As panelas slow cookers são uma excelente adição a qualquer cozinha que pretenda ser mais sustentável e saudável. Já têm muitos adeptos em Portugal em boa parte devido à forma como preservam a qualidade nutricional dos alimentos.

As panelas slow cookers são indicadas para quem procura uma refeição económica e saudável. Descobre como funcionam.

Como funciona a panela slow cooker?

Na panela slow cooker, a comida é confecionada durante 4 a 12 horas, em temperaturas que vão dos 79 aos 82 graus. A panela é composta por um compartimento de cerâmica, onde os alimentos são cozinhados, uma tampa e um mecanismo de aquecimento, cuja complexidade depende da marca e modelo que escolheres.

Os modelos mais antigos de slow cookers apenas disponibilizavam duas temperaturas, a alta e a baixa. Os modelos mais modernos já permitem mais funcionalidades, como a temperatura morna, que facilita caso queiras sair de casa enquanto cozinhas ou para manteres a comida quente enquanto estás à mesa.

Estas são as vantagens da panela slow cooker:

  • Realçam os sabores dos alimentos;
  • Mantêm a qualidade nutricional;
  • Evitam que a comida queime ou que se agarre no fundo, graças à cerâmica;
  • Não é necessário adicionar qualquer tipo de gordura ou líquido à cozedura. O alimento é preparado no seu próprio jugo;
  • As refeições preparadas lentamente são mais saudáveis;
  • Uma slow cooker consome menos 80% de energia do que o fogão;
  • Podes deixar a panela slow cooker a funcionar enquanto trabalhas, preparando os ingredientes no dia anterior ou, também, antes de saíres de casa, juntando todos os ingredientes na panela e deixando-a a cozinhar.

Compra a tua panela slow cooker no OLX

Dicas para utilizar uma panela slow cooker

Com a panela slow cooker podes reduzir, sem medo, nas ervas e nos temperos. A cozedura lenta vai realçar os sabores dos alimentos naturalmente. Não abras a panela a meio da cozedura, ou deixarás o vapor e o calor sair, atrasando o processo.

As panelas slow cookers são indicadas para todo o tipo de pratos. Para sopas e guisados, basta que coloques todos os ingredientes necessários dentro da panela e a programes. São perfeitas para cozinhar coxas de frango, peito de carne de bovino ou até ombro de porco. Sobremesas e molhos demoram 4 a 6 horas.

  • Receitas com mais de 6 horas de cozedura em temperatura baixa – Corta os vegetais em pedaços grandes ou, se preferires que sejam mais pequenos, mas firmes, acrescenta-os apenas a meio do tempo da cozedura.
  • Receitas com molhos – Podes aquecer um pouco o molho antes de juntares à tua receita, para diminuir o tempo de cozedura e para que este se misture de forma homogénea.
  • Receitas de carne com gordura – Faz uns cortes na carne, antes de a juntares à panela slow cooker. Assim, com a cozedura, a gordura liberta-se da carne, tornando-a mais saborosa.
  • Carne congelada – Não deves cozinhar carne ainda congelada. Para além de não conseguires que atinja a temperatura necessária para descongelar e depois cozinhar, tens ainda o fator de risco associado às bactérias que as carnes entre 4 e 60 graus podem conter, e que são perigosas para a nossa saúde.
  • Receitas a baixa temperatura – Apesar de conseguires escolher mais do que uma temperatura, dá preferência à baixa temperatura, que pode levar entre 4 e 12 horas a cozinhar, para manteres o sabor e todas as qualidades nutritivas dos alimentos.

A limpeza da panela slow cooker é simples

Começa por limpar com a panela slow cooker ainda morna e utiliza detergente. Não uses nunca a esponja, para não danificares a cerâmica. Um pano será suficiente.

Caso resulte pouca gordura dos alimentos cozinhados, deixa a panela de molho entre 5 e 10 minutos. Se algumas manchas de água forem resistentes, usa vinagre e um pano seco.

Prepara os teus próprios produtos de limpeza naturais com o OLX

Como organizar o dia a dia com uma panela slow cooker

Tens mais tempo de manhã ou ao final do dia? Seja no dia anterior ou no começo do dia seguinte, deves preparar o que precisas para a tua refeição com antecedência.

Coloca todos os ingredientes dentro da base de cerâmica da panela slow cooker e reserva no frio, caso prepares no dia anterior. Se preparares na própria manhã, coloca a panela em funcionamento, programando para o tempo definido na receita.

Se o reservaste no frio, antes da cozedura, deixa o preparado à temperatura ambiente durante cerca de 20 minutos, antes de iniciar a cozedura.

Verifica os tempos de cozedura na panela slow cooker. O tempo de cozedura pode variar consoante o tipo de ingredientes utilizados. Alimentos mais duros, vão durar mais tempo e devem ser colocados no fundo da panela.

Banner com texto "Encontra tudo no OLX" e botão para o site.

Vamos a uma receita para estrear a panela slow cooker? Carne de Vaca Estufada

Ingredientes:

  • 1,5 kg de carne de vaca cortada aos cubos não muito grandes;
  • 4 cenouras pequenas;
  • 2 alhos franceses;
  • 2 folhas de louro;
  • Sal e pimenta q.b.;
  • 1 pé de tomilho ou alecrim fresco.

Modo de preparação:

Começa por descascar as cenouras e cortá-las em rodelas não muito grossas. Corta o alho francês, também em rodelas, e lava tudo muito bem, para libertar todas as impurezas que possam ter.

Coloca os legumes e a carne na panela slow cooker. Tempera com sal e pimenta a gosto, junta as folhas de louro, o alecrim e o tomilho. Envolve tudo muito bem.

Se preferires cozinhar em baixa temperatura, programa a panela para 8 horas. Se optares pela alta temperatura, o teu jantar fica pronto em 4 horas.

No final do tempo programado, encontrarás a carne macia, a desfazer-se, fácil de desfiar e perfeita para utilizar em empadão, lasanha ou recheio para empadas.

No OLX encontras várias marcas e modelos de panelas slow cookers disponíveis. Escolhe a que corresponde às tuas necessidades e ao teu budget, e começa hoje a saborear alimentos cozinhados naturalmente.


Próximas leituras:

Dicas para uma limpeza de casa sustentável
Procuras adotar hábitos de limpeza de casa mais sustentáveis? Trazemos-te 6 dicas …
Como melhorar a eficiência energética da tua casa
A preocupação com a eficiência energética é aplicável a todas as casas. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *