O padel é um desporto divertido, intenso e excelente para jogar em equipa. Para além disso, é simples de aprender, e ainda mais para quem já tiver jogado ténis, exige pouco equipamento e as regras são simples. Descobre tudo o que precisas saber para começar a jogar padel.

Características e regras básicas do padel

O padel é um desporto de raquete praticado em pares. Tem um sistema de jogo semelhante ao ténis, onde os jogadores têm de passar a bola por cima da rede e acertar no campo adversário. O terreno de jogo é fechado e retangular, com 10 metros de largura por 20 metros de comprimento, sendo dividido ao centro com uma rede.

Estas são as principais regras do padel, que qualquer aspirante a jogador deve conhecer antes de entrar em campo.

  • A pontuação é contada de forma semelhante ao ténis (15-0, 30-0, 40-0 e jogo).
  • O serviço é feito por baixo e não pode ser feito acima da cintura.
  • No serviço, a bola deve bater primeiro no chão atrás da linha de fundo. Deve ser realizado na diagonal, passar a rede e acertar dentro da zona de receção do campo do adversário.
  • São dadas duas oportunidades para a realização do serviço. Ao fim das duas tentativas, a equipa perde um ponto.
  • O jogador que responde ao serviço deve deixar a bola bater no chão.
  • Se a bola tocar em qualquer parte do corpo em vez da raquete, se houver transporte, ou se a bola bater duas vezes no chão, o ponto é perdido.

Podes consultar o regulamento completo no site da Federação Portuguesa de Padel.

Artigo relacionado: 10 produtos essenciais para praticar snorkeling

Equipamento imprescindível para jogar padel

Das raquetes às sapatilhas, sem esquecer as bolas e grips, este é o equipamento indispensável para jogar padel – e como escolher.

Raquetes

As raquetes de padel são fundamentais para a prática deste desporto, mas para escolher a mais adequada deves ter em conta o peso, a rigidez e a forma da raquete. Existem três formatos diferentes:

  • Redondo: São raquetes leves e de fácil manuseamento, já que apresentam o ponto de equilíbrio mais baixo e o peso está colocado mais próximo do pulso.
  • Gota de água: São raquetes de tipo neutro, com um ponto de equilíbrio intermédio. São mais versáteis e adequadas para jogadores avançados.
  • Diamante: As raquetes de formato diamante oferecem mais potência. São constituídas por fibra rígida e espuma dura, e o ponto de equilíbrio está localizado na cabeça da raquete. São adequadas para jogadores intensivos.

Bolas de padel

A bola de padel pode ser facilmente confundida com a de ténis, dadas as semelhanças na forma, cor e diâmetro. Existem dois tipos de bola: as bolas sem pressão, que possuem um núcleo de borracha mais espesso com um ressalto lento ideal para a prática ocasional, e as bolas com pressão, que são mais leves e oferecem um melhor conforto.

A escolha deve ser feita tendo em conta o nível de prática e as características do terreno do jogo. Para a prática intensiva é recomendado uma bola com pressão, que atinge maior velocidade e ressalto.

Grips e overgrips

Estes acessórios servem para cobrir o cabo da raquete e facilitar a pega. O grip de padel é a fita que se coloca diretamente sobre o cabo, protege a mão e o material raquete. É necessário trocar o grip sempre que o desgaste se torne visível.

Por outro lado, o overgrip é colocado por cima do grip. O objetivo é aumentar o tamanho do cabo da raquete, para que este se adeque melhor à mão e à pega. Para escolher o modelo certo, é importante ter em conta a aderência, a absorção e o conforto.

Sapatilhas

Dado que o padel é um desporto de partidas rápidas, sprints curtos e movimentos intermitentes, as sapatilhas têm um papel importante no desempenho.

Devem ser confortáveis e estáveis, para além de conferir amortecimento, aderência e, claro, durabilidade.

Artigo relacionado: As melhores sapatilhas running até 100€

Roupa

As roupas para jogar padel devem ser, sobretudo, confortáveis. É recomendável usar roupas de algodão, flexíveis o suficiente para não impedir qualquer movimento. Opta por meias grossas para absorver a transpiração e evitar o atrito com a sapatilha.

Mochilas e sacos

As mochilas ou sacos com duplo compartimento são boas opções para transportar o material de padel, existindo modelos desenhados especificamente para este desporto, com compartimento porta-raquete. Seja saco ou mochila, é importante que a solução seja prática e espaçosa.

As mochilas de padel são pensadas para proporcionar o máximo conforto, com alças para levar aos ombros ou em tiracolo, mas também existem opções com pegas, para carregar à mão. Quantos mais compartimentos tiverem, melhor, pois podem transportar de forma organizada e segura todos os acessórios, como os grips ou overgrips.

Com uma noção básica das regras do padel e estes acessórios principais, é possível começar a praticar. No OLX encontras tudo o que precisas e ainda podes vender os equipamentos que já não te servem ou quando quiseres fazer um upgrade. Experimenta!


Próximas leituras:

Prendas de natal para pai: 15 ideias para todos os gostos
Se procuras prendas de Natal para pai, aqui tens 15 ideias originais …
14 prendas para desportistas que vão ativar o natal
Estas são as melhores ideias de prendas para desportistas para ofereceres neste …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *