculares, hipertensão e AVC.

Aumento da Flexibilidade, Equilíbrio e Agilidade

Já alguma vez viste ténis na televisão e viste como os jogadores muitas vezes se dobram e agarram a bola para a manterem em jogo? O ténis é um desporto que requer muito movimento, mudanças de direção, e alongamentos físicos. A tua flexibilidade e agilidade irá aumentar devido à prática regular do ténis.

Perda de peso

O ténis é um exercício cardiovascular fantástico, especialmente se jogas solteiros. Todo o teu corpo está continuamente em movimento enquanto corres, giras, esticas e mexes-te.

A Associação Dietética Americana estima que os jogadores competitivos podem queimar entre 768 e 1.728 calorias durante uma partida de duas horas de solteiros, em comparação com os jogadores recreativos que queimam entre 600 e 1.320 calorias.

Redução do ‘stress’

Todos nós experimentamos ‘stress’ na vida, mas o ténis é um ótimo método para o reduzir! O problema de apenas ir correr ou entrar na elíptica é que ainda podes deixar a tua mente vaguear e pensar: “O que vou fazer para o jantar? Que número de calorias é que eu queimo? Ainda tenho uma tonelada de trabalho para completar antes da semana acabar porque tenho um grande prazo. A lista continua.

O ténis força a tua atenção a concentrares-te na atividade em vez das tuas preocupações e listas intermináveis de afazeres. Pensa nisto como umas breves férias mentais!

É um desporto para todas as idades

Em contraste com a maioria dos desportos, o ténis pode ser jogado em qualquer idade. Não há muitos miúdos de 60, 70, ou mesmo 80 anos que corram para cima e para baixo num campo de futebol ou que joguem futebol. Mas muitos reformados continuam a jogar e a desfrutar do ténis.

Com amigos de várias idades e níveis de fitness, é um jogo que é simples de jogar!

Conclusão

O ténis pode ser jogado em qualquer idade na realidade. Podes começar quando és jovem ou mais tarde na vida, e ambas as opções vão fazer-te feliz. O ténis também oferece vantagens sanitárias inigualáveis. Por isso começa hoje a jogar ténis utilizando estas dicas para o ténis numa idade mais tardia. Estamos confiantes que vais adorar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *