A luz é uma das nossas necessidades fundamentais. Tem o poder de aumentar a nossa energia e humor e é crucial para controlar o nosso ritmo diário, que governa os nossos padrões regulares de alerta e sono. Estamos constantemente à procura de formas de aumentar a luz durante os longos meses de inverno quando há pouca luz solar.

No entanto, a luz excessiva na hora errada pode ser perigosa. A escuridão é especificamente necessária para dormir. A luz azul dos computadores e telemóveis pode perturbar os nossos ritmos normais e contribuir para o cansaço do meio-dia.

Os olhos humanos são sensíveis a uma estreita faixa de comprimentos de onda de luz que vão do azul (comprimento de onda curta e alta energia) ao vermelho (comprimento de onda longo e menor energia). A luz azul compõe cerca de um terço do espectro visível. O sol é a principal e mais natural fonte de luz azul para nós. No entanto, estamos também expostos a fontes de luz mais azuis devido a melhorias tecnológicas, como luzes LED, televisores de ecrã plano, ecrãs de smartphones e monitores de computador e smartphone.

Estamos expostos à luz azul destas fontes por períodos mais longos e em ângulos muito mais próximos do que somos do sol, apesar de ser produzido com uma intensidade muito menor.

A luz azul espalha-se mais no olho e é mais difícil de concentrar do que a luz com comprimentos de onda de menor energia, levando à tensão ocular. Esta dispersão produz “ruído visual” que diminui o contraste e pode ser um fator no desenvolvimento da estirpe digital dos olhos.

Várias fontes de luz azul

A luz azul está em todo o lado, embora o sol seja a maior fonte. Seguem-se possíveis fontes de luz azul:

  • Tubos de luz fluorescentes
  • Lâmpadas fluorescentes compactas (CFL)
  • Lâmpadas LED
  • Televisores e ecrãs LED
  • Monitores de computador
  • Smartphones
  • Tablets

As emissões de luz azul do dispositivo digital pálidas em comparação com as do sol, mas devido à sua proximidade e ao tempo que as pessoas passam à sua frente, há a possibilidade de poderem eventualmente causar ferimentos. Não há muita pesquisa científica fiável disponível sobre estas questões.

Quais são os efeitos nocivos da luz azul nos olhos?

Quando os cristais entram na retina diretamente, os danos na retina são permanentes. A córnea pode permitir que a luz com um comprimento de onda entre 300 e 400 nm passe e seja absorvida pela pupila ou íris dos olhos (o centro negro dentro da íris). A luz azul de onda curta mais perigosa é aquela com alta energia entre 415 e 455 nm. A dor nos olhos relacionada à luz azul está a tornar-se uma preocupação cada vez mais comum à medida que mais indivíduos se apercebem das suas consequências negativas.

A exposição prolongada à luz azul pode causar: 

Miopia: O comprimento de onda curto da luz azul faz com que o foco esteja na frente da retina em vez do centro, agravando a miopia e fadiga após exposição prolongada à luz azul. A capacidade das pessoas para estudar e trabalhar de forma eficiente pode ser impactada por sintomas como a diplopia e a dificuldade de concentração.

Formação de cataratas:  A luz de onda curta é absorvida por proteínas estruturais na lente, prevenindo potenciais danos na retina azul. No entanto, como protege a retina, a clareza da lente diminui, resultando na formação de cataratas.

Cansaço: Os dispositivos digitais e a luz azul dos ecrãs de computador podem causar o cansaço dos olhos. O cansaço pode ser provocado por sonolência, olhos secos, má iluminação ou até mesmo pela forma como se senta enquanto usa um computador. Olhos dolorosos ou comichão e dificuldade em concentrar-se são sinais de treino de olhos.

Danos na retina: A exposição prolongada à luz azul ao longo do tempo pode resultar em danos nas células da retina. Isto pode resultar em degeneração macular relacionada com a idade, um tipo de problema de visão.

A luz azul nem sempre é prejudicial.

Na essência, a luz azul é boa. A SAD (Desordem Afetiva Sazonal), uma forma de depressão tipicamente provocada por uma falta sazonal de luz solar, tem sido tratada usando terapia leve.

Uma exposição à luz azul noturna que é muito alta pode fazê-lo se sentir cansado durante o dia. Em contraste, ao longo do dia, pode ajudar a estabelecer o seu ritmo circadiano, que é o ciclo normal do corpo de acordar e dormir.

Consequentemente, os filtros de luz azul não protegem os olhos. Filtros de luz azul por si só não provavelmente reduzirão outros fatores de risco, como o tempo excessivo de tela contribuindo para a tensão do Olho Seco ou dos olhos. Leia abaixo!

Como é que os danos oculares devido à luz azul podem ser evitados?

Os produtos de luz anti-azul estão continuamente a ser desenvolvidos e a prevenção e o controlo dos danos causados pela luz azul estão a tornar-se cada vez mais vitais. Os comprimentos de onda azuis que são úteis durante o dia são mais disruptivos à noite.

Pode reduzir a sua exposição à luz azul a partir de ecrãs de computador, tablets e dispositivos móveis através de:

Tempo em ecrãs: Para dar um descanso aos olhos, tente reduzir o tempo que passa em frente a estes ecrãs e faça pausas frequentes.

Filtros: Para ecrãs de computador, tablet e smartphone, os filtros de ecrã estão disponíveis. Diminuem a quantidade de luz azul emitida por estes aparelhos que podem entrar nas nossas retinas.

Óculos de computador: Ao impulsionar o contraste, os óculos de computador com lentes de cor amarela que filtram a luz azul podem reduzir a tensão ocular dos dispositivos digitais.

Lentes anti-reflexo: Além de reduzir o brilho e aumentar o contraste, as lentes anti-reflexivas filtram a luz azul do sol e dos dispositivos eletrónicos.

Lente intraocular (IOL): Após a cirurgia das cataratas, uma lente intraocular será utilizada para substituir a lente intraocular (IOL). A lente naturalmente protege o olho de alguma luz azul e quase toda a luz UV. Tipos específicos de IOL podem proteger a retina e o olho da luz azul. 

Descanse os olhos: A forma mais simples de evitar ser exageradamente exposta à luz azul digital é controlar a quantidade de tempo gasto a usá-las. Tenha cuidado para se afastar do ecrã com frequência. A regra 20-20-20 é uma estratégia simples de usar. Faça uma pausa no computador a cada 20 minutos e olhe para qualquer coisa a 6 metros (20 pés) de distância durante pelo menos 20 segundos. Este método pode prevenir a fadiga ocular e é um lembrete frequente para ser cauteloso em torno da luz azul.

Em resumo

A luz azul dos dispositivos eletrónicos não aumentará o risco de danos no olho. No entanto, a utilização destes dispositivos pode interferir com outros elementos da sua saúde ou ritmo circadiano, incluindo o sono. Fale com o seu médico e enforce-se para minimizar o uso de eletrônicos à noite, quando a luz azul é mais provável que afete o seu relógio biológico se for uma das muitas pessoas que caem neste grupo.

Conheça no OLX artigos que o poderão ajudar a evitar o cansaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *