O piso de madeira tem sido popular em casas modernas pelo seu calor e estética de design natural. As cores, os designs gerais e a textura podem fazer muito para melhorar a perspetiva geral de qualquer espaço. Há muitos tipos e estilos de madeira lá fora. No entanto, deve saber que nem todos os tipos/estilos são adequados e adequados para a sua casa. Este artigo destina-se a ajudá-lo a fazer melhores escolhas na instalação dos seus pisos de madeira. Continue a ler para explorar mais.

Por que instalar madeira na sua casa?

Embora tenhamos mencionado alguns benefícios para usar pisos de madeira na introdução, não são todos os benefícios que oferecem. Os pisos em madeira são opções de pavimentos flexíveis e versáteis que lhe proporcionam uma ampla gama de desenhos. Oferecem uma visão contemporânea única para o seu espaço. Alguns benefícios extra que vêm com o uso de pisos de madeira incluem o seguinte 

  • São feitos de materiais macios que proporcionam conforto aos seus pés cada vez que pisa neles
  • São altamente duráveis. 
  • Eles adicionam um elemento de design natural à sua casa 
  • Eles têm diferentes opções de design que você pode explorar 

Qualidade a ter em conta ao escolher o pavimento em madeira

Ao escolher o chão de madeira, há certos fatores em que precisa de pensar. Alguns deles incluem a funcionalidade da sala, humidade, preferência de design, e muitos outros. Abaixo, vamos considerar por que estes fatores são essenciais para o seu piso de madeira. 

Tipo de pavimento

Existem duas grandes opções de pavimentos em pisos de madeira; piso de madeira maciça ou projetado. Como o nome sugere, a madeira maciça é feita de madeira maciça em toda a sua espessura. É altamente durável e pode ser melhorada várias vezes durante o seu tempo de vida. Redwood parece-se muito com madeira maciça, mas só na superfície. No interior, estão ligados a materiais de contraplacado de alta qualidade. Geralmente são menos dispendiosos e menos duráveis do que a madeira maciça, e você pode não ser capaz de melhorar mais do que duas vezes ao longo da sua vida útil. 

Espécies de madeira

A sua escolha de madeira pode fazer a diferença no design geral do chão de madeira e tempo de vida. As madeiras são de diferentes tipos e têm durabilidade variada. Algumas espécies são mais duras do que outras e são mais apropriadas para locais com tráfego a pé pesado. Você pode explorar algumas opções de espécies de madeira como carvalho, nogueira, mogno, bambu, cinzas, e muitas outras. As escolhas mais populares para estas espécies são carvalho e nogueira. 

O carvalho é uma opção popular porque é durável e funciona bem com diferentes desenhos. Tem um grão natural atraente que se mistura facilmente com a maioria das casas. Nogueira é muito mais suave que carvalho, mas muito rico, com um tom quente. Tanto o carvalho como a noz podem ser facilmente instalados e facilmente comprados. As outras opções disponíveis são muito menos dispendiosas, mas não tão utilizadas na maioria das casas. 

Padrão de grão e aparência

Os padrões de madeira diferem, principalmente por causa da forma como foi cortada. Os designs padrão que você encontrará em alguns dos seus bosques incluem serra plana, fenda serrada, e quarto serrão. A serra simples vem com um padrão de catedral, enquanto rift-sawn tem grãos consistentes há muito tempo sem catedral. São a categoria mais cara de padrões de piso de madeira. O quarter-sawn é quase semelhante ao serrão simples, exceto que tem um design único, 3D que faz o seu espaço parecer fantástico. Em alguns casos, você pode personalizar seus pisos de madeira para ter mais do que um padrão, fazendo com que pareça exatamente como você imaginou. 

Opções de acabamento

A verdadeira beleza do seu chão de madeira vem depois do acabamento. Também determina como a limpeza e o cuidado com a sua madeira funcionarão. Ao escolher a sua madeira dura, as suas opções disponíveis são pré-terminadas e inacabadas. Os pisos de madeira pré-finado podem ser instalados em menos tempo quando comparados com pisos inacabados. Eles vêm com uma tinta e topcoat já aplicados. Os pisos inacabados demoram mais tempo. Eles dão uma opção de ter controlo de personalização sobre o acabamento da madeira, o que significa que pode escolher o acabamento que melhor se adequa ao seu espaço. 

Os tipos de acabamento que pode utilizar são acabamentos de poliuretano e óleo. Os acabamentos de óleo muitas vezes parecem naturais e macios e penetram melhor na madeira. Por outro lado, o poliuretano dá perfeitamente um casaco duro na madeira, aumentando a sua resistência ao desgaste. 

Consideração de custos

O custo de completar a instalação do piso de madeira depende de vários fatores, como o tipo de madeira que escolhe e o preço de uma instalação profissional. No entanto, idealmente, o custo do pavimento em madeira rondaria os 3 a 13 euros por metro quadrado. Os pisos de madeira pré-desenvolvidos são mais baratos, variando entre 2 e 9 euros por metro quadrado. No entanto, o seu orçamento também deve ter em conta o custo de instalação, exceto se fizer você mesmo. Se quiser fazer, não se esqueça de ter em conta o custo das ferramentas necessárias. 

Instalação

Pode procurar ajuda profissional na instalação de pisos de madeira ou utilizar o método DIY. Se planeia poupar custos, pode decidir torná-lo um projeto DIY. No entanto, certifique-se de que lê as instruções de instalação fornecidas pelo seu fabricante. É aconselhável reunir ferramentas e equipamentos suficientes necessários para o trabalho. Se não conseguir cumprir tais requisitos, não hesite em contratar profissionais. É uma opção menos stressante e muitas vezes mais preferida porque têm as competências e equipamentos necessários para fazer o trabalho. Embora pague mais, quem se importa com isso quando pode ter a qualidade de acabamento que precisa para sua casa? 

Conclusão

Pisos de madeira são excelentes investimentos para a sua casa. Não só embelezam o espaço, como também lhe acrescentam muito valor. São fáceis de limpar e topo da lista em termos de durabilidade. Instalar pisos de madeira em sua casa é uma escolha que nunca se arrependerá. Se não tem a certeza de onde iniciar o processo de instalação, pode começar por verificar as opções disponíveis de pisos de madeira acessíveis no OLX

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *