Transportas uma caixa de ferramentas na bagageira? Não? Pois fica a saber que, se o teu carro não pega, estás refém de um motor que, se não “morto”, pelo menos está desmaiado. Mas não desistas na primeira tentativa em que deres à chave e nada acontecer.

Para não entrares em pânico, reunimos várias dicas que podes (e deves) colocar em prática se o teu carro não pegar. E nenhuma delas requer ferramentas. As tais que não transportas na bagageira, lembras-te?

As dicas que se seguem poderão não resolver o problema de fundo, mas, pelo menos, visam ajudar-te a levares o carro a circular até uma oficina mais próxima para solucionares a avaria.

O que podes fazer se o teu carro não pegar

Dás à chave e ouves um clique?

Ouves um clique quando tentas fazer arrancar o motor, mas este não dá sinal de vida? Tal pode dever-se a bateria fraca, terminais de bateria sujos, motor de arranque desgastado ou um solenóide preso. Pode ser necessário apenas um “encosto de bateria”, mas existem alguns truques que podes (e deves) tentar primeiro antes de pegares em cabos ou num booster (arrancador) para ressuscitar o motor.

Se o painel de instrumentos acende mas o motor continua sem arrancar, liga a luz do teto e observa-a enquanto dás à chave. Se ela apagar, é sinal de que a bateria está realmente fraca ou quase morta.

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Para aquecer a bateria, os terminais e o motor de arranque, experimenta rodar a chave para a posição inicial repetidamente cerca de 10 vezes seguidas. Faz uma pausa de cinco minutos. Em seguida, tenta ligar o motor. Se a luz do teto permanecer brilhante quando rodas a chave, passa para o próximo truque se o motor continua a não ligar.

Não há como limpar os terminais corroídos da bateria quando não existem ferramentas por perto. Mas podes tentar mover ou, pelo menos, abanar os terminais o suficiente para que estabeleçam melhor contacto.

Podes não acreditar, mas bater com o calcanhar de um sapato nos terminais da bateria fará com que eles rodem ligeiramente em torno dos bornes da bateria se o carro continuar a não arrancar. Em seguida, tenta ligar o motor.

Se tiveres acesso ao motor de arranque, tenta bater-lhe ao de leve com a chave utilizada para mudar o pneu. Por vezes, os contactos elétricos ficam presos e libertam-se através de uma ligeira pancada.

Dás à chave e nem sequer um clique ouves?

Com o pé no travão, desloca a alavanca da caixa para a posição de “ponto-morto” e tenta ligar o motor. Se não der resultado, faz regressar o seletor à primeira velocidade ou posição de marcha-atrás. Mover a alavanca da caixa restabelece, por vezes, o contacto elétrico dentro do seletor de transmissão (também conhecido como interruptor de segurança neutro).

O motor de arranque trabalha, mas o carro não liga?

Tenta trocar os relés. Com o sistema de som desligado, roda a chave para a posição de funcionamento e presta atenção ao zumbido de dois segundos. É o som da bomba de combustível, que prepara o sistema de injeção. Se não ouves zumbido algum, o relé da bomba de combustível pode estar com defeito ou a bomba pode estar a dar as últimas.

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Neste caso, primeiro tens de localizar, no manual do utilizador ou na legenda da tampa da caixa de fusíveis, o relé da bomba de combustível. Depois, puxa-o para cima. Em seguida, encontra outro relé com a mesma referência e troca-o pelo da bomba de combustível. Empurra-o diretamente para o encaixe respetivo. Finalmente, tenta ligar o motor.

Bate no depósito de combustível

O carro continua a não ligar. Bate com o calcanhar de um sapato no exterior do depósito de combustível (fora do carro) para fazer abanar o motor da bomba de combustível. Em seguida, tenta ligar o veículo.

Acelera a fundo… mas parado

Caso tenhas um carro a gasolina e sintas um forte cheiro a este tipo de combustível, quer dizer que o motor está encharcado. Pressiona o pedal do acelerador a fundo enquanto dás à chave para ligar o motor.

Tenta enganar a eletrónica

Uma fuga de vácuo ou um sensor de temperatura defeituoso pode resultar numa mistura de ar/combustível muito pobre para fazer arrancar um motor que está frio.

Se já tentaste todas as dicas acima mencionadas e o teu carro continua a não dar sinais de vida, pressiona o acelerador até metade e tenta ligar o motor. Isso dirá à eletrónica que é necessário adicionar mais combustível.


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