Os faróis são os olhos do teu carro. E o seu correto funcionamento torna mais segura a condução, especialmente de noite, em que a visibilidade é mais reduzida. Ao longo do tempo, é normal que os faróis possam ficar amarelos ou baços, sendo, por isso, importante limpá-los corretamente.

Regra geral, os faróis do carro funcionam sem grandes problemas. No passado, tinham lentes em vidro. E das duas, uma: ou funcionavam ou não funcionavam. Hoje, os faróis podem ficar amarelos ou baços sem que te apercebas desta mudança.

Quando os faróis do carro ficam amarelos ou baços, representam um perigo real para os outros veículos, peões, passageiros e… para ti. Em alguns países, conduzir com faróis amarelos ou danificados podem dar origem a multa ou suspensão da carta de condução.

A iluminação é um assunto sério e envolve questões reais de segurança na manutenção do carro. Lentes (invólucros de plástico que protegem as lâmpadas) amarelas ou baças diminuem a visibilidade na estrada. O lugar-comum “ver e ser visto” fica, assim, comprometido.

Causas e consequências

Por que razão ficam, então, os faróis do carro amarelos ou baços? Essencialmente, são quatro as razões: oxidação; danos ocorridos na estrada; sujidade e produtos químicos; vapor de água. Mas vamos por partes.

A oxidação acontece porque as lentes de policarbonato dos faróis modernos ficam expostas ao ar. As lentes desenvolvem fissuras microscópicas quando expostas à radiação UV, causando “embaçamento”.

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Já os danos ocorridos na estrada, acontecem quando se circula por estradas em mau estado, uma vez que as lentes de policarbonato podem ser atingidas por pequenas pedras e detritos, criando mossas e buracos.

No caso da sujidade e produtos químicos, se o carro estiver na estrada durante um determinado período de tempo, acumula uma fina camada de sujidade e produtos químicos que se depositam nas lentes dos faróis. Camada essa opaca (nublada), cujo efeito escurece as luzes e dificulta a visão na estrada.

Quanto ao vapor de água, é criado dentro da “caixa” do farol devido ao elevado índice de humidade no ar, que fica preso à medida que o ar fora da caixa de luz fica mais seco. Este vapor de água espalha a luz que passa pela lente de policarbonato e cria padrões e difusão de luz na estrada, afetando a visão.

Como limpar os faróis do carro?

Primeiro: removes a camada superior da lente do farol e limpas com lixa especial. Tal parece fácil com os kits disponíveis na maioria das lojas peças. Mas cuidado: se efetuares esse procedimento incorretamente, podes danificar os faróis.

Segundo: Podes polir a lente do farol usando um produto de polimento e um pano de microfibra. Isto é, muitas vezes, apresentado como uma cura de fácil solução, mas os resultados são variados e temporários.

Formas de evitar o problema

Existem maneiras de evitares problemas com os faróis, mas deves ser cauteloso. Tem cuidado ao polir os faróis, pois podes desgastar o revestimento transparente. Não deve existir nenhum grão no polimento e o meio de polimento macio pode remover os primeiros sinais de amarelecimento.

Se possível, o carro deve ser estacionado numa garagem ou com os faróis voltados para o sol. Isto evita os danos que podem ser causados pela luz ultravioleta. Se desejares lavar os faróis, deves fazê-lo com sabão específico para automóvel a cada três meses.

Isto traz vantagens, porque a lavagem pode evitar a acumulação de ácidos e sujidade que promovem o amarelecimento. Caso pareça que o amarelecimento é muito avançado, o verniz antigo terá de ser removido com lixa ou um abrasivo de limpeza, de modo a aplicar uma nova camada de película protetora.

O trabalho de lixamento deve ser feito por um profissional. A tarefa pode ser realizada através da compra de um kit numa loja de retalho, mas se és amador podes cometer um erro ao lixar a superfície de policarbonato muito sensível e macia dos faróis.

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Se tal acontecer, irá gerar um custo extra, que deve ser evitado. O profissional também pode recomendar o tipo certo de verniz para produzir os melhores resultados. Os faróis do carro amarelos não é um problema tão grave como umas pastilhas de travão desgastadas ou pistões a funcionar mal.

Na verdade, podes conduzir durante semanas sem perceberes que podes ter um problema nos faróis. Zelar pelo bom estado dos faróis do carro é algo que não deves adiar indefinidamente.

Em suma, existem vários métodos caseiros para a limpeza dos faróis do carro. No entanto, muitas vezes os produtos utilizados acabam por danificar as óticas e obrigar à substituição das mesmas num curto espaço de tempo.


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