O dia 22 de setembro marca o início do outono. Esta estação, caraterizada pelo céu mais cinzento e pela queda das folhas das árvores, que cobrem o chão de tons amarelos e vermelhos, é associada também à nostalgia e ao conforto.

Com o equinócio de outono, aquele desejo de ficar em casa, aconchegado em mantas e a fazer maratonas de filmes e séries, é cada vez maior.

Por isso, o OLX preparou um guia com 5 passos para tornares a tua casa mais outonal sem grandes complicações e sem fugir ao orçamento!

Como preparar a tua casa para o outono

Adiciona camadas de padrão e textura

Esta é a altura ideal para ires buscar os cobertores e as mantas mais quentes ao armário. Quanto mais texturas suaves e quentes adicionares, melhor.

Opta por elementos decorativos com materiais mais aconchegantes, como mantas e peças em algodão. Tapeçarias com tecidos mais grossos também são uma excelente ideia para te manteres quente sem teres de recorrer ao ar condicionado ou aos aquecedores.

Recomendamos que laves os teus tapetes e cobertores, depois de terem estado arrumados durante as épocas mais quentes e ganham poeiras e sujidade.

As melhores mantas outonais estão no OLX!

Aproveita o equinócio de outono para dizeres adeus à roupa de verão

E já que estás a remexer no roupeiro, podes aproveitar para fazer uma arrumação e uma limpeza mais profunda.

Reúne a tua roupa de outono, lava e passa-a a ferro. Retira toda a tua roupa de verão das gavetas e dos cabides, substituindo-a pela de outono, que já está pronta a usar.

É no equinócio de outono que deves, inclusive, criar o teu armário cápsula para a próxima estação. Não te esqueças do calçado e dos acessórios!

Caso encontres roupa que achas que já não vais usar, já sabes como podes ganhar uns trocos: vendendo-a no OLX!

Renova o teu roupeiro com roupas de meia estação em segunda mão!

Areja a tua casa

Abre as janelas e deixa o ar puro entrar para renovar as energias da casa. Com o início do tempo chuvoso e a chegada do frio é importante arejar a casa pelo menos uma vez por semana. Desta maneira, estás a renovar o ar saturado, a eliminar cheiros indesejáveis e a evitar mofo e bolor.

Rende-te aos elementos naturais da estação

A maneira mais fácil de dares as boas-vindas ao equinócio de outono é utilizares a natureza durante esta estação. Ao colocares centros de mesa e arranjos florais com trigo, bolotas, folhas, abóboras, vais conseguir dar uma sensação outonal à tua casa.

Se apanhares estes elementos diretamente da rua, não gastas nada. Mas se és daqueles que gosta de caprichar, podes comprar peças de decoração em segunda mão no OLX. A tua carteira vai agradecer-te na mesma!

Decoração outono casa

Aproveita a chegada do outono para fazer pequenos check-ups e reparações

O equinócio de outono é a altura perfeita para aquelas pequenas reparações que tens pendentes há algum tempo e que podem fazer uma grande diferença para ti e para a tua casa na nova estação!

Estas são algumas sugestões que podes pôr em prática na chegada do equinócio de outono:

1. Faz a verificação do telhado e da chaminé

É muito importante que verifiques o teu telhado e a chaminé. Aproveita as temperaturas amenas para veres se o teu telhado está com alguma telha partida ou em falta.

Caso tenhas uma lareira em casa, limpa-a antes de utilizares e verifica se está em condições. É recomendável verificar se a tampa de combustão da chaminé continua bem colocada. Caso não tenhas a certeza se a tua lareira está em boas condições, não hesites em contratar um profissional.

Não esperes que os dias mais frios e chuvosos cheguem. Tens de começar a preparar já a tua casa!

Encontra profissionais experientes em reparações no OLX!

2. Trata da mobília de jardim

Lava a tua mobília de exterior e guarda as almofadas e tecidos de verão. É importante que não te esqueças desta tarefa, pois estes materiais podem ser sensíveis a temperaturas mais baixas e até estragar-se facilmente com a chuva.

Caso vivas numa zona com temperaturas muito baixas durante os meses mais frios, opta por armazenar as cadeiras e mesas na tua garagem, assim podes usufruir delas nos próximos verões.

3. Desentope os algerozes

Se vives numa vivenda sabes que é importante limpar os algerozes para evitar situações desagradáveis e, muitas vezes, dispendiosas, como entupimentos, inundações e estragos causados pela água da chuva.

Para diminuir acidentes inesperados e fugas no orçamento, aproveita o equinócio de outono para limpar os algerozes. Pensa em investir em proteções para evitares que os detritos voltem em abundância.

O segredo está mesmo em prevenir para não remediar!

4. Cuida do jardim

Ao fertilizares o teu quintal no outono, vais conseguir protegê-lo das temperaturas baixas do inverno e ajudar as tuas plantas a cresceram mais rapidamente na primavera.

Caso tenhas plantas mais sensíveis em vasos no jardim, leva-as para dentro de casa para que não se estraguem.

Podes ainda aproveitar o equinócio de outono para começar a plantar o que queres ver a florescer na próxima primavera! Os bolbos são uma ótima opção.

O OLX tem as ferramentas que precisas para manteres o teu jardim em ordem!

Para além destas dicas, o equinócio de outono marca a abertura oficial da cozinha outonal. Esta é a altura perfeita para mimares as tuas papilas gustativas com os sabores maravilhosos típicos do outono. Usa e abusa dos teus alimentos sazonais preferidos: maçã, canela, abóbora, entre outras opções.

Após a preparação para o outono, aproveita a estação para estares com a tua família e amigos. Dedica-te a novas atividades: já pensaste em começar a fazer caminhadas?

Esperamos que o nosso guia de como preparar a casa para o equinócio de outono te ajude a desfrutar em pleno da nova estação.Visita o OLX e escolhe já hoje tudo o que precisas para receberes o outono em casa!


Próximas leituras:

Contrato-Promessa de Compra e Venda: tudo o que deves saber
O contrato-promessa de compra e venda é um instrumento importante, que antecede …
10 melhores aquecedores elétricos para os dias frios
Estes são os melhores aquecedores elétricos para tornar qualquer espaço mais acolhedor, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *