Os melhores audiolivros para pais e filhos
Ouvir em vez de ler ainda é um prazer recente, mas muito útil para quem anda no trânsito ou, por estes dias, fica em casa e quer fazer um intervalo na rotina.
Os audiolivros já não são novos, mas ainda não conquistaram completamente os portugueses. Já no mercado norte-americano são um sucesso e é possível ouvir a própria Michelle Obama a ler a sua biografia “Becoming – A minha história” (são 19 horas de leitura…). A oferta em língua inglesa é imensa.
Qual é a mais-valia de ouvir um romance, uma biografia ou um livro de auto-ajuda em vez de o ler? É bom para quem anda de um lado para o outro e não tem a oportunidade de ler. É bom para ouvir enquanto corre na passadeira do ginásio (ou de casa). É bom para quem começa a ter dificuldades em ver. É bom para, no caso de a leitura ser noutra língua, aprender um novo idioma. É bom para, simplesmente ficar em casa, fechar os olhos e viajar até um mundo imaginado.
A Audible pertence à Amazon e permite fazer uma experiência gratuita de um mês.
Tal como a plataforma anterior, a Scribd também permite fazer um teste gratuito no 1º mês. Além de livros, também podes ouvir revistas.
A Audiobooks permite escolher dois livros gratuitos para experimentar.
Se procuras um site gratuito, todos os livros da LibriVox são grátis porque são lidos por voluntários – aliás, assim que entra na página online o leitor tem a possibilidade de gravar um livro.
Em português de Portugal, as escolhas são poucas, mas existem e com qualidade. Aqui deixamos propostas para os pais e para os filhos. E, já agora, há sempre uma que vale a pena e vai ficar na memória: a dos pais lerem aos filhos ou a dos filhos (que começam agora a aprender a ler e têm de exercitar a leitura) a lerem aos pais!
Não franzas já o sobrolho. Sim, nem todos gostámos de dar o padre António Vieira no ensino secundário, mas isso foi porque tivemos de o dissecar a fundo e responder em exame. Por isso, o desafio agora é dar-lhe uma segunda oportunidade e ouvir com os ouvidos bem abertos porque o que o jesuíta tinha para dizer no século XVII continua extremamente atual tantos séculos depois. E depois, ouvir o grande poeta e declamador Ary dos Santos é, e será sempre, um privilégio. Podes ouvi-lo aqui.
Luís Sepúlveda é o escritor chileno que vive em Espanha e teve os sintomas do novo coronavírus em Portugal, durante o festival literário Correntes de Escrita, em Póvoa de Varzim. Vítor Nobre faz parte das vozes da rádio. Sepúlveda escreveu e Nobre leu para que ouçamos histórias de marginais na defesa da vida e da dignidade humana, na defesa do nosso plano, na luta pela justiça. Este livro está no Plano Nacional de Leitura, mas, atenção!, é para adultos.
A autora contemporânea portuguesa tornou-se conhecida pelos seus romances que facilmente se tornam bestsellers. E este não é exceção. “Diário da Tua Ausência” é uma carta apaixonada de uma mulher, que acaba de sair de uma relação e que vive em Lisboa, com um homem que, inesperadamente, parte para Londres. Então, ela escreve-lhe uma carta.
Uma história linda de um piloto de avião perdido no deserto, de um menino de cabelos louros, da sua rosa, da sua raposa… uma história intemporal com frases que se eternizaram de tão repetidas, de tão pensadas e repensadas como “o essencial é invisível aos olhos”. Este é o livro que pode ser ouvido em conjunto, por pais e filhos – porque é uma viagem à descoberta do sentido da vida. Esta é uma edição com a mais-valia de ter comentários e explicações que permitem compreender melhor a linguagem simbólica usada pelo autor.
A eterna história do menino feito de madeira, pelo velho carpinteiro Geppetto, que tudo faz (bem e mal) para se transformar num menino de carne e osso é aqui contada pela jornalista Mafalda Lopes da Costa. Esta história faz parte de um coleção de audiolivros, editada pela Vogais, da qual fazem parte outros títulos como “A Branca de Neve”, de Charles Perrault, e “A Pequena Sereia”, de Hans Christian Andersen.
“As armas e os barões assinalados…” Assim começa a obra com que, mais cedo ou mais tarde, os nossos filhos se cruzam na escola. A obra do autor do século XVI tem dez cantos e, neste caso, são 7 CD para ouvir de fio a pavio. O desafio é mesmo esse: ouvir o embalo das palavras, as brincadeiras com as palavras, o tom (ora irónico, ora trágico) e compreender por que é este o maior poeta português.
Procura mais audiolivros? Veja os que estão disponível no OLX.Como o teu bem-estar é a nossa prioridade, vê aqui como fazer negócios em segurança no OLX com o Covid-19 e os serviços de entrega porta a porta recomendados pelo OLX.
Próximas leituras:
Deixe uma resposta