Com o verão já em força, nada melhor do que passar o dia a surfar as ondas. Caso estejas a começar no mundo do surf ou pensas em investir numa nova prancha de surf para ti, o OLX diz-te os melhores modelos para o teu nível de experiência no surf.

Porque deves investir numa boa prancha de surf?

Como a maioria dos hobbies, o surf tem custos iniciais. Vais precisar de uma prancha de surf e um fato. Há também outros fatores a serem considerados, como aulas e equipamentos adicionais.

Aperfeiçoa os teus conhecimentos com aulas de surf!

Se estás a começar no surf não precisas de comprar uma prancha de surf de competição ou de marca. Como estás no princípio, podes sem querer estragar a prancha ou até decidir que não é o desporto mais adequado para ti. Devido a estas razões, recomendamos que compres uma prancha em segunda mão para começar.

À medida que melhoras, é recomendável que comeces a investir num equipamento mais profissional (como em qualquer desporto). Quando estiveres num nível avançado de prática e de conhecimento, deves investir numa boa prancha de surf profissional. Desta forma, vais conseguir mostrar os teus movimentos e aperfeiçoar a tua arte.

Descobre os melhores sítios para surfar em Portugal!

Quais são as melhores dimensões para mim?

Surfista a entrar na agua

O comprimento, largura e profundidade de uma prancha de surf afetam muito o desempenho do surfista na água.

  • Comprimento: Quanto mais longa a prancha, mais fácil é remar e ficar em pé. Devido a esta estabilidade extra, os surfistas iniciantes geralmente devem começar por uma prancha mais longa. Contudo, há surfistas avançados que preferem pranchas de surf longas, como por exemplo, os amantes das pranchas Longboard. Para os que querem realizar manobras mais rápidas e agressivas, pranchas de surf curtas são a melhor opção.
  • Largura: A largura da prancha afeta a flutuabilidade na água e a estabilidade da prancha sob os pés. Quanto mais larga a prancha é, mais estabilidade terás.
  • Espessura: A profundidade ou espessura da prancha determina o quão bem esta flutua. Quanto maior a flutuação, mais suave é a navegação e mais fácil será remar. A espessura da prancha deve ser adequada ao peso do surfista. Caso o surfista for mais pesado do que o normal, a prancha deve ser mais espessa.

Como regra geral, antes de comprares uma prancha de surf, deves ter em atenção:

  • Pranchas menores precisam de ondas com maior potência. 
  • Quanto mais pesado é o surfista, maior deve ser a prancha.
  • Quanto menor o tamanho da prancha, maior a dificuldade.

Compra a melhor prancha de surf para ti

Que tipos de pranchas de surf existem?

As pranchas de surf estão em constante evolução. Existem vários modelos de pranchas para uma ampla variedade de ondas. O mar oferece diferentes tipos de ondas e é por isso que existe uma grande variedade de modelos, formas e tamanhos de pranchas de surf. No entanto, os principais tipos de pranchas de surf são os seguintes:

Shortboard

Também conhecidas como Thruster, são as pranchas de surf mais comum e mais usadas. Estas pranchas são desenhadas para realizar manobras rápidas.

São pranchas ligeiras, ideais para surfares de forma radical. As medidas das pranchas de surf Shortboard normalmente vão de 5’8 até 6’10, em função do nível, altura e o tamanho das ondas. É importante referir que quanto maiores as ondas, mais longa deve ser a prancha. 

São indicadas para pessoas com um bom nível técnico e uma boa condição física. Os iniciantes do surf devem evitar surfar com este modelo de prancha.

Evolution

Pranchas de surf de nível intermédio, entre os modelos Shortboard e Mini Malibu, sendo que a sua parte traseira é similar ao modelo Shortboard e a parte dianteira com o modelo Mini Malibu.

As medidas das pranchas de surf Evolution normalmente vão de 6’4 até 6’11. São indicadas para iniciantes do surf, sendo estas pranchas estáveis e fáceis de virar.

Mini Malibu

As pranchas Mini Malibu são boas para quem procura uma prancha de surf Longboard mas com mais facilidade de manobra. Têm todas as vantagens de uma Longboard dentro de água, mas são muito mais fáceis de transportar fora de água.

As medidas das pranchas de surf Mini Malibu normalmente vão de 7’8 até 8’6. São indicadas para adultos que estão a começar a aprender surf.

Fish e Retro Fish

As pranchas de surf Fish são ideais para ondas pequenas, já que estas pranchas são mais largas e grossas. Geralmente têm um swallow tail (também conhecida em português por cauda de andorinha), com uma configuração de quilhas em twin fin, tri fin ou quad fin. Deslocam-se rapidamente na parte plana da onda e são bastante manobráveis.

Dentro do modelo Fin existe o modelo Retro Fish que é fabricado com duas quilhas twin fin largas e um swallow tail profundo. As medidas das pranchas de surf Fish normalmente vão de 5’4 até 6’4. São ideais para surfistas de nível médio e avançado, devido ao facto de serem pranchas muito rápidas na parte plana da onda.

Longboard

Réplicas modernas das primeiras pranchas de surf e que te permitem surfar qualquer tipo de onda. São muito populares, pois são pranchas de surf muito polivalentes. As medidas das pranchas de surf Longboard normalmente vão de 9’0 até 9’6. São ótimas para surfistas avançados, pois já requerem uma certa técnica para as manusear.

Se procuras mais dicas para organizar a tua vida pessoal e profissional, consulta o nosso blog.


Próximas leituras:

Prendas de natal para pai: 15 ideias para todos os gostos
Se procuras prendas de Natal para pai, aqui tens 15 ideias originais …
14 prendas para desportistas que vão ativar o natal
Estas são as melhores ideias de prendas para desportistas para ofereceres neste …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *