O que têm em comum gasóleo e gasolina? Ambos pesam na carteira de milhares de portugueses, fatura paga pelos consumidores e pelo meio ambiente. Está na hora de repensar o modo como usamos o carro, reajustar hábitos e criar estratégias para baixar essa despesa. Descobre como poupar combustível com 10 dicas simples para o dia-a-dia.

1. Verifica a pressão dos pneus

Revisão dos pneus do carro

Os pneus são dos componentes com maior impacto no consumo de combustível. Quando fores de viagem e de carro carregado, deves ajustar a pressão dos pneus. Mesmo pequenas diferenças de pressão contribuem para um maior desgaste, levando a um maior atrito e, por conseguinte, a um maior consumo.

Além do consumo e desempenho, a pressão desadequada dos pneus tem impactos na segurança rodoviária. Por isso, é essencial estar vigilante.

Artigo relacionado: Como escolher os pneus para o teu carro?

2. Mantém uma velocidade constante

Manter a velocidade constante durante uma viagem é meio caminho para poupar combustível. Para tal, deves evitar acelerações bruscas e dar preferência a uma condução suave.

Se o teu carro tem a função “cruise control” aproveita-a, pois, além de ajudar a poupar combustível também é útil para controlar o limite de velocidade na estrada.

3. Atenção ao momento e forma de encher o depósito

Comprar um carro a gasoleo ou gasolina OLX

Antes de partir, atesta o depósito para evitar paragens desnecessárias pelo caminho. Enche o depósito pressionando levemente a pistola de abastecimento, para não exerceres demasiada pressão, que vai fazer com que parte do combustível se converta em vapor.

4. Verifica o que precisas de transportar

Ainda sobre as viagens, reflete sobre o que necessitas mesmo de transportar. O peso desnecessário, mesmo na mala do carro, também contribui para um maior consumo de combustível. Uma carga de 100 kg num carro de peso médio de 1.500 kg, pode registar um aumento no consumo de combustível de 6 a 7%, na condução na cidade.

Se possível, evita também o transporte de bagagem no tejadilho, já que prejudica a aerodinâmica e é responsável por aumentar o consumo de combustível entre 5 e 8%. Para poupar combustível, é necessário manter o carro livre e leve.

Artigo relacionado: Pronto para sair? Como preparar o carro para viajar este verão

5. Utiliza o ar condicionado só quando necessário

O ar condicionado deve ser utilizado com moderação. Não seleciones uma temperatura demasiado inferior à do exterior, já que isso vai resultar num gasto de combustível desnecessário.

Para poupar combustível, desliga o ar condicionado cerca de 5 minutos antes de chegares ao teu destino, mantendo apenas a ventilação a um nível alto.

Artigo relacionado: Como funciona o ar condicionado de um carro?

6. Fecha as janelas a velocidade superior a 90 km/h

Fechar as janelas, sobretudo em autoestradas e vias rápidas, é essencial para poupar combustível. O carro consome mais combustível quando circula de janelas abertas a velocidades superiores a 90 km/h, devido à perda de aerodinâmica.

Antes de iniciares uma viagem, circula cerca de 5 minutos de janelas abertas, para que o ar interior do carro se normalize e fique semelhante à temperatura exterior. Dentro da cidade e a baixas velocidades, dá preferência às janelas abertas e poupa combustível não ligando o ar condicionado.

7. Desliga o motor durante paragens de mais de 1 minuto

Se prevês uma paragem de mais de 1 minuto, seja no trânsito, para esperar alguém ou por outro motivo, o ideal é sempre desligar o carro.

Caso o teu carro já tenha a função “start & stop”, esta gestão é feita de forma automática. Caso contrário, fazê-lo de forma manual vai ajudar a poupar combustível.

8. Conduz com mudanças altas e baixas rotações

A caixa de velocidades e o controlo de rotações são excelentes aliados na hora de poupar combustível. Se tens um carro a gasolina, o ideal é circular entre as 2500 rpm e as 3500 rpm.

Se o carro for a diesel, então o intervalo ideal está entre as 2000 rpm e as 3000 rpm. Levar as rotações acima destes limites vai aumentar o consumo do carro.

Artigo relacionado: Como funciona a caixa de velocidades

9. Não circules com o carro em ponto morto

Circular em ponto morto – sem nenhuma mudança engatada – não permite poupar combustível. Apenas com uma mudança engrenada é que o sistema consegue cortar a injeção de combustível.

Tal também é válido para quando pretendes parar. É preferível levantar o pé do acelerador para diminuir a velocidade gradualmente e não necessitar de usar o travão de forma mais brusca. A antecipação da travagem leva a uma poupança média de 2%.

10. Faz a correta manutenção do carro

Um carro bem estimado e em bom estado de conservação é, à priori, mais eficiente. As revisões devem ser respeitadas e os conselhos do fabricante são para ser levados a sério.

Os dias mais quentes pedem uma vigia mais atenta aos níveis do óleo e do líquido de refrigeração e tê-los sob controlo vai permitir não apenas poupar combustível, como evitar outras complicações.

Artigo relacionado: 11 cuidados a ter antes de levar o carro à inspeção

Estas 10 dicas são imprescindíveis para melhorar o desempenho do carro e poupar combustível. Experimenta e vê a diferença nas despesas no dia-a-dia.


Próximas leituras:

Como funciona um motor de injeção direta?
Ao introduzir a mistura ar/combustível diretamente dentro dos cilindros, os motores de …
Está na altura de mudares a panela de escape do carro?
Como a maioria das peças para automóveis, a panela de escape pode …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.