Os papéis de parede são uma excelente opção para fazer uma renovação de ambientes e de decoração nas nossas casas. Existem várias opções, mesmo para orçamentos limitados.

Papéis de parede vs painéis decorativos

É fácil confundir papeis de parede com painéis decorativos. Ambos permitem decorações originais, em diversos formatos, tamanhos, cores e até materiais.

A principal diferença é que os painéis decorativos podem ser montados e colados na parede, através de tiras que compõem o desenho total. Geralmente são desenhos reproduzidos sem repetições, copiados em papel de acordo com o tamanho original. Por sua vez, os papéis de parede contam com desenhos em repetições, mas nem sempre compostos por cópias iguais em todas as faixas.

No OLX encontras uma enorme variedade de papéis de parede

5 aplicações dos papéis de parede

Os papéis de parede têm várias aplicações, para além de decorar as paredes de tua casa. 

  1. Renovar móveis. Para além de forrar paredes, os papéis de parede podem ser utilizados para recuperar móveis antigos ou danificados, que já não se enquadrem na decoração de tua casa.
  2. Destacar elementos do mobiliário. Podes forrar apenas uma parte do móvel com uma cor de contraste ou talvez um padrão interessante. Os detalhes vão fazer a diferença. Cria os teus próprios móveis e personaliza-os.
  3. Dar vida a acessórios. Com os papéis de parede não há mais lugar para molduras aborrecidas ou tabuleiros sem graça. Escolhe o que mais te agrada e dá asas à tua imaginação, de acordo com o ambiente que pretendes enriquecer com esses acessórios. Guarda os restos de papel para aplicar em itens pequenos.
  4. Decorar tetos. Se o papel de parede tem a capacidade de mudar drasticamente um ambiente, o efeito é ainda mais dramático se aplicado ao teto. Aceitas o desafio?
  5. Reutiliza. A política dos 5 R’s também casa bem com papéis de parede. Não deites fora latas de alimentos que acaba, nem frascos. Dá-lhes uma nova vida com um papel de parede à tua escolha e depois utiliza-os para guardar jóias, artigos de artesanato, fios e cabos e muito mais.
Papel de parede riscado para sala

Pros e contras papel de parede

Estas são as principais vantagens dos papéis de parede.

  • Aplicar papéis de parede permite fazer uma remodelação sem obras. Só por aí, já permite uma mudança com um baixo orçamento.
  • Dada a evolução do tipo de material dos papéis de parede, da cola e do próprio processo de aplicação, esta transformação é simples e qualquer um a pode fazer. Uma das grandes vantagens é a durabilidade que pode ser de 15 ou mais anos.
  • Os papéis de parede escondem imperfeições, pois aderem facilmente e escondem coisas que a tinta, por vezes, não consegue ocultar.
  • O papel de parede é uma opção prática e funcional para tornar qualquer ambiente mais bonito, adicionando profundidade, aconchego, estilo e conforto. Para além disso, sobressai à pintura comum.

No entanto, como em tudo, existem algumas desvantagens.

  • Aplicar papéis de parede demora mais do que pintar e exige alguns cuidados na instalação, nomeadamente para garantir que os padrões ficam alinhados e sem bolhas de ar.
  • Remover o papel de parede também é um processo que exige paciência e algumas ferramentas, para não danificar as paredes ou tetos. Entre as ferramentas estão alguns produtos químicos que exigem cuidados.
  • Não é aconselhável aplicar papéis de parede em cozinhas e em casas de banho, a não ser numa superfície oleosa. Como o papel traz uma cola semelhante ao adesivo, em contacto com a humidade fica danificado e é pouco resistente. Inspira-te no OLX para a nova decoração da tua cozinha.
  • A aplicação de papel de parede em zonas com humidade implica que se trate do problema subjacente antes da aplicação – por si só, instalar um papel de parede não resolve a causa das infiltrações. Descobre como tratar da humidade em casa.
  • Por último, é necessário ter em conta que o custo por metro quadrado dos papéis de parede é mais elevado do que a pintura. Se o teu budget é curto, opta por escolher uma divisão da tua casa e criar um ponto de destaque. Também é importante definires se vais ser tu a aplicar ou se terás de contratar alguém.

Os pros e contras dos papeis de parede estão resumidos nesta tabela.

PrósContras
Escondem imperfeiçõesAplicação demorada
Torna os ambientes mais bonitos e aconchegantesAplicação e retirada exigem alguns cuidados
Não exige obras para transformar um espaçoRemoção com produtos químicos
Pode ser aplicada a paredes, tetos ou mobíliaNão é aconselhável a aplicação em cozinhas e algumas casas de banho
Custo mais elevado que a pintura

Que tipo de papel de parede devo escolher?

Papel de parede floral no quarto

É certo que para cada ambiente pode ser mais recomendado determinado tipo de papel, com cores ou padrões mais adequados. No entanto, o teu gosto pessoal deve prevalecer, mas que estejas em sintonia com o ambiente que estás a criar.

Quarto de adultos

O quarto é o local onde queres descansar, portanto, faz sentido que seja um sítio que te transmita tranquilidade, serenidade e alguma paz. Neste sentido, cores mais neutras e papéis de parede sem grandes padrões são os mais indicados.

Isto não quer dizer que o quarto tenha de ser monótono. Podes misturar padrões e cores leves, para deixar o ambiente divertido. Podes experimentar camadas ou degradês, partindo da cor que utilizas na decoração do quarto.

Quarto de crianças

Podes conseguir um ambiente ainda mais lúdico através dos papéis de parede. Existem várias opções para crianças, desde padrões infantis a bonecos. Lembra-te, porém, que demasiada informação pode não ser benéfica, por isso, conjuga o papel de parede com tudo o que o quarto já oferece.

Casas de banho

Sim, é verdade, os papéis de parede também podem ser aplicados nas casas de banho. Tanto podes aplicar numa parede como no teto.

É possível utilizar o papel de parede na casa de banho, mesmo com a humidade que geralmente se faz presente. Para tal, deve existir uma superfície mais oleosa, como uma camada de verniz. Dessa forma, o papel não se deteriora com o vapor da água.

Corredores

Papéis de parede com efeitos como o degradê, conferem uma sensação de alongamento. Se tens corredores pequenos ou estreitos em casa, aposta em algo dentro desse estilo e em tons claros, para criar também uma sensação de luminosidade.

Sala

Este local pede cores mais fortes e até padrões. Procura combinar com os móveis e com a paleta de cores dessa divisão.

Passo a passo para aplicar papel de parede

  1. Escolhe o papel de parede – Para além do design, verifica a largura do rolo e quantos metros precisas para a área que pretendes preencher;
  2. Prepara a parede – Deixa a zona nivelada e, se necessário, utiliza uma lixa ou tapa qualquer buraco;
  3. Reúne um kit para aplicar – Sem esquecer o x-ato e a fita métrica;
  4. Compra a cola – Se comprares já feita facilitas o trabalho;
  5. Assinala a medida com a altura que necessitas – Se a aplicação passar por zonas que tenham janelas ou interruptores, deves assinalar no papel e considerar esses espaços;
  6. Coloca a cola no papel e na parede – Assim garantes que espalhas cola suficiente e que a colagem será perfeita. Espalha bem a cola;
  7. Aplica o papel – Começa pelo topo, acerta a lateral e, com uma escova, pressiona o papel na parede. Podes fazer o movimento de escovagem do papel: isto vai fazer com que qualquer bolha no papel saia;
  8. Extras – Se vais aplicar um papel de parede com padrões, não te esqueças que tens de ter a atenção de “casar” os papéis, para que o padrão fique percetível. Isto vai criar algum desperdício de papel. Guarda esses restos para aplicar noutros locais ou acessórios. Para limpar emendas ou excesso de cola, usa um pano húmido, caso seja um papel tradicional ou, se se tratar de um papel vinílico, usa uma esponja. Não se trata de esfregar, mas apenas de tirar os excessos e marcas.
Banner com botão "desempata no OLX".

Existe uma imensidão de opções no mundo dos papéis de parede. Escolhe qual combina mais com o teu estilo e redefine a decoração da tua casa. No OLX encontras uma grande variedade, para escolheres o que combina com o teu perfil e com os teus objetivos.


Próximas leituras:

12 dicas para vender roupa usada
Estás à procura de uma forma de ganhar algum dinheiro extra? Descobre …
Panela slow cooker: torna as tuas refeições mais económicas e saudáveis
Talvez até já tenhas ouvido falar sobre a panela slow cooker, mas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *