A participação num programa Erasmus é uma experiência única, a oportunidade de viver num país diferente e, para muitos, os primeiros meses fora de casa. Para agarrar tudo o que um Erasmus tem para oferecer é necessária responsabilidade, sentido prático e um gosto pela aventura – bem como alguns itens essenciais para levar nesta aventura.

Artigo relacionado: Vais viajar? Vê como fazer a mala de viagem

1. Mala e mochila de viagem

A mala e a mochila são essenciais para qualquer estudante que embarque num programa Erasmus. A escolha do modelo certo depende de vários fatores: a duração da estadia, o clima e a estação do ano no país destino, e até as opções de viagem uma vez no local. Em qualquer caso, é essencial levar pelo menos uma mala de grandes dimensões para roupa, uma mochila para o dia-a-dia e uma mala para o portátil.  

Para aproveitar o espaço ao máximo, nada como usar sacos de embalagem a vácuo para comprimir a roupa. Os produtos de higiene, por sua vez, devem ir juntos e selados. Por fim, o computador, carteira e documentos devem seguir na bagagem de mão, assim como algumas mudas de roupa, caso a mala seja extraviada.

2. Documentação

Esta é aquela dica com que ninguém gosta de se preocupar quando pensa em Erasmus. Mas os imprevistos acontecem, e não é só aos outros. Antes da partida, convém fazer uma verificação de documentos como passaporte, cartão de cidadão, Cartão de Saúde Europeu, se o destino for na União Europeia, carta de condução e outros, de acordo com a necessidade do destino.

Uma boa dica é fazer cópias dos documentos pessoais, que devem ser guardadas em formato digital e físico. Caso percas os originais, é mais fácil pedir ajuda no Consulado ou na polícia.

Artigo relacionado: 9 dicas para aproveitar ao máximo um interrail

3. Dispositivos eletrónicos e carregadores

Alguns dispositivos são essenciais para auxiliar o estudo em Erasmus, tais como computadores, tablets ou outros, além dos respetivos carregadores. Além dos dispositivos para estudo, pode existir a necessidade de ter um telemóvel que aceite um cartão SIM local e, por isso, um smartphone Dual SIM é uma boa opção.

Atualmente, muitas operadoras têm tarifários para que o mesmo número possa ser utilizado fora do país, sem acréscimo da mensalidade. É importante estudar os limites de roaming e de comunicações internacionais (que não são a mesma coisa) antes de sair de casa.

4. Powerbank

Ficar sem bateria a meio do dia, por si, não é agradável. Ficar sem bateria num país desconhecido, numa cidade totalmente nova e, por vezes, em situações em que o idioma é um obstáculo, pode ser preocupante.

Uma powerbank é um aparelho indispensável para quem vai passar longas horas fora de casa. Carrega o smartphone e outros dispositivos para garantir que se está contactável, até que a oportunidade de carregar os equipamentos surja.

Artigo relacionado: 7 smartphones com melhor bateria

5. Câmara fotográfica

Além do estudo, o programa Erasmus proporciona várias oportunidades de exploração e de viagem. Estes momentos são dignos de registo fotográfico e podem ser algumas das melhores (e mais económicas) lembranças da viagem.

Desde as mais simples às mais complexas, no OLX é possível encontrar diferentes modelos de máquinas fotográficas para acompanhar qualquer estudante numa aventura deste calibre. Os mais aventureiros podem sempre considerar uma GoPro, mas há opções para todos os utilizadores.

6. Adaptadores

Alguns países não utilizam a mesma configuração nas tomadas elétricas, sendo fundamental ir acompanhado de adaptadores. Sem estes pequenos acessórios, não é possível ligar aparelhos tão comuns como o secador de cabelo, o smartphone ou o portátil.

A melhor opção é levar na mala um adaptador universal. Para isso, deve poder ajustar a voltagem, que varia de país para país, e ter uma porta USB, que facilita o carregamento dos dispositivos diretamente da rede elétrica.

7. Livros

É sempre aconselhável ir acompanhado de alguns livros, principalmente porque pode ser difícil encontrar opções em português no país de destino. Os livros podem ajudar a matar saudades e ainda servem para colocar a leitura em dia. Se forem sobre a cultura e história do país em causa, ainda melhor, pois vão facilitar a integração no destino. No entanto, os livros podem também ocupar espaço e peso: se for o caso, nada como considerar um e-reader.

Artigo relacionado: Qual é o melhor e-reader?

8. Roupa

A escolha da roupa deve ser ditada pelo clima no local, pela duração da estadia, e pelas opções de viagem. É ainda importante incluir um guarda-roupa variado, para diferentes situações: roupa mais formal para uma ocasião especial, mais desportiva para estar por casa, e opções confortáveis para o dia-a-dia nas aulas ou para viajar.

A roupa de cama e as toalhas de banho são dos itens que mais espaço ocupam. Pode ainda ser útil levar um saco de cama, por exemplo, para viajar ou ficar umas noites em casa de amigos.

9. Kit de primeiros socorros

Além da medicação específica para cada pessoa, é fundamental levar sempre contigo um pequeno kit de primeiros socorros. É importante ter em conta que a maioria dos medicamentos pode não ter o mesmo nome, ou que pode não ser fácil de conseguir no destino.

Antes da viagem, é recomendado marcar uma consulta com o médico e colocá-lo ao corrente da viagem, para que possa receitar medicação específica. Durante a estadia convém também ter conhecimento de contactos de emergência e de onde recorrer em caso de necessidade.

Artigo relacionado: Vende o teu material escolar usado no OLX!

Estes são alguns dos essenciais para levar no programa Erasmus. Assim, é mais fácil conhecer novas pessoas, novos lugares e aproveitar ao máximo esta experiência única. Com o OLX, podes partir para esta aventura totalmente equipado!


Próximas leituras:

Dá uma segunda vida aos teus livros escolares usados
O início do ano letivo acarreta sempre despesas elevadas. E se pudesses …
Novo ano letivo: como poupar dinheiro e preparar tudo
Aproveita os últimos dias do verão para preparar a chegada do novo …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *