Antes de mais, um pistão de um motor, também tratado por êmbolo, é uma peça cilíndrica, que se move no interior do cilindro dos motores de combustão, responsável por converter a energia libertada pela explosão (seja esta desencadeada por ignição, no caso da gasolina, ou por compressão, como no gasóleo) em trabalho mecânico e transferi-la para o virabrequim, através do pino de pistão e da biela. Para entenderes melhor a importância dos pistões, nota que o aumento de deslocamento de um pistão com maior diâmetro origina um aumento proporcional de binário e potência.

No entanto, o tipo de fabrico de um pistão também influencia o seu custo, além de o processo da forja ser mais lento do que o da fundição. Por esse motivo, a indústria automóvel de carros em série opta, na larga maioria das vezes, por pistões fundidos que, embora não sejam tão resistentes nem duráveis como os forjados, são suficientemente bons para a utilização que damos aos nossos automóveis, mesmo quando abusamos do acelerador.

Já os pistões forjados são muito mais caros do que os fundidos. São também extremamente resistentes às temperaturas extremas dentro da câmara de combustão – e, por essa razão, serão os preferidos para uma utilização mais agressiva, como acontece nos carros desportivos das linhas M da BMW ou AMG da Mercedes-Benz. 

Como são feitos os pistões forjados

Na fundição, os metais usados, como o alumínio e outras ligas, são aquecidos até à sua forma líquida que é, de seguida, vertida para um molde. Já nos pistões forjados a liga de metais é injetada para uma forma quando está em pasta, quase em estado sólido. A grande diferença é que há uma maior probabilidade de se criarem bolhas de ar no interior do líquido do que na pasta, o que influenciará a resistência do pistão. As técnicas de fabrico utilizadas na criação de um pistão forjado tornam-no mais forte, uma vez que há mais área de superfície concentrada na sua forma. Também por isso, os pistões fundidos têm de ser habitualmente maiores do que os forjados para conseguirem um desempenho igualmente satisfatório.

Procuras peças para o teu carro? Pesquisa no OLX

Para que servem os pistões forjados?

Além das gamas altas dos modelos desportivos, os pistões forjados podem chamar a tua atenção se fores um apaixonado pelo desempenho automóvel (e se for esse o caso ficas a saber que é possível proceder a esta alteração no motor – já lá vamos).

A utilização de pistões forjados é também uma opção entre os afinadores e mecânicos das equipas de desporto automóvel. O que só por si já é um atestado de qualidade para os pistões forjados já que cada grama conta quando se compete por um lugar na grelha de partida, e os forjados são mais pesados do que os pistões fundidos. Além disso, aqueles profissionais sabem que os pistões forjados são capazes de fornecer uma elevada taxa de compressão no interior do motor, o que admite uma rotação mais elevada e, por consequência, mais potência.

Devo mudar os pistões do meu carro?

Antes de decidires avançar para mudares os pistões do motor do teu carro, lembra-te do que já escrevemos antes: os pistões que chegam de série, na maioria dos casos fundidos, são mais do que suficientes para o que os automóveis por eles servidos conseguem fazer.

Se o teu carro, porém, tiver um motor de alta compressão ou turboalimentado, a grande maioria dos entendidos será da opinião que o mesmo funcionará melhor com pistões forjados.

Artigo relacionado: Como funciona o turbo de um carro

Mas, mesmo assim, a modificação do motor poderá ter várias consequências, por isso não é algo que se deva fazer de ânimo leve. Antes de tomares a decisão, fala com um mecânico da tua confiança que te poderá indicar o melhor caminho para tirares o melhor proveito do motor que dá vida ao teu automóvel.


Próximas leituras:

Aluguer de autocaravana: 10 dicas antes de partir à aventura
Estas são as 10 dicas essenciais para ter umas férias inesquecíveis antes …
Conheça os incentivos à compra de carros elétricos em 2022
Conheça neste artigo todos os incentivos à compra de carros elétricos para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.