Os ratos gaming são fundamentais para garantir uma boa experiência de jogo e um bom desempenho. Naqueles momentos decisivos, um clique ao lado ou um microssegundo mais tarde faz toda a diferença. 

Para responder às necessidades e exigências dos utilizadores, têm vindo a ser desenvolvidos equipamentos mais adequados para a performance de cada jogador.

Um rato gaming oferece uma série de vantagens para quem adora jogar. Apesar da vasta oferta, existem algumas considerações a seguir na hora de escolher o ideal para ti.

Já encontraste o teu portátil gaming?

O que ter em conta na hora da compra do teu rato gaming

Rato gaming Razer Deathadder Chroma

Sensor

Existem dois tipos de sensor que normalmente equipam os ratos gaming: ótico e a laser.

Os ratos gaming com sensor a laser são mais precisos, uma vez que a leitura dos pontos é mais perfeita. Contudo, apesar de identificar melhor alguns tipos de superfícies, é recomendado o uso de uma base.

Por outro lado, muitos ratos com sensor ótico não são tão precisos, mas são mais versáteis no que toca a superfícies. Ou seja, se jogas sempre no mesmo local o leitor a laser talvez seja a melhor opção. Caso contrário, opta pelo leitor ótico.

Dots Per Inch – DPI

O termo é uma abreviação de “pontos por polegada”. Quanto maior o número, mais opções de escolha da sensibilidade do rato vais ter disponível.

Um rato dito normal, tem DPI’s perto dos 400, já os ratos gaming podem passar os 10.000 DPI’s. Contudo, os ratos entre 2.000 e 4.000 DPI’s respondem perfeitamente à maior parte das situações.

Os jogos de elevada intensidade são os que costumam exigir DPI’s mais altos. Alguns ratos gaming oferecem botões que permitem alternar rapidamente de DPI, para que te ajustes às mudanças necessárias de cada momento no mesmo jogo.

Tempo de resposta

Os tempos são medidos em hertz e, geralmente, variam entre os 125 a 1.000 Hz. O valor representa o número de vezes por segundo que o teu rato vai comunicar com o computador. Quanto maior este valor, mais fluida será a comunicação.

Leva a tua paixão por videojogos mais longe!

Configuração

Ao contrário das opções mais convencionais, os ratos gaming costumam trazer botões para que possas configurar cada um deles com ações e comandos, de acordo com os teus jogos favoritos.

O posicionamento dos botões depende exclusivamente do teu gosto pessoal. Depois de escolhido o modelo, podes configurar consoante o tipo de jogo e o teu perfil gaming.

Ergonomia

Deves experimentar o rato antes de o comprar para garantir que a ergonomia é adequada ao que procuras. Na ergonomia e conforto não há propriamente uma regra, pois é necessário observar a palma da tua mão no próprio rato gaming e garantir que se adapta bem.

Se fores canhoto, ainda mais cuidado deverás ter na hora de escolher o modelo certo de rato gaming para ti. Existem alguns modelos ambidestros, que garantem o mesmo efeito em qualquer das mãos.

Depois de escolhido entre um modelo para destros ou para canhotos, tens de ter em conta os botões de acesso e a posição do cursor.

Alguns modelos de gaming oferecem ainda um design modular, para que possas escolher diferentes ajustes de tamanho e encontrar um maior conforto.

Podes seguir a seguinte recomendação:

PosicionamentoComo apoiar as mãosPara que serve
PalmA palma das mãos fica totalmente repousada sobre o rato, com os dedos em posição de descanso sobre os botões.É a posição mais confortável para quem joga durante muito tempo, uma vez que a mão fica mais relaxada e não exige tanta velocidade.
ClawÉ mais comum entre os jogos de ação. A parte próxima ao pulso e os dedos ficam apoiados no rato, e a palma da mão fica arqueada.Permite combinar a precisão dos movimentos do cursor e a velocidade dos cliques mais facilmente.
FingertipIndicado para jogos que pedem movimentos mais leves e mais rápidos, porém, menos precisos.Aqui apenas as pontas dos dedos são utilizadas para movimentar o cursor e pressionar os botões.

Conetividade

Existem ratos gaming com conexão USB e com ligação por Wireless, tal como acontece com os modelos mais simples. E, tal como nesses casos, a conexão sem fios permite uma maior liberdade de movimentos.

Atualmente, o desempenho dos ratos gaming sem fios já não é colocado em causa. Estes ratos têm alimentação por pilhas ou bateria e, alguns modelos, têm ainda o indicador de bateria, para não seres apanhado desprevenido a meio de um jogo.

Peso

O peso entre os modelos de ratos gaming varia consoante o design, ergonomia e extras que o constituem. Deves procurar um peso que te faça sentir confortável: demasiado leve podes perder sensibilidade; muito pesado vai ser mais cansativo e atrasar o tempo de resposta.

Tens jogos antigos que queres vender? Está na hora de criares a tua conta no OLX!

O melhor rato gaming para diferentes tipos de jogo

Alerta gamers exigentes: os testes que deves fazer para evitar problemas na hora H

  • Jitter: O teste de jitter ajuda-te a descobrir de o sensor do teu rato gaming tem algum tipo de distorção ou se segue exatamente os movimentos que pretendes. Neste teste tentas fazer o máximo de cliques por segundo numa área limitada para avaliar o tempo de resposta do rato. 
  • Angle snapping: O teste da linha reta. O teu rato gaming deve acompanhar os teus movimentos com total fidelidade, independentemente se segue uma linha reta ou não.
  • Aceleração: O teste da aceleração vai permitir perceber se o cursor do teu rato acompanha ou ultrapassa o movimento que realizas. Se a aceleração for muito alta, ele vai ultrapassar o movimento e pode fazer-te perder algum alvo, por exemplo. Sendo uma aceleração negativa, pode causar-te algum atraso, impedindo-te de fazer mudanças bruscas de direção, por exemplo.
Rato gaming preto e roxo

4 ratos gaming que podes comprar no OLX

1# Rato Gaming SteelSeries Rival 110

Este é um modelo económico e que encontras no OLX por apenas 15 euros. Tem sensor ótico, ligação por USB, é ambidestro e 6 botões personalizáveis. 

Conta com um sensor melhorado com alta precisão, o TrueMove1, iluminação RGB e software SteelSeries Engine, que permite personalizar os DPI’s, cores e aceleração.

2# Rato Asus Cerberus

Este é outro modelo ambidextro, mas que, por sua vez, tem os seus 6 botões programáveis laterais posicionados no lado esquerdo, podendo ser uma limitação para um jogador esquerdino.

Tem um sensor ótico, que serve um jogador casual e ligação por USB. O botão DPI permite alterar entre os quatro níveis de sensibilidade pré-definidos, sendo este indicado por um LED na parte superior.

Como extra, as laterais deste rato gaming são em borracha, para reduzir o suor e a transpiração. Este modelo está à venda no OLX a partir de apenas 12 euros!

3# Rato Razer Deathadder Elite

Este rato gaming é o sucesso da marca e o seu formato é o mesmo desde o primeiro modelo. A Razer apresenta, no Deathadder Elite, um sensor ótico baseado no PMW-3389, desenvolvido pela Pixart em colaboração com a Logitech. É um dos melhores sensores que podes encontrar, com uma precisão de 99,4%.

É um rato simples, com configuração pelo software Razer Synapse. Tem ligação USB e 6 botões programáveis, bem posicionados. Apesar de se adaptar a mãos grandes ou pequenas, é indicado para destros.

4# Rato Logitech MX518

Este rato gaming é um clássico da Logitech. É excelente para jogar CS Go e muitos outros jogos deste tipo. O sensor ótico foi atualizado para o HERO, da própria marca, e garante uma precisão irrepreensível. 

A conexão é feita por USB e é indicado para destros, garantindo conforto e alto desempenho por horas a fio. Oferece 8 botões programáveis e para o configurares precisas do Logitech Gaming Software.

Podes adquirir já o teu aqui mesmo, por apenas 19,95€.

Encontra os melhores ratos gaming no OLX

Já tens tudo aquilo que precisas para dar os primeiros passos (ou clicks) no mundo das máquinas fotográficas analógicas. Assim que começares, não há volta a dar!


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *