Os painéis decorativos são uma ótima forma de decorar a casa e torná-la ainda mais acolhedora. A boa notícia é que o podes fazer de forma rápida, original e sem gastar muito dinheiro.

Existem painéis decorativos de diversos formatos, tamanhos, cores, materiais e para todos os bolsos. Neste artigo ajudamos-te a encontrar a solução mais ajustada ao teu budget e ao teu estilo de decoração preferido.

Para que servem os painéis decorativos?

Os painéis decorativos são sobrepostos às paredes de um espaço para, de uma forma rápida e simples, transformar a estética da divisão.

Mas as funções destes painéis vão muito além da simples decoração. Ajudam a dar dimensão a diferentes partes da casa, dependendo do tipo de painéis decorativos que escolheres, e podem até ser usados para criar divisórias ou como isoladores de som.

Tanto podem ser usados no interior, como no exterior. Por isso, há mesmo quem recorra aos painéis decorativos para criar jardins verticais no exterior da casa, por exemplo.

Encontra tudo o que precisas para transformar a tua casa no OLX

Tipos de painéis decorativos mais comuns

Existem painéis decorativos para todo o tipo de bolsos, gostos, espaços, sensibilidade para a decoração ou para a bricolage, sendo uns mais fáceis de aplicar do que outros.

Os mais comuns são:

Painéis decorativos de madeira

Sala de estar com painel decorativo de madeira

Para muitos, a madeira é um material de eleição para decorar uma casa: desde os móveis aos revestimentos e, neste caso, painéis decorativos.

Dentro dos painéis decorativos de madeira, tens à tua escolha uma grande variedade de materiais, como de madeira contraplacada e malamina (mais baratos) ou madeira esculpida (mais requintados, mas mais caros).

Estes painéis conferem um toque natural a qualquer espaço, tornando-os mais bonitos e acolhedores.Além disso, os painéis decorativos de madeira são um excelente isolamento acústico.

Painéis decorativos 3D ou com relevo

Painéis decorativos com relevo no corredorç

Os painéis decorativos 3D são perfeitos se procuras uma decoração moderna e original para as tuas paredes.

Podes transformar por completo uma divisão apenas por colocar painéis 3D, isto é, com relevo. Existem em diversos tipos de material (sendo os mais comuns o plástico, PVC e gesso) e com diferentes padrões e cores, uns mais simples do que outros. Tudo depende do tipo de decoração que mais gostas.

Painéis decorativos em metal

Fonte: pinterest.pt

Se procuras uma decoração mais industrial e contemporânea, fora do que habitualmente se vê, os painéis decorativos em metal são exatamente que precisas.

Os mais comuns funcionam quase da mesma forma que os de madeira: podem ser usados à cabeceira da cama, na parede da TV ou como divisórias. Existem imensos formatos e são muito resistentes. A aplicação exige um pouco mais de cuidado e trabalho.

Painéis decorativos de tecido

Painel decorativo de tecido

Os painéis decorativos em tecido são placas revestidas com tecido que depois podem ser aplicadas a uma parede. Há quem prefira recorrer a esta solução em vez de colocar papel de parede.

Este tipo de painel pode ser feito por ti. Para isso precisas de:

  • Placas de madeira ou contraplacado (ou outro material que prefiras) do tamanho do local a decorar;
  • Tecido com as mesmas medidas (deixa uma margem para as dobras e no caso de escolheres tecido com padrões);
  • Tesoura;
  • Cola para tecidos/madeira;
  • Trincha;
  • Cola e veda.

Passo a passo:

  1. Corta o tecido com as medidas corretas das placas. Tem especial atenção ao cortares os tecidos se escolheste padrões. Deves garantir que, quando colocares os painéis na parede, o padrão fica alinhado em todas as placas.
  2. Cola o tecido que compraste com a ajuda da cola e da trincha. Verifica que todo o tecido fica bem colado, sem bolhas de ar. Para isso, passa um pano ou um cartão por todo o tecido, do meio para as extremidades.
  3. Deixa secar bem o tecido.
  4. Aplica cola e veda na parte traseira das tuas placas e fixa-as à parede. Garante que colocas cola suficiente, especialmente nas bordas das placas.
  5. Pressiona as placas contra a parede, deixa secar e já está!

Sem gastar muito dinheiro, consegues criar os teus próprios painéis decorativos e dar logo outro ar às paredes aí de casa.

A inspiração que procuras para usar painéis decorativos em casa

Os painéis decorativos servem várias funções – esta é uma das suas principais vantagens.

Podes usá-los para:

  • Revestir uma parede completa, como a parede da cabeceira da cama, dando ainda mais destaque à parede principal do teu quarto.
  • Decorar a zona da TV, se és daqueles que prefere uma decoração mais minimalista e quanto menos móveis tiveres em casa melhor. Ao revestir a parede onde tens a TV vais decorar a divisão sem precisares de quaisquer móveis. Além disso, esta solução é perfeita para esconder as tomadas e fios da televisão.
  • Esconder um problema na parede, como danos de humidade ou infiltrações. Depois de tratares da parede, podes tapá-la com painéis decorativos no material que desejares.
  • Separar espaços. Podes simplesmente limitar visualmente uma zona com os painéis decorativos, como separar a zona de jantar da zona de estar. Ou podes mesmo criar divisórias, como os biombos. Muitas pessoas recorrem a esta solução para dividir grandes espaços open space (ex: sala e cozinha) sem terem de criar paredes.
Banner com mensagem "encontra tudo o que precisas no OLX"

Os painéis decorativos podem ser uma ótima forma de decorar a casa sem grande trabalho. E pode ser bastante económico se os comprares em segunda mão e de seguida os aplicares sozinho.

Contudo, se preferires passar esse trabalho a outra pessoa que perceba realmente do assunto, podes recorrer a ajuda de profissionais que já têm experiência a aplicar painéis decorativos em paredes. Visita a nossa secção de profissionais e encontras exatamente a ajuda que precisas.


Próximas leituras:

Como poupar no consumo de ar condicionado
Descobre como poupar no consumo de ar condicionado e ainda assim conseguir …
Aerotermia: a alternativa sustentável para o conforto da tua casa
A aerotermia está a revolucionar o controlo de temperatura nas nossas casas. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *