Pode ser uma viagem, um carro, uma casa ou simplesmente para fazer um pé-de-meia. Seja qual for o objetivo que te leva a querer poupar dinheiro, é mais fácil com estas 18 dicas.

1. Controla os gastos

O primeiro passo para poupar dinheiro é saber qual é a média de gastos mensais e que tipo de despesas são mais representativas. Neste campo, a tecnologia pode dar uma ajuda — há cada vez mais apps dedicadas ao controlo das despesas, e que categorizam automaticamente cada encargo.

Eletricidade, combustíveis, telecomunicações, renda da casa, compras de supermercado, restaurantes ou viagens — sejam quais forem as principais rúbricas, para poupar é sempre preciso medir.

Artigo relacionado: 8 dicas simples para poupar energia

2. Corta nas compras impulsivas

Não há forma mais simples de poupar dinheiro. Evitar as compras por impulso é essencial e vai ainda contribuir para um sentimento positivo de autoestima. Para isso, começa por planear um orçamento para cada mês. Depois, a cada dia ou semana, vai acompanhando quanto foi gasto e quanto está disponível.

Antes de comprar um bem não essencial, como por exemplo uma nova peça de roupa ou smartphone, avalia o impacto no orçamento durante alguns dias. Verifica se não há alternativas mais económicas, como a compra em segunda mão.

3. Usa um mealheiro

A técnica do mealheiro para poupar dinheiro é antiga, mas serve até hoje. Claro que, atualmente, o mealheiro pode ser digital, como uma conta poupança.

Estabelece um objetivo de poupança — por exemplo, 20% ou 30% do rendimento líquido — e vai depositando esse montante para o veres crescer. Ao fim de alguns meses, o valor acumulado dá motivação para continuar a poupar, o que gera um ciclo positivo de crescimento.

4. Paga com dinheiro em vez de cartão

É verdade que pagar com dinheiro é cada vez menos frequente, até porque existem cada vez mais alternativas. No entanto, o pagamento com dinheiro permite ter uma melhor perceção sobre o gasto que se efetua no momento, e vai ajudar a poupar dinheiro. Ter o cartão como meio principal de pagamento pode gerar, em algumas pessoas, um desfasamento da realidade dos gastos. 

5. Planeia as refeições e idas ao supermercado

O planeamento de refeições é uma das soluções para poupar dinheiro e tempo na cozinha. Basta implementar o hábito de escolher um dia da semana para planear as refeições de vários dias. As idas ao supermercado são outra excelente oportunidade para poupar: prepara a tua lista de compras antes de saíres de casa e mantém a despensa organizada, para evitar o desperdício.

Artigo relacionado: Batch cooking, poupa tempo e diminui desperdício

6. Atenção às promoções

As promoções são uma excelente forma de poupar no supermercado. Aproveitar estes descontos é fundamental e muito simples. No entanto, não te deixes levar pelas promoções só porque determinado produto está mais barato naquele momento. Se não precisas, não há motivo para comprar.

7. Compra marca branca

Na maior parte dos casos, os produtos de marca têm ótima qualidade e ainda melhor preço. Dá uma oportunidade a novas marcas e substitui alguns produtos alimentares, de higiene pessoal e de limpeza. A escolha destes produtos é uma das formas mais simples de poupar dinheiro.

Artigo relacionado: 17 dicas simples para poupar no supermercado

8. Faz as compras online

Fazer compras online tem várias vantagens, sendo a principal a oportunidade de poupar dinheiro. As grandes superfícies empregam vários truques de marketing — da disposição dos produtos à música e iluminação — que usam para tentar os consumidores.

Por outro lado, online o impacto visual dos produtos não é tão elevado, e há menos probabilidade de comprar algo não planeado

9. Leva a marmita para o trabalho

Levar a marmita para o trabalho é um bom hábito para poupar dinheiro e manter uma alimentação mais equilibrada. Este hábito não é novo, mas basta considerar uma refeição diária de apenas 5 euros para poupar cerca de 100 euros por mês. Claro que é ainda preciso considerar o custo da preparação das refeições em casa. Apesar disso, esta é uma das formas mais simples de poupar para quem pode aquecer as refeições no trabalho.

Artigo relacionado: 11 dicas para teres uma cozinha sustentável

10. Pede fatura com contribuinte

Sabias que pedir fatura com contribuinte ajuda a poupar dinheiro? Ao associar o contribuinte às compras, é possível deduzir as despesas no momento da entrega da declaração dos rendimentos. Portanto, as despesas com saúde, educação, imóveis, lares e despesas gerais familiares, são alguns dos exemplos que podem ajudar a poupar dinheiro.

11. Instala lâmpadas LED

A fatura de eletricidade representa cerca de 15% dos custos mensais dos portugueses, mas é possível poupar dinheiro ao trocar as lâmpadas por outras mais eficientes — como as lâmpadas LED. Além disso, evita ligar as luzes desnecessariamente, desliga-as sempre que saíres da divisão e aproveita ao máximo a luz natural.

Artigo relacionado: Como melhorar a eficiência energética

12. Usa tomadas inteligentes

As tomadas inteligentes são mais seguras, mais cómodas e ajudam a poupar dinheiro. Com as tomadas inteligentes podes controlar a alimentação elétrica de forma remota, definir horários de funcionamento e controlar os consumos energéticos.

De uma só vez ou pouco a pouco, começa a comprar tomadas inteligentes e acompanhar as mudanças na fatura de energia.

13. Evita máquinas de roupa e loiça com pouca carga

As máquinas da roupa e da loiça são um eletrodoméstico indispensável, mas não precisam de deixar o orçamento num turbilhão. Para poupar dinheiro, escolhe os programas de acordo com as necessidades da lavagem e aproveita a capacidade de carga da máquina de forma a otimizar a sua utilização.

É importante que não sobrecarregues a máquina, caso contrário não vais conseguir uma boa lavagem e ainda podes acabar por danificar o equipamento. Os programas de temperaturas mais baixas também vão ajudar a poupar, na medida em que a maior parte da energia consumida é destinada ao aquecimento da água.

Artigo relacionado: Como poupar trocos na hora de lavar a roupa

14. Aproveita eventos gratuitos

Sabias que muitos municípios incentivam a cultura disponibilizando a entrada nos museus de forma gratuita em dias específicos? É o caso de Serralves, no Porto, em que o primeiro domingo do mês é gratuito, ou o Museu Nacional do Desporto, em Lisboa, que podes visitar gratuitamente.

Além de vários museus, podes também aproveitar os eventos gratuitos que ocorrem sazonalmente, desde os mercadinhos semanais às festas de Santos Populares, aproveitando a diversão gratuita e ainda poupar dinheiro.

Artigo relacionado: 10 dicas simples para poupar nas férias

15. Planeia as férias com antecedência

Planear férias antecipadamente é o ponto chave para conseguir um destino de eleição ao melhor preço, dentro ou fora de Portugal. Se é para poupar dinheiro, o planeamento deve ser feito com a maior antecedência possível.

Fica atento, porque também há muitas companhias aéreas e hotéis que oferecem descontos last-minute quando percebem que não vão ter ocupação. A melhor forma de detetares estas oportunidades é subscreveres as newsletters das companhias, e viajar com flexibilidade de datas.

16. Planeia a utilização do carro para poupar combustível

O combustível está cada vez mais caro, o que torna difícil poupar dinheiro. A melhor forma de rentabilizar a utilização do carro é planear os percursos, dividir viagens com outras pessoas, optar por uma condução menos agressiva, e abastecer nos postos mais baratos.

Artigo relacionado: 10 dicas para poupar combustível

17. Vende o que já não usas

Destralhar pode ajudar a ter um rendimento extra e aumentar as poupanças. Seja a roupa que se acumula ou o móvel que ficou guardado na garagem, vende na maior plataforma de classificados em segunda mão — o OLX. Cria os teus próprios anúncios com apenas algumas fotografias e vende o que já não usas.

18. Compra produtos em segunda mão

Com o mercado online em segunda mão, poupar dinheiro nunca foi tão fácil. Com o OLX podes comprar equipamentos, roupa, livros e tudo o mais que possas precisas a um preço incrível. Além da poupança, comprar em segunda mão é uma opção responsável.

Artigo relacionado: Quanto podes ganhar ao vender coisas usadas?

Com estas dicas, poupar dinheiro é mais simples. São 18 formas de começar a preparar aquela viagem de sonho, a compra de uma casa, ou qualquer outro objetivo de vida. Começa hoje.


Próximas leituras:

As melhores ideias para mesas de centro e decoração
Fonte: Pinterest  Uma modesta é um móvel essencial da mobília da sala …
4 Melhores Grelhadores Portáteis de Jardim para 2022
https://pixabay.com Está a planear uma noite na sua casa com churrasco ao …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.