Desde o aparecimento de pisos laminados há algumas décadas, estes provaram ser uma alternativa duradoura e rentável ao piso de madeira maciça. Eles dão toda a resistência que precisa; são atraentes, fáceis de instalar, e além disso, são bastante baratos. Hoje em dia, os pavimentos laminados sofreram melhorias, tais como relevos mais profundos, componentes de corte melhor e mecanismos de costura.

Com este piso, os proprietários alcançaram a estética de madeira de sonho que querem do chão de casa sem pesar na carteira. Se estás atrás de durabilidade e custo baixo, podes obter o melhor piso laminado para tua casa no OLX a um preço atraente.

Para te facilitar a vida, criamos este artigo para dar uma lista detalhada de tudo o que precisas de saber para fazer uma compra. Mas antes disso, qual é a cena do piso laminado?

O que são pisos laminados?

Os componentes dos pavimentos laminados são uma camada de desgaste da melamina, uma camada estabilizadora de suporte, uma camada deestabilização, a língua e ranhura, e uma camada do núcleo. São um popular revestimento híbrido usado para casas; áreas de estar, áreas de refeições, cozinhas, quartos e outras áreas. Parecem tão sólidos pisos de madeira. O único problema é que têm uma afinidade com a humidade.

Os pavimentos laminados foram inicialmente criados para ser uma opção rentável para pavimentos sólidos de madeira e pavimentos em madeira projetado. Os materiais são altos em desempenho, reputação e aparência. Podes ter a estética que desejas para a tua casa, e, ao mesmo tempo, os custos de construção e produção são inferiores aos de madeira dura.

Embora o pavimento laminado seja uma solução padrão para o pavimento para a maioria das casas, como todos os outros produtos, ele vem com os seus prós e contras.

Prós

  • DIY e fácil de instalar;
  • São duráveis;
  • Uso comercial amigável;
  • Baixa manutenção e fácil de limpar;
  • Seguro para os animais de estimação.

Contras

  • Não são resistentes à humidade, portanto, propensos a danos causados pela água.
  • Não podem ser renhidas.
  • Não são autênticas de madeira dura.
  • Lasca facilmente.

Pavimento laminado vs. Outras opções de pavimentos

Como já estabelecemos anteriormente, os pavimentos laminados são uma alternativa. Há diferenças no produto em comparação com outros revestimentos de pavimentos. Vinil, piso de madeira maciça, madeira projetada e pedra natural são outros revestimentos de pavimentos com as respetivas características. Vamos comparar o pavimento laminado como uma alternativa a cada um destes produtos.

Vinil

Vinil
Fonte: Pexels

O pavimento em vinil é um revestimento sintético formado por várias camadas de materiais juntas. São altamente duráveis, proporcionando resistência progressiva à humidade. Ao contrário do piso laminado, são totalmente impermeáveis à água. O vinil é uma alternativa próxima ao laminado porque é amigável a Bricolage, fácil de instalar e com preços competitivos.

Madeira maciça

Madeira maciça
Fonte: Pexels

Embora pareçam 100% iguais por fora, a madeira maciça é feita de 100%, madeira enquanto a madeira laminada não é. O piso de madeira maciça é grosso e tem a vantagem de ser lixado. Por outro lado, o pavimento laminado é fino, maioritariamente de 6-12mm de largura, e não pode ser lixado. São feitos com uma camada de fibra feita de produtos que vem da madeira.

Madeira projetada

Madeira projetada
Fonte: Pexels

A madeira projetada é feita com contraplacados de núcleo sólido e madeira dura em cima. A sua espessura geralmente varia entre 0,5 mm e 4 mm. Por outro lado, o pavimento laminado não tem contraplacado, nem é feito de madeira dura. Ambos os produtos são iguais, principalmente quando observados à distância. No entanto, a sua durabilidade varia. A madeira de madeira projetada tem uma vida útil geral de cerca de 25-30 anos, enquanto o piso laminado pode durar entre 15-39 anos.

Pedra Natural

Pedra Natural
Fonte: Pexels

O piso de pedra natural é feito diretamente de blocos de pedra, mas pode ser construída para se parecer com madeira, dependendo do estilo em geral. São materiais sólidos grossos e duros, com alta resistência à água, o que os torna altamente duráveis. Por outro lado, os pavimentoslaminados são finos e não tão duráveis.

As pedras naturais estão entre as melhores opções em termos de vida prolongada. Em média, podem durar mais de 100 anos e mais.

Como escolher um pavimento laminado

Embora existam tantas vantagens que vêm com o pavimento laminado, a qualidade dos produtos difere e afeta a durabilidade. Os fatores necessários a ter em conta antes de escolher este revestimento do pavimento estão listados abaixo:

Espessura

Apesar de muitas pessoas ignorem este fator, é essencial notar que a espessura do seu laminado determinaria a melhor forma de suportar o desgaste. Reduz o ruído e ecoa na sala e dá uma gravura geral detalhada. Escolher um pavimento laminado mais espesso também ajudará a reduzir a flexão e produzir uma sensação de madeira natural nos pés. 

Estética do pavimento laminado

A perspetiva geral do teu pavimento laminado é outro fator que vale a pena considerar. Certifica-te de que a cor que vai para complementar o interior da tua casa.

A textura da cobertura também teria impacto na sua aparência. O piso laminado de alto brilho proporciona um autêntico acabamento espelhado que pode melhorar o apelo estético da tua casa. O piso laminado raspado à mão é outra opção apelativa, uma vez que oferece uma aparência original de madeira raspada.

Como verificar a qualidade do pavimento laminado

A durabilidade do pavimento laminado é classificada pela classificação de AC. As classificações variam de AC a AC5. As classificações AC1 indicam opções mais finas que são mais sensíveis e adequadas apenas para locais de baixo tráfego. Por outro lado, os pavimentos laminados com classificações de AC5 são mais suscetíveis podem suportar o tráfego pesado, e durariam por um período mais alargado.

Preços para pavimentos laminados

Embora os preços diferem frequentemente devido aos fabricantes, o pavimento laminado custaria entre 6 e 14 euros por metro quadrado. Poderá ainda ser cobrado cerca de 4 a 11 euros por metro quadrado para instalação.

Conclusão

Se queres o apelo do piso de madeira no teu espaço mas não podes pagar os custos altos, o piso laminado é uma alternativa perfeita para explorar. Pouparás despesas ao mesmo tempo que alcança o “look” desejado que deseja para o teu chão.

Se não sabes por onde começar, vai ao site da OLX para fazer uma compra segura do teu design do piso laminado desejado. Há uma grande variedade para escolher na plataforma.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *