Renovar uma casa pode trazer muitas dificuldades e preocupações aos proprietários. Uma das coisas críticas que vai afetar o aspeto do interior da sua casa ou apartamento é a combinação de cores de parede e sua harmonização com a cor do mobiliário. Esta não é uma tarefa fácil. Muitas pessoas passam horas e horas a comparar cores para escolher a combinação certa para as suas paredes, por isso, quando tudo acabou, ainda não estão contentes com o que aconteceu.

Seja a pintar ou a embelezar as paredes com a ajuda da pintura decorativa, ou qualquer outro material, se quiser que o seu espaço vivo fique bonito, terá de considerar a harmonia das cores e escolher o que combina com o quê.

Para que decorar o seu apartamento ou casa não se transforme num pesadelo, leia as nossas dicas sobre combinar as cores com o tipo certo de tinta decorativa.

Vamos começar com os tipos de tintas de parede interiores que você pode usar para pintar a sua casa.

Tinta de latex

Estas tintas são as mais conhecidas tintas decorativas para paredes interiores. Ainda assim, destacam-se também pela sua utilidade, bem como pela sua beleza. Com estas tintas, a primeira associação é uma resistência notável à limpeza ou, como é chamada, “lavagem”. É verdade, e é uma das vantagens que se destacam na oferta, mas não nos esqueçamos da cobertura superior da pintura, da possibilidade de tingimento nos tons mais intensos e no final de um efeito estético específico na parede – brilho. Então sugerimos que pinte a sala de jogos de uma criança. Com um pouco de imaginação e a técnica de pintura adequada, as paredes ficarão mais bonitas, e será mais fácil limpá-las. Combine agradável e útil.

Tinta de latex

Tinta de areia texturizada

A areia decorativa tem sido usada cada vez mais nos últimos anos para produzir tintas e materiais decorativos. É por isso que achamos que este tipo de tinta é o mais bonito para decorar a sua parede na sala de estar.

Vários tipos de areia de quartzo são geralmente usados. Diferentes efeitos decorativos podem ser combinados com outras cores, classificadores e materiais. Uma das decorações mais comuns com areia é tinta metálica. 

Tinta de areia texturizada

Tintas metálicas

A pintura decorativa interior metálica de que falaremos aqui não está no sentido estrito da palavra, apenas metálica, como tinta de carro ou outra tinta. Sob o termo “metálico”, classificamos várias técnicas decorativas que, na nossa opinião, merecem atenção. Todos têm efeitos semelhantes mais próximos do efeito metálico, mas diferem uns dos outros em itens individuais e na aparência final na parede.

Paredes decorativas metálicas criam o efeito da elegância e do glamour. Em interiores dominados por vidro, cristais, elementos banhados a níquel, alumínio e técnicas decorativas metálicas encaixam perfeitamente como superfícies brilhantes e destacam-se das paredes pintadas mate padrão.

Tintas metálicas

Cores sedosas

Estas tintas decorativas para paredes interiores têm um efeito de seda. Existem dois tipos destas tintas, a única coisa que difere é que uma tinta é tingida apenas em tons escuros e a outra apenas em tons claros. Caso contrário, ambas as cores são caracterizadas por um efeito metálico específico brilhante, que é mais próximo do aspeto da seda. 

Você pode fazer “Paredes de Seda” de várias maneiras e em tons disponíveis. O efeito decorativo é muitas vezes feito em movimentos circulares, embora também possam ser horizontais, verticais ou diagonais. Interiores modernos e clássicos podem ser decorados com esta bela pintura.

Cores sedosas

Tinta de parede de efeito brilhante

Os brilhos são frequentemente encontrados no dia-a-dia. São um material decorativo real e são frequentemente usados para embelezar muitas coisas – rostos, pregos, velas, para várias cerimónias.

Além de todos estes propósitos, os brilhos também são usados para decorar paredes. O seu efeito nas paredes pode ser descrito como festivo e glamoroso. O reflexo dos brilhos faz lembrar o reflexo de diamantes e cristais. É por isso que as paredes de brilho se encaixam bem em interiores com candelabros de cristal ou vidro e outros materiais suaves para decoração.

Uma vez esclarecidos os tipos de tintas que pode comprar, elas certamente caberão em qualquer espaço da sua casa. Queremos que continue a ler porque vamos apresentá-lo às três mais belas e valiosas técnicas para pintar paredes interiores.

Tinta de parede de efeito brilhante

Técnica de tonalidade de esponja

Esta técnica com ferramentas baratas deixa um efeito fantástico, e você pode optar por uma combinação de vários tons ou mesmo cores diferentes. Esta técnica vai encaixar perfeitamente com todas as tintas que listamos. Então não vai correr mal se escolher esta técnica.

Técnica de tonalidade de esponja

Técnica de corda

Enrole uma corda mais grossa em torno de um pedaço de madeira ou de um rolo e mergulhe a superfície na tinta. Deixe cuidadosamente as impressões para que a tinta não borre e mude de direção para obter um efeito ainda mais fantástico. Você pode usar cores metálicas impressionantes como o ouro para a base, que proporciona um contraste maravilhoso com a tinta turquesa.

Técnica de corda
https://pin.it/4hIB5u0

Técnica de padrões com folha

Se quiser obter um visual elegante, pinte a parede e coloque a folha amarrotada enquanto a tinta ainda estiver molhada. Padrões subtis permanecerão na parede. Esta técnica de pintura é mais bonita quando combinada com a tinta de látex acima.

Técnica de padrões com folha

Técnica de padrão com pano

Torça o pano e mergulhe-o na tinta. Retire o excesso de tinta e role sobre as paredes. Tal como decorar com uma esponja, esta técnica deixará padrões irregulares que darão às paredes um aspeto interessante. Acreditamos que esta técnica deve ser combinada com tinta metálica para que você obtenha o mais belo efeito glamour nas suas paredes.

Técnica de padrão com pano

A nossa perspetiva

Esperamos que tenha descoberto algo novo neste blog. Gostámos de escrever este tópico e demos-lhe ideias sobre como embelezar o seu espaço sem complicações. Tentámos mostrar-lhe as cores decorativas para as paredes interiores que são as mais bonitas e deixar um efeito fantástico na sua nova sala de estar. Além disso, descrevemos-lhe as melhores e mais populares técnicas com as quais enriquecerá o seu espaço de vida. 

Encontre todos os tipos de tinta e todos os materiais que poderá precisar no site do OLX.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *