A leitura é extremamente benéfica para o desenvolvimento cognitivo das crianças, especialmente daquelas entre os 9 e os 12 anos, devido à sua fase frágil. As crianças com esta idade agarram-se a novas ideias. Sabias que num estudo, descobriu-se que as crianças que leem mais vezes podem conversar mais facilmente com outras pessoas e adultos porque têm uma “fonte de informação estável”. Isto mostra que a leitura pode aumentar as capacidades sociais. Se o teu filho tem dificuldades de comunicação, um livro desta lista pode ser a ajuda que precisas! 

A Saga de Harry Potter de J.K Rowling

A Saga de Harry Potter de J.K Rowling
Fonte: Google

Classificação etária: 9-12

É óbvio que no topo desta lista deve estar Harry Potter. É o mais famoso livro de histórias de fantasia com muitas sequelas, juntamente com filmes conhecidos. Este livro não é um livro qualquer. É uma aventura. Não só desbloqueia um mundo totalmente novo de criatividade e magia, como também te leva numa viagem onde envelheces com as personagens. Este livro é ótimo para crianças que têm uma imaginação hiperativa. 

Prós: 

● Óptimo para o desenvolvimento da arte e da ingenuidade das crianças ;

● Os temas principais do livro promovem a coragem e a amizade como são lições importantes.

Contras:

● O livro não tem muita representação de diferentes identidades ou religiões.

Compra no OLX!

A Saga de Percy Jackson de Rick Riordan

A Saga de Percy Jackson de Rick Riordan
Fonte: Google

Classificação etária: 9-10

A série Percy Jackson Series quase que se junta a Harry Potter em termos de fantasia, criatividade e popularidade. Baseado em muita mitologia grega, é uma óptima forma de interessares-te indiretamente pela filosofia. A série leva-te num perigoso caminho de autodescoberta com a fé do mundo a descansar sobre os ombros do protagonista. Este é um livro que te vai fazer pensar na vida, no destino e na fé. 

Prós: 

● Encoraja as crianças a fazer o seu destino;

● Aumenta o conhecimento da mitologia grega.

Contras: 

● Não é uma representação 100% exacta da mitologia grega 

Compra no OLX!

Nancy Drew de Carolyn Keene

Nancy Drew de Carolyn Keene
Fonte: Google

Classificação etária: 8+ 

Se o teu filho está mais envolvido em crimes e mistérios, então da próxima vez que ele implorar para ver outro episódio do Scooby-Doo compra-lhe este livro. Nancy Drew é uma série longa clássica na qual uma jovem com uma propensão para os problemas resolve mistérios que acabam por acontecer à sua volta. É um grande livro recomendado para as jovens raparigas lerem porque ensina às raparigas que elas podem ser inteligentes, corajosas e fortes. 

Prós: 

● Bom para capacitar raparigas jovens;

● Aumentar a intuição nas crianças;

● Promove a apreciação da lei.

Contras: 

● A protagonista tinha o mau hábito de não ouvir os mais velhos, por isso tem cuidado se o teu filho apanha esse hábito!

Compra no OLX!

Beleza Negra de Anna Sewell

Beleza Negra de Anna Sewell
Fonte: Google

Classificação etária: 10+

É o melhor livro para jovens rapazes e raparigas que adoram animais. Esta é uma história de um cavalo perdido em tempo de guerra. É uma história subtil com mensagens e tons suaves que submergem o leitor completamente. Este livro ajuda-te a desbloquear uma compreensão mais profunda da dor que um ser pode passar. Este é um grande livro para desbloquear a empatia

Prós: 

● Transmite a mensagem de que depois de cada dificuldade há uma recompensa;

● Uma bela história;

● Mostra a realidade da guerra.

Contras: 

● Contém crueldade animal que pode ser perturbadora;

● Pode ser um pouco complicado de entender para os leitores mais jovens.

Compra no OLX!

Corajoso como tu de Jason Reynolds (O mais recomendado)

Corajoso como tu de Jason Reynolds (O mais recomendado)
Fonte: Google

Classificação etária: 10+

Um conto comovente que descreve dois irmãos afro-americanos que navegam através das voltas e reviravoltas que encontram enquanto estão na casa do seu avô durante o Verão. A história absorve-te completamente com uma linguagem vívida e mantém o enredo extremamente interessante devido ao facto de ser imprevisível. 

Prós:

● Ensina a lição de aprender com os teus erros;

● Contém lindas descrições ótimas para a construção de vocabulário.

Contras: 

● A língua pode ser difícil para os leitores mais jovens 

Compra no OLX!

Eu sou Malala de Malala Yousafzai

Eu sou Malala de Malala Yousafzai
Fonte: Google

Classificação etária: 10+

É uma bela história para raparigas de 10-12 anos e até para rapazes. É importante entender a justiça social desde tenra idade. Este livro ensina-te que o mundo não é justo, e muitas pessoas têm de lutar por aquilo que tu podes considerar alguém normal. É uma óptima forma de ajudar as crianças a reconhecer os seus privilégios e ajudá-las a praticar a gratidão. Este livro é um conto arrepiante de heroísmo que supera a crueldade. 

Prós: 

● O livro fala sobre os direitos da mulher à educação;

● Capacita raparigas jovens a trabalhar arduamente;

● Demonstra como te defenderes.

Contras: 

● Pode ser um tema um pouco pesado para as crianças;

● Pode não ser interessante o suficiente.

Compra no OLX!

Conclusão

Nesta era, as crianças estão lentamente a perder o contacto com a literatura porque preferem o conforto e o entretenimento dos seus telefones. O interesse decrescente pelos livros e o tempo crescente no ecrã são preocupantes. A Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente descobriu que as crianças dos 9 aos 12 anos têm uma média de 4-6 horas de tempo de ecrã. Outros estudos da The British Psychological Society também destacam as consequências negativas permanentes que pode ter no desenvolvimento do cérebro das crianças.

Para assegurar o crescimento constante dos esquemas mentais dos teus filhos, é imperativo continuar a introduzi-los na literatura que estimula o pensamento e a criatividade. Há muito mais poder de leitura do que tu pensas, como diz esta criança de 9 anos que dá uma Ted Talk “quando tens um bom livro, não há nada melhor para te fazer companhia”.

As crianças têm um potencial ilimitado e dar-lhes os melhores livros para crianças com menos de 12 anos é um passo essencial para o seu crescimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.