O Paddle Surf é o desporto que consiste no uso dos braços ajoelhado, deitado ou de pé numa prancha estreita e longa. A primeira coisa que precisas de saber sobre o Paddle Surf é que não é um desporto: são vários. Existem diferentes modalidades, todas com regras e objetivos bem definidos.

10 diferentes modalidades de Paddle Surf

Apesar de existirem várias modalidades em torno da prática de Paddle Surf, em Portugal tornam-se mais comuns a Race, Wave, o Freestyle e o Rafting.

10 desportos aquáticos que vale a pena experimentar

1# Wave

O objetivo desta modalidade é juntar as possibilidades do surf clássico com recurso à utilização do remo. A prancha possui design parecido com a de surf, mas com uma leve curvatura ao fundo e com três quilhas.

2# Race

O objetivo é desta modalidade é, como o nome indica, ver quem chega mais depressa à meta.  Normalmente, os profissionais percorrem 12 km e, os amadores, cerca de 6 km, além de distâncias menores para Junior e Kids.

No Race, as pranchas são divididas em duas categorias: as flat wave, para águas mais calmas e as open wave, para mares agitados. Existem ainda modelos que unem as duas características de prancha e os remos possuem a pá maior, para garantir mais velocidade.

3# Race Técnico (ou Slalom)

Trata-se de uma corrida entre obstáculos naturais ou artificiais com a utilização da prancha e do remo. O objetivo é analisar a velocidade, habilidade e técnica de cada atleta. O vencedor é aquele que completa o percurso no menor tempo. 

4# Race Sprint

O objetivo desta modalidade é que o atleta atinja a maior velocidade em percursos curtos, com recurso à prancha e ao remo. As distâncias dos percursos podem variar de 200 metros até 1.000 metros. 

5# Maratona

Trata-se de provas de Race com distâncias que podem variar entre 30 e 50 km. 

6# Downwind

Esta modalidade é praticada a favor do vento, ou seja, com o vento nas costas do atleta, que pode atingir até 18 km/h. É comum ser praticado no mar aberto, com prancha acima do 14 polegadas, e também conta com a ajuda das ondulações. 

7# River SUP

Semelhante à modalidade Rafting da canoagem e praticado em rios, tem por objetivo descer o rio em cima de uma prancha com o auxílio do remo e da mobilidade do corpo. 

8# FreeStyle

O objetivo da modalidade é realizar variadas manobras sobre a prancha utilizando só o remo e a mobilidade do corpo. Ainda não existem campeonatos.

9# SUP de pesca (SUPFISH)

Como o próprio nome indica, trata-se de pesca em cima de uma prancha de SUP. A vantagem deste tipo de navegação em comparação com outras embarcações normais, como barco a remo ou caiaque, é o fácil transporte do equipamento, além de ter acesso a lugares mais difíceis para outros barcos, como águas rasas, bancos de areia ou recifes.

Nesta prática também é possível ter uma visão privilegiada do mar e o conforto de pescar em pé ou sentado.  Já existem, inclusive, campeonatos de pesca que aceitam a utilização de pranchas e vence o atleta que pescar o maior peixe.

10# FUTE SUP (ou SUP Polo)

Nesta modalidade, que deriva do polo aquático, a partida acontece numa área de água determinada. São duas equipas, com três jogadores cada, em cima de pranchas de SUP, onde a bola só pode ser tocada ou lançada através da utilização dos remos. Vence a equipa que fizer mais golos.

Escolas de Paddle Surf em Portugal

Existem escolas de Paddle Surf por toda a costa, sendo possível praticar SUP desde o Porto até ao Algarve, passando por Aveiro, Costa da Caparica ou Lisboa. 

Os valores das aulas individuais rondam os 20 euros por hora. Podes ainda encontrar escolas com ofertas de programas específicos, para treinos durante uma semana inteira que até incluem alojamento e alimentação, cujo investimento podem alcançar o patamar dos 500 euros.

A nível de material, quem está a começar também encontra no aluguer uma excelente opção para a prática de Paddle Surf. As escolas costumam disponibilizar os seus materiais pelos valores indicativos de 25 euros por cada 1h30 de utilização.

Os 5 melhores destinos para fazer surf em Portugal

Dicas para iniciares a prática de Paddle Surf

Se estás a pensar seriamente começar a praticar Paddle Surf, tem em conta estas dicas.

Equipamento e segurança

Na prática de Paddle Surf, principalmente para iniciantes, é necessária uma atenção redobrada à segurança. O colete de salva-vidas é essencial, e deves procurar coletes próprios a esta prática, já que são diferentes dos habituais que, por sua vez, iriam reduzir a tua capacidade de movimentação.

Postura correta 

O Paddle Surf é uma atividade desportiva excelente para a coluna, ligamentos e musculatura abdominal, pelo que exige uma postura correta. Assim, alinha os pés paralelamente, lado a lado, afastando-os quase na largura dos teus ombros e flexiona levemente os joelhos. Na altura de remar, agacha um pouco as pernas, mas mantém o tronco na vertical.

Sabe quando parar

Cansado, não vais conseguir praticar mantendo uma postura correta e pode levar a acidentes na água, colocando a tua segurança em causa. Aos primeiros sinais, permite-te descansar sentado ou deitado na prancha, ou saindo mesmo da água.

Usa o vento a teu favor

O vento atrapalha um pouco a prática de SUP, principalmente para quem está a começar, já que consegue empurrar para direções indesejadas. Assim, aproveita os dias de pouco vento para os primeiros contactos com a prancha e a água.

Opta por locais de água parada

Em águas calmas, tens a oportunidade de te relacionar melhor com a prancha e com os movimentos do Paddle Surf. Opta também por locais que já te são conhecidos, já que vais ter uma melhor noção das direções a seguir.

Não pratiques sozinho

É essencial que, se estás a começar, procures companhia para praticar Paddle Surf. Não se trata apenas tornar a prática mais agradável, é uma questão básica de segurança – deves ter alguém por perto em caso de alguma ocorrência.

Técnicas de queda

É importante aprender a cair, para evitar quedas feias. Aprende a perceber quando perdeste o equilíbrio e não vale a pena tentar ficar em cima da prancha, e como te deves atirar à água. Uma escola de Paddle Surf ou alguém experiente pode ajudar-te.

Pronto para te aventurares? Antes do salto para a prancha, dá um saltinho ao OLX e equipa-te dos pés à cabeça.


Próximas leituras:

5 passadeiras de corrida a partir de 200€
Com tantas opções, escolher passadeiras de corrida é um exercício de resistência. …
As melhores sapatilhas running por menos de 100€
Correr faz parte da tua rotina? Descobre 7 excelentes modelos de sapatilhas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *