Uma entrada é o centro do foco da fachada de uma casa. E a porta da frente, o seu bem mais valioso. Assim, ao escolher uma porta da frente, tem que se esforçar para equilibrar a funcionalidade, durabilidade e apelo estético. 

As portas de madeira fazem parte da casa há séculos, e têm continuado a evoluir para proporcionar segurança e beleza às casas. Até hoje, a madeira continua a ser uma escolha de qualidade para a porta da frente, pois proporciona um toque caseiro e natural, garantindo também a segurança da sua propriedade. 

A simplicidade, eficiência, natureza duradoura e diferentes designs de portas de madeira fazem dela uma escolha de topo. Se você está a pensar em investir em portas de madeira de qualidade, pode visitar o OLX para diferentes tipos de portas de madeira que lhe darão o melhor retorno para o seu dinheiro. 

As vantagens das portas frontais de madeira

  • Apelo Estético

Se procura uma porta da frente que se destaque no seu bairro, as portas de madeira devem estar na sua lista. A sua capacidade de ser projetado para vir em diferentes estilos emocionantes faz uma porta perfeita para dar à sua casa um visual sofisticado que a irá distinguir de outros edifícios. 

  • Fácil Personalização

As portas de madeira podem ser personalizadas para atender às suas necessidades específicas. Você pode escolher um estilo e cor únicos que combinem com o tema da sua casa, e pode personalizar a porta para ter adições específicas, como fechaduras personalizadas. 

  • Durável

Uma porta da frente é a porta mais usada na casa. Por isso, tem de ser capaz de suportar o teste do tempo. Quando feitas com materiais de qualidade, as portas de madeira podem durar muito tempo sem diminuir a qualidade. Podem suportar o rigor físico do uso diário e os efeitos do sol, chuva e neve. 

  • Altamente Isolante

Portas de madeira são capazes de manter fora o calor e o frio da sua casa. A capacidade das portas de madeira para isolar a sua casa das alterações climáticas e temperaturas faz com que seja uma escolha de porta superior. 

  • Fácil de Manter

Portas de madeira não requerem alta manutenção. Tudo o que precisa de fazer para manter a porta em boa forma é limpá-la de vez em quando. Também pode pintar a porta ocasionalmente para manter a sua cor e beleza.  

Fatores a considerar ao escolher uma porta frontal de madeira

Os factores-chave que deve considerar na escolha de uma porta frontal de madeira são: 

Espessura

A espessura padrão para uma porta frontal de madeira é de 13/4 polegadas. Se quiser uma porta mais grossa do que a normal, precisará de dobradiças maiores e fechaduras especiais.  

Dobradiças

As dobradiças devem ser grandes o suficiente para levar parafusos de 3 polegadas de comprimento. As dobradiças devem ser feitas de aço e fortes o suficiente para segurar a porta. 

Fechaduras

O cadeado deve ser concebido para se encaixar na abertura da porta e, desejavelmente, feito de aço de alta qualidade. 

Tipos de portas de madeira que pode escolher

Uma porta de madeira pré-feita e uma porta de madeira de laje são os dois tipos de portas de madeira que você pode escolher para alcançar tanto a funcionalidade como o apelo estético. Portas de madeira pré-feitas vêm com buracos para uma fechadura, tornando-as feitas à medida para novas construções. Por outro lado, as portas de madeira de laje não vêm com buracos para fechaduras. Por isso, são usados como portas de substituição. 

Porta de madeira pré-feita

Porta de madeira pré-feita
fonte: Pinterest

Ao encomendar uma porta de madeira pré-feita, deve medir a largura da abertura da armação da porta. Em seguida, meça a altura da parte inferior para a parte superior do subsolo. Normalmente, o conjunto pré-feito deve ser 2 polegadas mais estreito e 1 ½ polegadas mais curto do que a abertura para criar espaço suficiente para calços e isolamento.

Porta de madeira de laje

Porta de madeira de laje
fonte: Pinterest

Ao encomendar uma porta de madeira de laje, deve medir a altura do chão da porta até à parte inferior até ao fecho. A porta da laje deve ser 1/4 polegada mais curta e mais estreita do que a sua medição para criar uma abertura para a porta balançar livremente. Além disso, determine a espessura medindo a borda interior da paragem até à borda interior do batente. 

Como manter uma porta da frente de madeira

O sol é o elemento principal que afeta a qualidade e aparência das portas de madeira. Faz com que as tintas desapareçam e percam o toque estético gradualmente. Para manter a porta da frente de madeira, lixa e revestir a porta anualmente. 

Alternativas à Madeira

Se você não gosta de portas de madeira, existem outras alternativas viáveis que podem oferecer eficiência semelhante e apelo estético. 

Aço

O aço é um material testado e de confiança, e é uma alternativa viável à madeira. O aço oferece proteção semelhante, sendo mais barato que a madeira. No entanto, são suscetíveis a rachas, ferrugem e mossas. As portas de aço também não são tão elegantes como as portas de madeira. 

Fibra de vidro

As portas de fibra de vidro têm semelhanças com portas de madeira em termos de funcionalidade, qualidade e custo. As portas de fibra de vidro são fortes e isoladas. No entanto, são suscetíveis à sujidade. Pode manter as portas de fibra de vidro limpas limpando-as com sabão e água. 

Cartão de fibra de densidade média (MDF)

As portas MDF são outra alternativa às portas de madeira. São mais leves e não tão fortes como as portas de madeira, mas são mais baratas. São feitas de fibras de madeira e resina. E para mantê-las, tem que pintar todos os lados do exterior com tinta à base de óleo. As portas MDF geralmente têm uma garantia de cinco anos.

Conclusão

A porta da frente é a segurança primária da sua casa. Por isso, não deve deixar que nada o impeça de fazer a escolha certa ao escolher uma. As suas principais considerações devem ser a qualidade do material, funcionalidade e durabilidade.  

É crucial que conheça o posicionamento da porta para determinar a posição das dobradiças. As portas podem ser canhotas ou destras. E isto determina a posição das dobradiças. Além disso, antes de pagar uma porta de madeira, deve medi-la pelo menos três vezes para confirmar que corresponde à sua moldura da porta. Isto irá poupar-lhe muitas dores de cabeça de instalação. 

Se você está à procura de um lugar para comprar portas de madeira de topo, visita o OLX para obter o melhor valor para o seu dinheiro. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.