Plantas de interior resistentes: dicas para plantar e cuidar
Sem jeito para cuidar de plantas, mas com um enorme desejo de ter um pequeno jardim em casa? Só tens de escolher plantas de interior resistentes. Vê as nossas sugestões.
A tua casa é o lugar para onde regressas ao fim de um dia agitado, onde consegues recuperar o teu equilíbrio e te sentes verdadeiramente tu. Justamente por isso, a casa deve estar organizada e decorada num estilo que te representa. E as plantas de interior têm o poder de transformar qualquer espaço, de modo a dar-lhe cor, torná-lo o mais acolhedor possível e de forma a destacar ainda mais a tua personalidade.
Se desejas desfrutar de um pequeno jardim verde em casa, ajustado à tua personalidade e rotinas, preparamos um guia completo sobre plantas de interior resistentes, assim como algumas dicas úteis de cultivo e cuidados.
Temos uma secção repleta de plantas à tua espera
Além de serem um excelente elemento decorativo, as flores e as plantas de interior ajudam ainda a purificar o ar e a regular o nível de humidade na casa.
Algumas destas plantas conseguem ser bastante resistentes e podem dar-se bem sem muita luz ou água, o que significa que não terás de te preocupar muito com elas. São plantas à prova de praticamente tudo, até mesmo de pessoas esquecidas e sem jeito para plantas. Parece-te familiar?
Para criares o teu jardim, tudo o que tens de fazer é reunir alguns vasos, terra, ferramentas básicas de jardinagem, escolher algumas destas plantas de interior resistentes e pôr as mãos na terra.
A Zamioculcas é uma planta nativa de Zanzibar, conhecida pelas suas folhas brilhantes, de um verde intenso, e por não ser nada pretensiosa a fatores ambientais. Cresce bem em condições de luminosidade fraca ou moderada e a temperaturas médias-altas (12-20ºC ou superior, dado que é uma planta africana), sem necessitar de muita água.
Para garantir um crescimento harmonioso, recomendamos-te que a coloques num local com sombra, evitando expô-la à luz solar direta. No Verão, deves regá-la uma vez a cada duas semanas e verificar se o solo está seco antes de a regar novamente. O excesso de humidade da terra pode levar ao apodrecimento das raízes e à degradação das plantas de interior.
Ainda no grupo de plantas de interior resistentes e de origens africanas, apresentamos-te a Violeta Africana – uma das mais bonitas de sempre!
Esta planta é muito fácil de cuidar e floresce durante todo o ano, independente da estação em que se encontre. Isto significa que terás muita cor no teu cantinho natural em casa, 365 dias por ano.
A Violeta Africana precisa de luz, mas deves mantê-la protegida dos raios solares diretos, a uma temperatura entre os 20 e os 24º C. Deve ser regada uma vez por semana – podes colocar a água no prato do vaso ou diretamente no solo, evitando molhar as folhas.
Mesmo que o nome não pareça muito promissor, podemos garantir que a Língua-da-Sogra, também conhecida como Espada de São Jorge ou Rabo de Lagarto, é uma excelente planta para ter em casa. Além de ser muito bonita, com folhas em vários tons de verde, também é fácil de cuidar.
Deves colocar esta planta num local com claridade, mas longe da luz direta do sol, e deves regá-la aproximadamente de duas em duas semanas (no inverno deves regar menos). No entanto, é importante verificares sempre o solo e garantir que está seco antes de uma nova rega. Sim, é tão fácil!
Apesar do nome, a Flor de Natal (ou Poinsétia) não é uma planta sazonal que só se pode ver durante a época natalícia, mas sim durante todo o ano. O curioso é que é no Inverno, nas vésperas das festas, que as folhas mudam de cor, ficando vermelhas.
A Flor de Natal, tal como a maioria das plantas de interior resistentes, suporta temperaturas moderadas, entre os 15 e os 24º C. Deve ser protegida do calor e frio excessivos, incluindo durante o transporte da planta, que deve obedecer a estas condições, para que a planta não se degrade a caminho de tua casa.
Deves regar esta planta uma vez por semana e deves mantê-la num local com iluminação natural, mas sem que esteja exposta a luz solar direta.
No início do Outono, deves mover a planta para um local mais escuro, uma vez que a escuridão ajuda a iniciar o processo de floração e transformação das folhas.
Esta é uma daquelas plantas de interior mais resistentes e que, sem dúvida, daria um toque exótico ao teu jardim caseiro. A Yucca é conhecida tanto pela sua beleza como pela facilidade com que podes cuidar dela.
A Yucca cresce de forma saudável se for colocada num local afastado do frio e da luz solar direta e se for regada a cada duas semanas. Mas lembra-te: é fundamental verificar sempre o solo antes de cada rega para garantir que está completamente seco.
Durante o Verão, podes colocá-la ao ar livre (na varanda, terraço…), resguardada do Sol, uma vez que se dá bem no calor.
A Árvore de Jade (ou Planta Jade) é uma das plantas de interior mais espetaculares que podes ter em casa e é muito fácil de cuidar. As suas dimensões variam consoante o modelo escolhido, mas a principal característica são as folhas muito carnudas e verdes.
Esta planta precisa de uma pequena quantidade de água e deve ser regada apenas uma vez por semana (nos meses de inverno, entre a cada duas/três semanas). Além disso, é uma planta que adora altas temperaturas e luz natural, por isso ficará absolutamente deliciada se a colocares no parapeito da janela, na tua varanda ou no terraço.
Conhecido e apreciado pelas propriedades medicinais e por ser tão fácil de cuidar, o Aloe Vera é uma ótima planta para ter em casa.
Deve ser colocado num local com bastante luz, perto de uma janela, por exemplo, e regado a cada duas semanas se o solo estiver seco. De resto, terá um bom desempenho por conta própria, sem necessitar de cuidados adicionais da tua parte.
Se adoras plantas esvoaçantes para colocar em prateleiras ou em vasos suspensos, a Jiboia é das melhores plantas de interior para o efeito.
Esta planta não é nada pretensiosa em termos de condições de luz, dando-se bem tanto em locais bem iluminados como com mais sombra. Apenas tens de te certificar de que o solo está sempre húmido, porque é uma planta que adora água. E é só isso!
Apesar de estas plantas terem a fama de ser muito resistentes, não deixa de ser importante teres em consideração alguns cuidados, para que as possas desfrutar delas por muito mais tempo, nomeadamente:
Como vês, trazer a natureza para dentro de casa é uma missão muito mais simples do que imaginavas, especialmente se optares por plantas de interior resistentes.
Próximas leituras:
Deixe uma resposta