Durante muitos anos, quem pretendia um carro económico comprava a versão a gasóleo, mas os importantes avanços verificados na última década e meia nos motores a gasolina – em que se desenvolveram diversas unidades de três cilindros com cilindradas reduzidas –, baixaram significativamente os consumos médios destas mecânicas, tornando-as quase tão poupadinhas quanto os Diesel.

Para te ajudar, juntámos cinco carros económicos a gasolina que podes encontrar no OLX e que te vão permitir poupar algum dinheiro em combustível.

5 carros económicos a gasolina

Fiat 500 TwinAir

Carro económico fiat 500

Lançado em 2007, este pequeno carro italiano tem sido alvo de frequentes atualizações, estando disponível com um motor de dois cilindros e 900 cc com 85 cv, que permite uma condução despachada, sobretudo em cidade, onde não há necessidade de muita potência. O consumo anunciado de 4,1 l/100 km não é enganador, sendo possível fazer médias próximas desse valor, sobretudo no modo Eco, que limita a potência.

O Fiat 500 TwinAir cumpre o arranque dos 0 aos 100 Km/hora em 11 segundos e atinge uma velocidade máxima de 173 km/h, mas se pretendes poupar alguma gasolina o melhor é não fazeres muitos arranques a fundo. Outra das características interessantes deste motor é o seu som peculiar, assim a atirar para o desportivo, a pedir que se puxe por ele.

Procuras um Fiat 500 usado a gasolina? Faz uma pesquisa no OLX

Citroën C1 VTi

Carro económico gasolina Citroen C1

O velhinho Citroën C1 – o seu lançamento original data de 2005, mas ainda se encontra em produção e muito atual – é um citadino com dimensões compactas e excelente manobrabilidade, apresentando três características pouco habituais para automóveis deste segmento: a excelente habitabilidade, a bagageira de 196 litros (que chega a 751 litros com o rebatimento dos bancos) e a classificação de 4 estrelas nos testes de segurança Euro NCAP.

Por baixo do capot está um 3 cilindros atmosférico 1.0 de 72 cv e 93 Nm, associado a uma caixa manual de cinco velocidades, que permite atingir os 160 km/h de velocidade máxima e uma aceleração dos 0-100 km/h em 12,6 segundos, para um consumo médio de 4,8 l/100 km. Não sendo tão poupado quanto o Fiat 500, também não pode ser considerado muito dispendioso e facilmente consegues médias em torno dos 5,2 l/100 km. Tudo isto é válido para Peugeot 108 e Toyota Aygo, gémeos do Citroën C1.

Vê todos os Citroën C1 a gasolina à venda no OLX

Ford Focus 1.0 EcoBoost

Ford-Focus-2017

A 4.ª geração deste emblemático modelo, que chegou à Europa em abril de 2018, tem uma versão com o motor de três cilindros que ainda faz muitos adeptos da marca norte-americana torcerem o nariz. Mas se procuras um carro espaçoso, com um desempenho dinâmico de excelência e consumos baixos, então este Focus 1.0 com 125 cv e média anunciada de 4,3 l/100 km pode muito bem ser o carro ideal para ti.
Muito interessante neste compacto a gasolina é o botão que permite selecionar um dos três modos de condução – Eco, Normal e Sport – que atuam na gestão do motor e no peso da direção com assistência elétrica, permitindo uma utilização mais entusiasmante ou mais poupada, consoante aquilo que precisas e pretendes. É difícil conseguir a média reivindicada pelo fabricante, sendo mais honesto pensar em registos na casa dos 5,5 ou 5,8 l/100 km, mas tendo em conta tudo o que de bom oferece, vale a pena ponderares em escolhê-lo como o teu próximo carro.

Quanto custa um Ford Focus 1.0 EcoBoost usado?

Kia Rio 1.0 TGDi

Kia Rio Carro económico gasolina

A 4.ª geração do Kia Rio está disponível com um motor espevitado de 3 cilindros a gasolina de 100 cv, cuja disponibilidade vai impressionar-te desde a primeira aceleração e garantir-te bons momentos de diversão. Claro que se quiseres gastar pouco, é melhor manteres o pé leve no pedal do acelerador… A marca coreana refere um consumo médio de 4,5 l/100 km, valor que nos parece muito otimista, como o são quase todos os valores oficiais, sendo mais realista esperares consumos de 5,5-5,7 l/100 km.
Destacamos a aparência moderna do habitáculo e os materiais de qualidade razoável, bem como o equipamento completo da maioria das versões. Não esperes espaço para tudo e mais alguma coisa, mas consegues levar três pessoas no banco de trás (um pouco apertadas) e uma quantidade razoável de bagagem (a mala tem 325 litros de volumetria).

Interessado num Kia Rio a gasolina?

Seat Arona 1.0 TSI

SEAT Arona carro económico

Não podíamos deixar de incluir um SUV nesta lista, uma vez que se trata do formato de carroçaria mais procurado do momento. Este pequeno SUV espanhol conta com uma versão a gasolina de 3 cilindros e 100 cv, com um consumo anunciado de 4,9 l/100 km. Não contes com valor tão baixo, mas com algum cuidado nas acelerações consegues fazer médias em torno dos 6 l/100 km.
Não é tão económico quanto outros modelos que aqui te apresentámos, mas a verdade é que se trata de um automóvel um pouco diferente. O que de certeza te vai agradar é a decoração moderna do habitáculo, o espaço para cinco (atrás, três ficam um pouco apertados) e o saudável desempenho dinâmico.

Vê todos os Seat Arona a gasolina à venda no OLX


Próximas leituras:

Franquia mais alta ou mais baixa? O que deves saber
A franquia é um dos fatores mais importantes na definição do valor …
Quebra isolada de vidros – O teu seguro inclui?
O seguro com cobertura de quebra isolada de vidros não é obrigatório …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *